psicologo-antes-da-cirurgia-bariatrica-blog-casule

Por que preciso passar por um psicólogo antes da cirurgia bariátrica?

Atualizado em 10/06/2019
Por Nayara Benevenuto

Por que preciso passar por um psicólogo antes da cirurgia bariátrica?

Atualizado em 10/06/2019
Por Nayara Benevenuto
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Por que preciso passar por um psicólogo antes da cirurgia bariátrica?

Essa é uma dúvida muito recorrente entre os candidatos à cirurgia bariátrica. A psicologia atua com um foco preventivo, educativo e de acompanhamento nos processos individuais na experiência de emagrecimento. Dessa forma, o psicólogo atuará na avaliação psicológica e no manejo e preparo psicológico para a cirurgia bariátrica. 

O psicólogo ajuda o paciente a passar pelo processo de emagrecimento, pelas possíveis repercussões negativas da cirurgia, os possíveis conflitos familiares que possam surgir, e, principalmente, a relação do paciente com ele mesmo. Concorda que com a cirurgia bariátrica “outra pessoa” pode surgir? É um novo olhar sobre si mesmo. Muitas mudanças irão ocorrer: o paciente irá emagrecer muito rapidamente, sua autoestima se elevará, haverá o desejo da liberdade que antes o isolamento social provocado pela obesidade trazia, nova rotina de alimentação, de sono, de hábitos de vida, de exercícios físicos, entre outras mudanças. De fato, muitas coisas mudam e existe ajuda capacitada para que esse processo seja menos sofrido.

Outro ponto importante é a avaliação psicológica antes da cirurgia, isto é, o psicólogo irá avaliar se a pessoa está apta ou não a fazer a cirurgia bariátrica após a sua avaliação clínica e testagem psicológica. Isso ocorre porque pode ocorrer do paciente depositar expectativas no emagrecimento que não vão ser cumpridas com a perda de peso, pois dizem respeito ao tratamento de um quadro psicológico/psiquiátrico ou porque ele não está disposto a aderir ao tratamento após a cirurgia, ou ainda, mudar hábitos de vida.

terapia-online-casule-banner

O psicólogo poderá responder as dúvidas que o paciente quiser tirar, irá ouvir sobre o que ele está sentindo quanto ao processo. Quanto maior a segurança e relaxamento antes da cirurgia bariátrica, maior probabilidade de ter um pós-cirúrgico bariátrico com maior índice de sucesso. 

Existem muitas vantagens quando o paciente faz terapia antes e depois da cirurgia bariátrica. É um alívio muito grande quando eles já solidificaram a mudança de alguns hábitos alimentares, a sua relação com a comida, desenvolveram autoconhecimento e já sabem o que é esperado após a cirurgia, as possíveis complicações físicas e emocionais e o que fazer se elas ocorrerem. 

E, se você está em busca de um psicólogo que atue na avaliação e preparo para a cirurgia bariátrica, entre em contato conosco e tire suas dúvidas =)

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
PSICÓLOGA Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Clique para marcar uma consulta comigo
Casule Play

Por que preciso passar por um psicólogo antes da cirurgia bariátrica?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Por que preciso passar por um psicólogo antes da cirurgia bariátrica?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Nayara Benevenuto, aqui no Blog.
PSICÓLOGA Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Por que preciso passar por um psicólogo antes da cirurgia bariátrica?.

0 comentários

8 Dicas para melhorar a sua autoestima

8 Dicas para melhorar a sua autoestima

Tem dias que você acorda e não se sente satisfeito com o que é? Não consegue sentir orgulho do que faz e das suas conquistas? Tem dificuldade de enxergar seus pontos fortes e suas qualidades? Pois é, você pode estar com baixa autoestima e isso é muito comum de acontecer. Buscar meios para melhorar a autoestima é um grande passo. Seja através da leitura de um livro sobre o assunto, pesquisas, assistindo vídeos ou mesmo através da ajuda profissional.

6 dicas para lidar com a traição

A descoberta de uma traição é capaz de transformar qualquer relacionamento amoroso, seja namoro ou casamento. A vida do casal pode mudar para melhor ou piorar consideravelmente, mas, com certeza, nunca mais será a mesma.
Leia mais

3 estratégias para controlar seu dinheiro

Ser positivo é algo muito bom, porém quando falamos de dinheiro, devemos ser realistas e conhecer bem a nossa própria condição financeira. Por isso, ter inteligência emocional nas finanças se torna algo tão importante.
Leia mais

5 sinais clássicos que você se cobra demais

Como lidar com a sensação incômoda de autocobrança excessiva? Como lidar com aquela voz que fica na nossa cabeça falando “você deveria ter feito isso”, “eu deveria dar conta… “você não podia ter feito aquilo”, “você podia ter feito diferente”, “porque eu sou assim?”, dentre outras tantas frases de cobrança que nós mesmos fazemos conosco.
Leia mais

Geração Tik Tok: 3 vícios do momento

Uma tela de celular, um vídeo vertical e um minuto da sua vida. Esses três elementos são a essência do Tik Tok, a rede social de vídeos curtos que está viciando os jovens e já mudou os hábitos de consumo de vídeos de milhares de usuários. Você abre às 19h, e quando olha para o relógio novamente, já se passou uma hora.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This