psicologo-antes-da-cirurgia-bariatrica-blog-casule

Por que preciso passar por um psicólogo antes da cirurgia bariátrica?

Atualizado em 10/06/2019
Por Nayara Benevenuto

Por que preciso passar por um psicólogo antes da cirurgia bariátrica?

Atualizado em 10/06/2019
Por Nayara Benevenuto
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Por que preciso passar por um psicólogo antes da cirurgia bariátrica?

Essa é uma dúvida muito recorrente entre os candidatos à cirurgia bariátrica. A psicologia atua com um foco preventivo, educativo e de acompanhamento nos processos individuais na experiência de emagrecimento. Dessa forma, o psicólogo atuará na avaliação psicológica e no manejo e preparo psicológico para a cirurgia bariátrica. 

O psicólogo ajuda o paciente a passar pelo processo de emagrecimento, pelas possíveis repercussões negativas da cirurgia, os possíveis conflitos familiares que possam surgir, e, principalmente, a relação do paciente com ele mesmo. Concorda que com a cirurgia bariátrica “outra pessoa” pode surgir? É um novo olhar sobre si mesmo. Muitas mudanças irão ocorrer: o paciente irá emagrecer muito rapidamente, sua autoestima se elevará, haverá o desejo da liberdade que antes o isolamento social provocado pela obesidade trazia, nova rotina de alimentação, de sono, de hábitos de vida, de exercícios físicos, entre outras mudanças. De fato, muitas coisas mudam e existe ajuda capacitada para que esse processo seja menos sofrido.

Outro ponto importante é a avaliação psicológica antes da cirurgia, isto é, o psicólogo irá avaliar se a pessoa está apta ou não a fazer a cirurgia bariátrica após a sua avaliação clínica e testagem psicológica. Isso ocorre porque pode ocorrer do paciente depositar expectativas no emagrecimento que não vão ser cumpridas com a perda de peso, pois dizem respeito ao tratamento de um quadro psicológico/psiquiátrico ou porque ele não está disposto a aderir ao tratamento após a cirurgia, ou ainda, mudar hábitos de vida.

terapia-online-casule-banner

O psicólogo poderá responder as dúvidas que o paciente quiser tirar, irá ouvir sobre o que ele está sentindo quanto ao processo. Quanto maior a segurança e relaxamento antes da cirurgia bariátrica, maior probabilidade de ter um pós-cirúrgico bariátrico com maior índice de sucesso. 

Existem muitas vantagens quando o paciente faz terapia antes e depois da cirurgia bariátrica. É um alívio muito grande quando eles já solidificaram a mudança de alguns hábitos alimentares, a sua relação com a comida, desenvolveram autoconhecimento e já sabem o que é esperado após a cirurgia, as possíveis complicações físicas e emocionais e o que fazer se elas ocorrerem. 

E, se você está em busca de um psicólogo que atue na avaliação e preparo para a cirurgia bariátrica, entre em contato conosco e tire suas dúvidas =)

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Por que preciso passar por um psicólogo antes da cirurgia bariátrica?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Por que preciso passar por um psicólogo antes da cirurgia bariátrica?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Nayara Benevenuto, aqui no Blog.
Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Por que preciso passar por um psicólogo antes da cirurgia bariátrica?.

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Links da quinzena • Casule • Saúde e Bem-estar - […] Por que preciso passar por um psicólogo antes da cirurgia bariátrica? […]
Como tratar a Fobia Social
Como tratar a Fobia Social

Como tratar a Fobia Social

A ansiedade ou fobia social é quando a pessoa no contato social, no contato com o outro tem o seu objeto fóbico de medo, de ansiedade. Assim, qualquer circunstância que ela precise se expor a uma situação social desde as mais simples, como por exemplo, cumprimentar alguém, fazer ou receber um elogio, ela já sente uma ansiedade extrema e com sintomas físicos.
Fome fisiológica versus Fome emocional
Fome fisiológica x Fome emocional

Fome fisiológica x Fome emocional

Não é incomum se deparar com situações e períodos estressantes na vida da maioria das pessoas e uma das primeiras consequências é sair da dieta. Por essa razão a fome fisiológica (homeostática) muitas vezes pode ser confundida com a fome emocional (hedônica). E como diferenciá-las?

O tripé da Autoestima?

Autoestima é um dos assuntos mais falados no momento. E, apesar de aparecer sempre muito atrelado à autoimagem (forma como o indivíduo se enxerga), ela é muito mais que isso.
Leia mais
O tripé da Autoestima

Dicas para lidar com a insônia

Você sabia que os nossos comportamentos e atitudes durante o dia estão totalmente ligados com o nosso sono? Por isso, nesse vídeo, abordei quais são os tipos de insônia, e sugeri algumas mudanças para que você pode adaptar a sua rotina, e como consequência, melhorar a qualidade do seu sono.
Leia mais
Dicas-para-lidar-com-a-Insônia

Objetivos da Orientação Profissional

A Orientação Profissional é um processo de avaliação que auxilia qualquer pessoa, independente da idade, a escolher uma faculdade ou um curso profissionalizante, e até mesmo mudar de carreira.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This