ansiedade

Ansiedade: normal ou patológica?

Atualizado em 06/06/2017
Por Christina Daret

Ansiedade: normal ou patológica?

Atualizado em 06/06/2017
Por Christina Daret
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Ansiedade: normal ou patológica?

A ansiedade é uma sensação ou sentimento decorrente da excessiva do Sistema Nervoso Central (SNC) consequente à interpretação de uma situação de perigo. Parente próximo do medo, muitas vezes a diferenciação é difícil de ser feita. A distinção ocorre pelo fato de o medo ser desencadeado por uma situação real e palpável enquanto na ansiedade o fator de estímulo teria características mais subjetivas.

A ansiedade é um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão, caracterizado por tensão ou desconforto derivado da antecipação de perigo, de algo desconhecido ou estranho. É uma manifestação natural do organismo humano frente a uma situação de perigo/ameaça.

A ansiedade e o medo se tornam patológicos quando são exagerados, desproporcionais em relação ao estímulo, não são motivados por algum evento estressor, ou qualitativamente diverso do que se observa como norma naquela faixa etária e interferem na qualidade de vida, o conforto emocional ou o desempenho diário do indivíduo.

O SNC e a nossa mente necessitam de uma situação de conforto e de segurança para usufruir a sensação de repouso e bem estar. Quando a nossa percepção nos alerta para uma situação de perigo entramos em um estado ansioso. Em situações de desequilíbrio emocional, o simples contato com o novo, com situações inesperadas e desconhecidas são o suficiente para disparar estados ansiosos.

É como se estivéssemos elaborando, planejando uma maneira de nos livrar de perigo da forma mais a rápida possível (luta ou fuga). Esse movimento mental causa na maioria das vezes certa confusão, ineficiência de ação, aumento da sensação de perigo e incapacidade de se livrar dele.

Quando a ansiedade é considerada normal?

A ansiedade é considerada normal quando não é desproporcional à ameaça objetiva. A ansiedade é positiva quando nos ajuda a tomarmos atitudes, nos impulsiona para a ação.

terapia-online-casule-banner

 É comum termos sintomas de ansiedade quando temos que:

. Prestar um exame;

. Fazer um vestibular;

. Enfrentar uma entrevista para conseguir um emprego;

. Numa separação;

. Diante da morte de uma pessoa amada, entre outras situações.

E a ansiedade patológica?

Na ansiedade patológica, os sintomas desconfortáveis elevam-se e podem se expressar como um ataque de pânico. É negativa quando nos leva a um desgaste físico e altera nosso desempenho no dia a dia. Nestes casos é importante procurar ajuda psicológica e em alguns casos psiquiátrica também.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Ansiedade: normal ou patológica?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Ansiedade: normal ou patológica?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Christina Daret, aqui no Blog.
Psicóloga, pós graduada em Terapia Cognitivo Comportamental. Apaixonada pela Psicologia e o atendimento clínico. Adora viajar e estar com a família. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Ansiedade: normal ou patológica?.

0 comentários

Como anda sua saúde mental
Como anda sua saúde mental?

Como anda sua saúde mental?

Você se percebe no dia-a-dia? Tem consciência de como está seu humor, sua disposição, sua energia, seus níveis de estresse, sua paciência, ou você simplesmente liga o piloto automático? Sabia que a forma como encaramos as situações, nossos hábitos e cuidados...

O seu choro é reprimido
O seu choro é reprimido?

O seu choro é reprimido?

Aperte o play para escutar este conteúdo. Quantas vezes você sentiu vontade chorar e escondeu? Talvez por vergonha, medo de alguém ver, se mostrar fraca(o) ou incapaz diante de alguma situação ou pessoa, não demonstrar os sentimentos, chorar as escondidas e...

7 expectativas que-você não deve ter em relação à terapia
7 expectativas que você não deve ter em relação à terapia

7 expectativas que você não deve ter em relação à terapia

A terapia é um processo complexo e depende de muitos fatores. Existem 7 expectativas que os pacientes costumam ter em relação a ela que podem dificultar o desenvolvimento do trabalho. É importante lembrar que terapia é sempre processo e os resultados não são instantâneos. Começar uma terapia é investir em si, logo, precisamos de tempo e dedicação para transformações duradouras e eficazes!
As crenças centrais podem ser modificadas_
As crenças centrais podem ser modificadas?

As crenças centrais podem ser modificadas?

As crenças centrais, também conhecidas como nucleares, são pensamentos sobre si, o outro e o mundo, que foram desenvolvidos desde a infância e fortalecidos ao longo da vida. Pode-se dizer que elas são o nível cognitivo mais profundo e enraizado que temos, por isso, muitas vezes não são questionadas, e sim, consideradas como verdades absolutas.

O desafio do xixi na cama

O contexto atual de pandemia envolvendo o isolamento social, uso excessivo de tecnologia e distanciamento da escola trouxe mudanças profundas na rotina das crianças e adolescentes. A escola sendo um espaço, para além da educação formal, de troca e interações contínuas, favorece o amadurecimento de aspectos muito importantes para o desenvolvimento saudável de uma criança/adolescente.
Leia mais
O desafio do xixi na cama

5 dicas para aumentar o amor-próprio

Você sabe o que é o amor-próprio e como nutri-lo dentro de si? Em uma escala de 0 a 10 quanto você se ama? Amor-próprio é quando conseguimos refletir sentimentos de amor a nós mesmos e estes resultam numa melhor qualidade de vida tanto física quanto psicológica. Se amar é olhar para dentro de si com bons olhos e enxergar verdadeiramente quem você é sem lentes externas.
Leia mais
5 dicas para aumentar o amor-próprio

Você trataria um amigo da mesma forma que você se trata?

Frequentemente, nos julgamos por cometer um erro, nos sentimos mal quando algo sai fora do nosso planejamento e somos extremamente críticos em relação as coisas que fazemos. Mas quando um amigo comete um erro, muitas vezes nos comportamos de forma gentil e o acolhemos, não é?!
Leia mais
Você trataria um amigo da mesma forma que você se trata?

Vício em celular e redes sociais existe???

Sim! Existe! Este tipo de dependência está relacionada a nomofobia, que é o medo de ficar sem o celular ou outros aparelhos eletrônicos, como o computador e o videogame e quanto maior a dependência, maior o medo de ficar sem esses aparelhos.
Leia mais
Vício em celular e redes sociais existe

5 Linguagens do Amor Próprio

Segundo Gary Chapman, existem 5 Linguagens do Amor. Mas, hoje eu gostaria que você identificasse a sua linguagem do amor e fizesse algo por você, combinado?
Leia mais
5 Linguagens do Amor proprio

Como se concentrar nos estudos?

Você tem dificuldades para concentrar nos estudos? Você planeja estudar 4 horas por dia e acaba estudando 20 min? Fique aqui que este texto é para você!
Leia mais
Como se concentrar nos estudos

Como dizer não sem magoar outra pessoa?

Muitas vezes queremos ou precisamos dizer não para os outros. O problema é que algumas pessoas não conseguem seja por timidez, insegurança ou acostumado a ser passivo durante um longo período da vida. Dizer não é difícil, mas é necessário.
Leia mais
Imagem capa post blog Aprenda a dizer não
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This