Ansiedade x Provas

Atualizado em 24/05/2017
Por Redatora Casule

Ansiedade x Provas

Atualizado em 24/05/2017
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Ansiedade x Provas

Sabemos que o que mais incomoda quando falamos em vestibular e concursos públicos é ouvir a palavra PROVA, pois é nesse dia que tudo que foi fito será provado- ou não. É normal ficarmos ansiosos e com medo nesse momento. Não há fórmulas milagrosas para que você seja aprovado (a) assim como não existe uma fórmula para a solução dos seus problemas emocionais.

Primeiramente é importante entender que a ansiedade patológica atinge inúmeras pessoas e se manifesta em diferentes situações. Infelizmente, em função do mundo capitalista no qual vivemos, a questão de competitividade agrava as questões psicológicas, principalmente a ansiedade, já que esta é uma preocupação excessiva em relação ao futuro.

Os principais transtornos de ansiedade na atualidade são: fobias específicas, transtorno de pânico, TOC (transtorno obsessivo compulsivo), TAG (transtorno de ansiedade generalizada), TAS (transtorno de ansiedade ou fobia social) e transtorno de estresse pós traumático.

Diferentemente do que muitos pensam, nem toda ansiedade é patológica. A ansiedade é necessária e importante até um determinado ponto. A partir do momento que ela começa a atrapalhar sua vida, te incomoda, interfere no seu dia-a-dia ela passa a se tornar patológica. A ansiedade exagerada com as provas pode gerar um ou mais desses transtornos ou de qualquer outro relacionado com a ansiedade.

terapia-online-casule-banner

É muito importante que você saiba reconhecer quando algo não estiver andando muito bem e/ou quando estiver com indícios de ansiedade, como: taquicardia, sudorese, sensação de falta de ar, medo de morrer ou desmaiar, tonturas, etc. O primeiro passo para vencer essa fase é saber que isso que está passando no momento é normal e que não tem nada a temer. Se você estudou, se dedicou, correu atrás da sua meta, não tem porque dar errado.

Todos que vivenciam uma rotina de provas está sujeito a manifestar sintomas da ansiedade. Isso não é um problema que acontece só com você, não tem nada de anormal, você só precisa saber como lidar com esses sintomas e é isso que vai diferenciar você de seus concorrentes.

Não é porque na prova passada não deu para atingir a nota desejada que todos os problemas vão aparecer. Não precisa ter medo, ficar ansioso (a) ou ficar com baixa auto-estima. Também é preciso aprender a lidar com as cobranças de familiares e/ou responsáveis (falaremos mais detalhadamente sobre esse assunto no próximo texto).

A Terapia Cognitiva Comportamental pode te ajudar a enfrentar esse momento de maneira mais saudável, através de técnicas de respiração, dicas para evitar o famoso “branco”, além de te ajudar a enfrentar seus maiores medos e dificuldades.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Ansiedade x Provas

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Ansiedade x Provas, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Ansiedade x Provas.

0 comentários

As crenças centrais podem ser modificadas_
As crenças centrais podem ser modificadas?

As crenças centrais podem ser modificadas?

As crenças centrais, também conhecidas como nucleares, são pensamentos sobre si, o outro e o mundo, que foram desenvolvidos desde a infância e fortalecidos ao longo da vida. Pode-se dizer que elas são o nível cognitivo mais profundo e enraizado que temos, por isso, muitas vezes não são questionadas, e sim, consideradas como verdades absolutas.
O desafio do xixi na cama
O desafio do xixi na cama

O desafio do xixi na cama

O contexto atual de pandemia envolvendo o isolamento social, uso excessivo de tecnologia e distanciamento da escola trouxe mudanças profundas na rotina das crianças e adolescentes. A escola sendo um espaço, para além da educação formal, de troca e interações contínuas, favorece o amadurecimento de aspectos muito importantes para o desenvolvimento saudável de uma criança/adolescente.
5 dicas para aumentar o amor-próprio
5 dicas para aumentar o amor-próprio

5 dicas para aumentar o amor-próprio

Você sabe o que é o amor-próprio e como nutri-lo dentro de si? Em uma escala de 0 a 10 quanto você se ama? Amor-próprio é quando conseguimos refletir sentimentos de amor a nós mesmos e estes resultam numa melhor qualidade de vida tanto física quanto psicológica. Se amar é olhar para dentro de si com bons olhos e enxergar verdadeiramente quem você é sem lentes externas.

Vício em celular e redes sociais existe???

Sim! Existe! Este tipo de dependência está relacionada a nomofobia, que é o medo de ficar sem o celular ou outros aparelhos eletrônicos, como o computador e o videogame e quanto maior a dependência, maior o medo de ficar sem esses aparelhos.
Leia mais
Vício em celular e redes sociais existe

5 Linguagens do Amor Próprio

Segundo Gary Chapman, existem 5 Linguagens do Amor. Mas, hoje eu gostaria que você identificasse a sua linguagem do amor e fizesse algo por você, combinado?
Leia mais
5 Linguagens do Amor proprio

Como se concentrar nos estudos?

Você tem dificuldades para concentrar nos estudos? Você planeja estudar 4 horas por dia e acaba estudando 20 min? Fique aqui que este texto é para você!
Leia mais
Como se concentrar nos estudos

Como dizer não sem magoar outra pessoa?

Muitas vezes queremos ou precisamos dizer não para os outros. O problema é que algumas pessoas não conseguem seja por timidez, insegurança ou acostumado a ser passivo durante um longo período da vida. Dizer não é difícil, mas é necessário.
Leia mais
Imagem capa post blog Aprenda a dizer não

Como enfrentar o LUTO?

Lidar com a perda de uma pessoa querida é sempre uma tarefa difícil. O luto é um processo triste e doloroso que infelizmente todos nós estamos sujeitos a passar. Esse momento provoca em nós diversas reações emocionais.
Leia mais
Como enfrentar o LUTO

Como evitar o efeito sanfona

Se você engorda e emagrece com certa facilidade saiba que pode estar sofrendo o efeito sanfona. Essas flutuações no peso podem ser evitadas através de atitudes simples e neste vídeo eu te conto como fugir dele.
Leia mais

A psicoterapia no tratamento do TAG

Nos últimos anos o número de pessoas que passaram a apresentar algum tipo de transtorno de ansiedade aumentou significativamente e a psicoterapia se tornou uma das alternativas mais indicadas para o tratamento, inclusive para o Transtorno de Ansiedade Generalizada, conhecido como TAG.
Leia mais
A psicoterapia no tratamento do TAG
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This