ansiedade

Ansiedade: normal ou patológica?

Atualizado em 06/06/2017
Por Cristina Daret

Ansiedade: normal ou patológica?

Atualizado em 06/06/2017
Por Cristina Daret
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Ansiedade: normal ou patológica?

A ansiedade é uma sensação ou sentimento decorrente da excessiva do Sistema Nervoso Central (SNC) consequente à interpretação de uma situação de perigo. Parente próximo do medo, muitas vezes a diferenciação é difícil de ser feita. A distinção ocorre pelo fato de o medo ser desencadeado por uma situação real e palpável enquanto na ansiedade o fator de estímulo teria características mais subjetivas.

A ansiedade é um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão, caracterizado por tensão ou desconforto derivado da antecipação de perigo, de algo desconhecido ou estranho. É uma manifestação natural do organismo humano frente a uma situação de perigo/ameaça.

A ansiedade e o medo se tornam patológicos quando são exagerados, desproporcionais em relação ao estímulo, não são motivados por algum evento estressor, ou qualitativamente diverso do que se observa como norma naquela faixa etária e interferem na qualidade de vida, o conforto emocional ou o desempenho diário do indivíduo.

O SNC e a nossa mente necessitam de uma situação de conforto e de segurança para usufruir a sensação de repouso e bem estar. Quando a nossa percepção nos alerta para uma situação de perigo entramos em um estado ansioso. Em situações de desequilíbrio emocional, o simples contato com o novo, com situações inesperadas e desconhecidas são o suficiente para disparar estados ansiosos.

É como se estivéssemos elaborando, planejando uma maneira de nos livrar de perigo da forma mais a rápida possível (luta ou fuga). Esse movimento mental causa na maioria das vezes certa confusão, ineficiência de ação, aumento da sensação de perigo e incapacidade de se livrar dele.

Quando a ansiedade é considerada normal?

A ansiedade é considerada normal quando não é desproporcional à ameaça objetiva. A ansiedade é positiva quando nos ajuda a tomarmos atitudes, nos impulsiona para a ação.

terapia-online-casule-banner

 É comum termos sintomas de ansiedade quando temos que:

. Prestar um exame;

. Fazer um vestibular;

. Enfrentar uma entrevista para conseguir um emprego;

. Numa separação;

. Diante da morte de uma pessoa amada, entre outras situações.

E a ansiedade patológica?

Na ansiedade patológica, os sintomas desconfortáveis elevam-se e podem se expressar como um ataque de pânico. É negativa quando nos leva a um desgaste físico e altera nosso desempenho no dia a dia. Nestes casos é importante procurar ajuda psicológica e em alguns casos psiquiátrica também.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Psicóloga, pós-graduada em Terapia Cognitivo Comportamental. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo
Casule Play

Ansiedade: normal ou patológica?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Ansiedade: normal ou patológica?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Cristina Daret, aqui no Blog.
Psicóloga, pós-graduada em Terapia Cognitivo Comportamental. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Ansiedade: normal ou patológica?.

0 comentários

8 Dicas para melhorar a sua autoestima

8 Dicas para melhorar a sua autoestima

Tem dias que você acorda e não se sente satisfeito com o que é? Não consegue sentir orgulho do que faz e das suas conquistas? Tem dificuldade de enxergar seus pontos fortes e suas qualidades? Pois é, você pode estar com baixa autoestima e isso é muito comum de acontecer. Buscar meios para melhorar a autoestima é um grande passo. Seja através da leitura de um livro sobre o assunto, pesquisas, assistindo vídeos ou mesmo através da ajuda profissional.

6 dicas para lidar com a traição

A descoberta de uma traição é capaz de transformar qualquer relacionamento amoroso, seja namoro ou casamento. A vida do casal pode mudar para melhor ou piorar consideravelmente, mas, com certeza, nunca mais será a mesma.
Leia mais

3 estratégias para controlar seu dinheiro

Ser positivo é algo muito bom, porém quando falamos de dinheiro, devemos ser realistas e conhecer bem a nossa própria condição financeira. Por isso, ter inteligência emocional nas finanças se torna algo tão importante.
Leia mais

5 sinais clássicos que você se cobra demais

Como lidar com a sensação incômoda de autocobrança excessiva? Como lidar com aquela voz que fica na nossa cabeça falando “você deveria ter feito isso”, “eu deveria dar conta… “você não podia ter feito aquilo”, “você podia ter feito diferente”, “porque eu sou assim?”, dentre outras tantas frases de cobrança que nós mesmos fazemos conosco.
Leia mais

Geração Tik Tok: 3 vícios do momento

Uma tela de celular, um vídeo vertical e um minuto da sua vida. Esses três elementos são a essência do Tik Tok, a rede social de vídeos curtos que está viciando os jovens e já mudou os hábitos de consumo de vídeos de milhares de usuários. Você abre às 19h, e quando olha para o relógio novamente, já se passou uma hora.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This