ansiedade

Ansiedade: normal ou patológica?

Atualizado em 06/06/2017
Por Cristina Daret

Ansiedade: normal ou patológica?

Atualizado em 06/06/2017
Por Cristina Daret
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Ansiedade: normal ou patológica?

A ansiedade é uma sensação ou sentimento decorrente da excessiva do Sistema Nervoso Central (SNC) consequente à interpretação de uma situação de perigo. Parente próximo do medo, muitas vezes a diferenciação é difícil de ser feita. A distinção ocorre pelo fato de o medo ser desencadeado por uma situação real e palpável enquanto na ansiedade o fator de estímulo teria características mais subjetivas.

A ansiedade é um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão, caracterizado por tensão ou desconforto derivado da antecipação de perigo, de algo desconhecido ou estranho. É uma manifestação natural do organismo humano frente a uma situação de perigo/ameaça.

A ansiedade e o medo se tornam patológicos quando são exagerados, desproporcionais em relação ao estímulo, não são motivados por algum evento estressor, ou qualitativamente diverso do que se observa como norma naquela faixa etária e interferem na qualidade de vida, o conforto emocional ou o desempenho diário do indivíduo.

O SNC e a nossa mente necessitam de uma situação de conforto e de segurança para usufruir a sensação de repouso e bem estar. Quando a nossa percepção nos alerta para uma situação de perigo entramos em um estado ansioso. Em situações de desequilíbrio emocional, o simples contato com o novo, com situações inesperadas e desconhecidas são o suficiente para disparar estados ansiosos.

É como se estivéssemos elaborando, planejando uma maneira de nos livrar de perigo da forma mais a rápida possível (luta ou fuga). Esse movimento mental causa na maioria das vezes certa confusão, ineficiência de ação, aumento da sensação de perigo e incapacidade de se livrar dele.

Quando a ansiedade é considerada normal?

A ansiedade é considerada normal quando não é desproporcional à ameaça objetiva. A ansiedade é positiva quando nos ajuda a tomarmos atitudes, nos impulsiona para a ação.

terapia-online-casule-banner

 É comum termos sintomas de ansiedade quando temos que:

. Prestar um exame;

. Fazer um vestibular;

. Enfrentar uma entrevista para conseguir um emprego;

. Numa separação;

. Diante da morte de uma pessoa amada, entre outras situações.

E a ansiedade patológica?

Na ansiedade patológica, os sintomas desconfortáveis elevam-se e podem se expressar como um ataque de pânico. É negativa quando nos leva a um desgaste físico e altera nosso desempenho no dia a dia. Nestes casos é importante procurar ajuda psicológica e em alguns casos psiquiátrica também.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Psicóloga, pós-graduada em Terapia Cognitivo Comportamental. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo
Casule Play

Ansiedade: normal ou patológica?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Ansiedade: normal ou patológica?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Cristina Daret, aqui no Blog.
Psicóloga, pós-graduada em Terapia Cognitivo Comportamental. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Ansiedade: normal ou patológica?.

Quando a rede social deixa de ser um prazer e impacta sua saúde emocional

Atualmente, as redes sociais são uma grande forma de interação social, nos conectando a amigos, familiares e pessoas do mundo todo. Auxiliam também na compra e venda de produtos, e contribuem para a disseminação de informações. Mas, mesmo com todas essas vantagens, as redes sociais também podem ser um ambiente bem tóxico.
Leia mais

AVALIAÇÃO PARA CIRURGIA BARIÁTRICA: entenda porque não pode ser realizada em uma única sessão

A avaliação para cirurgia bariátrica é um processo que consiste na utilização de diversas ferramentas para avaliar o paciente e possibilitar a elaboração do laudo. E como todo processo, não é viável ser realizado em uma única sessão, pois uma série de requisitos precisa ser cumprida para zelar pelo cuidado e segurança do paciente, além da fidedignidade do resultado.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This