A-importância-da-mastigação-na-infância-fonoaudiologia-casule

A importância da mastigação na infância

Atualizado em 13/04/2018
Por Redatora Casule

A importância da mastigação na infância

Atualizado em 13/04/2018
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A importância da mastigação na infância

Você sabe todos os benefícios que a mastigação pode trazer para o desenvolvimento da criança?

A função da mastigação é quebrar os alimentos em pedaços menores para facilitar a digestão e a absorção dos nutrientes. Além disso, a mastigação é fundamental para o processo de crescimento e desenvolvimento harmonioso da face, pois ela exige uma associação dos movimentos dos lábios, língua e mandíbula, além de envolver estruturas como dentes, ossos, músculos e articulações. O crescimento correto da face e o desenvolvimento da musculatura orofacial serão essenciais no momento de articular os fonemas que compõem as palavras. Em especial, a língua deve estar bem trabalhada, uma vez que a fala exige a mobilidade adequada dela para a produção de diversos fonemas.

Assim como a respiração, a sucção, a deglutição e a fala, a mastigação é uma função estomatognática, ou seja, ela é realizada pelas estruturas que compõem o sistema estomatognático, incluindo ossos, músculos, articulações, dentes, lábios, língua, bochechas, glândulas, artérias, veias e nervos. Porém, diferentemente de algumas funções, como a sucção e a deglutição, a mastigação não é um ato reflexo. Ela é aprendida ao longo dos primeiros anos de vida. Essa aprendizagem começa desde cedo, mesmo quando a criança ainda está na fase de aleitamento exclusivo, até os seis meses de idade, em que ela apenas suga o leite e não ingere nenhum alimento sólido ainda. Isto porque quando a criança começa a levar brinquedos de diferentes texturas e formatos à boca, ela pode favorecer a aceitação de futuros alimentos com diferentes texturas.

Através da textura e da consistência dos alimentos, a criança aprende a mastigar. Por isso que desde o início da introdução alimentar da criança devem ser oferecidos à ela os alimentos em sua forma natural, porém amassados, e não batidos no liquidificador. E conforme acontece o desenvolvimento dos seus dentes e músculos, ela passa a aceitar alimentos de consistências mais duras e que exigem maior esforço da mastigação. Outra forma de incentivar a mastigação é mastigar junto da criança, já que grande parte da aprendizagem delas acontece através da imitação do modelo que elas têm.

Porém, em alguns casos a criança se recusa a aceitar determinadas texturas ou consistências alimentares. Essa oferta deve acontecer em momentos distintos, porém se a criança apresentar em todos os momentos da oferta de determinado alimento, tosses, cuspes, engasgos ou vômitos é importante que não se insista ou force a criança a comer os alimentos que ela não aceita, pois essas atitudes podem piorar ainda mais a recusa alimentar e podem também levar à dificuldades alimentares no futuro. O ideal é procurar um fonoaudiólogo para uma avaliação, pois a criança pode apresentar uma sensibilidade oral exagerada, alteração na mobilidade da língua (como acontece nos casos de língua presa, por exemplo), dificuldade na percepção do sabor ou pouca vivência tátil ou oral. Nesses casos, o fonoaudiólogo irá realizar uma avaliação das estruturas envolvidas no processo de mastigação e também uma avaliação funcional da mastigação, observando também as demais funções estomatognáticas. Além disso, serão pesquisados os hábitos alimentares da família do paciente para que se possa adequar a intervenção fonoaudiológica às necessidades daquele paciente.

Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

A importância da mastigação na infância

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre A importância da mastigação na infância, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: A importância da mastigação na infância.

0 comentários

5 sinais clássicos que você se cobra demais

5 sinais clássicos que você se cobra demais

Como lidar com a sensação incômoda de autocobrança excessiva? Como lidar com aquela voz que fica na nossa cabeça falando “você deveria ter feito isso”, “eu deveria dar conta… “você não podia ter feito aquilo”, “você podia ter feito diferente”, “porque eu sou assim?”, dentre outras tantas frases de cobrança que nós mesmos fazemos conosco.

Entenda o caso: mulher flagrada com mendigo

A notícia do envolvimento de uma mulher com um morador de rua trouxe muita repercussão na mídia. A mulher foi extremamente exposta e o morador de rua infelizmente teve "dias de glória". Mas o que pode explicar esse surto que a mulher teve? Neste vídeo, a Dra. Cristiane Schumann levanta algumas hipóteses e explica o que é transtorno bipolar do humor com sintomas psicóticos, em estado hipomaníaco. Lembrando que o mais importante é que saúde mental da mulher seja reabilitada e as pessoas esqueçam rápido o que aconteceu e a ajude nesse processo de recuperação.
Leia mais

Perigo! Exercícios em excesso

Neste vídeo, a Dra Cristiane Schumann fala sobre vigorexia. Um transtorno onde já uma distorção da imagem corporal e a pessoa tende a se ver menos “forte” do que ela realmente é. Com isto, há uma necessidade constante por musculação, atividade física em busca de um corpo muscularmente perfeito.
Leia mais

A importância de dizer ‘não’

Você é o amigo bonzinho que diz sim pra todo mundo? Muitas pessoas apresentam essa dificuldade de dizer não e isso pode atrapalhar nossa vida de várias maneiras. Nesse vídeo eu vou te mostrar a a importância de dizer não e te ajudar a falar sim pra você mesmo!
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This