dicas para diminuir a ansiedade em provas

Orientações para lidar com a ansiedade antes das provas

Atualizado em 16/10/2019
Por Redatora Casule

Orientações para lidar com a ansiedade antes das provas

Atualizado em 16/10/2019
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Orientações para lidar com a ansiedade antes das provas

A ansiedade te atrapalha na hora de fazer provas? Como você reage quando percebe que seu coração acelera, você sua frio, sua barriga dói? Aprender a lidar com esses e outros sintomas ansiosos vão te ajudar a realizar uma boa prova. Abaixo menciono algumas orientações que poderão te ajudar.

terapia-online-casule-banner
  1. Organização- É muito importante você se organizar para fazer uma boa prova. Quando souber a data da avaliação, anote esse compromisso na sua agenda do celular ou de papel, ou planner. Se programe para iniciar os estudos com antecedência, não deixe para a última hora. Porque estudar na véspera não é indicado e provavelmente você ficará ansioso pois está correndo contra o tempo. Se a sua prova não é no colégio, é algum outro tipo de avaliação, como vestibular seriado, ENEM, ou concurso é importante além da dica citada acima, que você conheça o local da prova. Busque saber quanto tempo você gasta para chegar até o lugar. E no dia é fundamental que você saia de casa com antecedência. É melhor chegar bem mais cedo no local, do que ficar desesperado no caminho, correndo o risco de perder a avaliação.
  2. Dias anteriores- Nos dias anteriores à prova, tente manter sua rotina como de costume, evite comer alimentos que não são do seu hábito, para evitar uma dor de barriga ou algum outro mal estar. Deixe para comer algo especial quando terminar a prova. É até legal, uma forma de comemorar por concluir aquele desafio. Afinal, você poderia fugir e escolheu enfrentar.
  3. Sono- Parece bobeira, mas não é, mantenha sua rotina de sono, dormir no mesmo horário e acordar também. Evite o celular pelo menos 30 minutos antes de se deitar. Se estiver difícil “pegar no sono” faça atividades que te ajudem a relaxar, leia um livro, ouça músicas relaxantes, ou faça uma meditação. E quando acordar não fique preocupado se não dormiu tão bem quanto gostaria. Tome um banho para ajudar a despertar, tome seu café, ouça uma música bem animada e vá para o local da prova.
  4. Cheguei no local da prova- Que bom você conseguiu chegar! Daqui a pouco começa a avaliação. Se você é da turma dos quietinhos, escolha um local e permaneça ali pensando em coisas boas, descansando seu cérebro. E se você é da turma que prefere conversar, ok. Fique perto dos amigos que vão te ajudar a distrair falando sobre assuntos aleatórios e quando você perceber o tempo passou e já está na hora de entrar e fazer a avaliação.
  5. Na prova- Aqueles minutos antes da prova parecem uma eternidade né? Tente se concentrar na sua respiração, lembre-se de algum local bonito que você goste e se imagine lá, perceba como é bonito, qual a temperatura está, como é o cheiro desse lugar e vá respirando de forma pausada até que você se sinta mais calmo (a).
  6. Bateu aquela ansiedade durante a prova- A gente não consegue controlar a ansiedade e quanto mais a gente “briga” com ela, pior fica. Então aceite que ela pode voltar, mas você já sabe como lidar com ela. Pare alguns instantes, faça uma sequência de respirações longas e pausadas, se alongue e se não resolver vá ao banheiro, tome uma água, lave o rosto e volte para terminar a prova.

Você pode testar essas orientações antes de qualquer tipo de avaliação, prova, teste, apresentação de trabalho. Desejo que você aprenda a lidar com os sintomas ansiosos, enfrente seus medos e faça uma boa prova. Abraço 🙂

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Orientações para lidar com a ansiedade antes das provas

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Orientações para lidar com a ansiedade antes das provas, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Orientações para lidar com a ansiedade antes das provas.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This