dislexia

Entendendo a Dislexia

Atualizado em 13/07/2017
Por Redatora Casule

Entendendo a Dislexia

Atualizado em 13/07/2017
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Entendendo a Dislexia

As habilidades de leitura e escrita são fundamentais para a aquisição de outros conhecimentos e para a formação do ser humano de uma forma geral. O fracasso na aquisição dessas habilidades pode ter como consequência alterações comportamentais e emocionais, como desinteresse, baixo desempenho, evasão escolar e, frequentemente, diminuição da autoestima, que são consequências graves para a vida de uma pessoa. Não é raro encontrar casos de alunos com dificuldades de leitura e escrita nas salas de aula.

Mas o que são essas dificuldades? Como diagnosticar? O que deve ser feito?

A dislexia é caracterizada como um transtorno de aprendizagem específico de leitura. A dislexia não está associada a uma baixa inteligência; ela ocorre quando há uma discrepância entre a inteligência e a habilidade de leitura e na ausência de problemas sensoriais (como deficiências visuais e auditivas), emocionais ou socioeconômicos.

terapia-online-casule-banner

Sua principal característica é a dificuldade no processamento fonológico, ou seja, o indivíduo portador desse transtorno apresenta dificuldade na aprendizagem da decodificação das palavras escritas.

O diagnóstico da dislexia é realizado por uma equipe multidisciplinar, que inclui médico, psicólogo, fonoaudiólogo e psicopedagogo. O diagnóstico precoce é fundamental para auxiliar no tratamento do transtorno, pois quanto antes a intervenção direcionada for realizada, maior a chance da criança superar sua dificuldade.

Alguns sinais comuns da dislexia e que devem servir de alerta são:

  • dificuldade em aprender o nome ou o som das letras;

  • dificuldade em entender instruções;

  • dificuldade em lembrar histórias, números ou letras;

  • leitura muito lenta ou imprecisa;

  • dificuldade em compreender o que foi lido;

  • dificuldade na soletração;

  • dificuldade na escrita.

A intervenção deve ser realizada com um profissional especializado. A terapia fonoaudiológica auxilia, principalmente, na percepção, discriminação e manipulação dos sons das palavras.

Além disso, em alguns casos, a atuação do psicólogo é fundamental na contribuição da reestruturação da autoestima, na motivação intrínseca e na redução da ansiedade.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Entendendo a Dislexia

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Entendendo a Dislexia, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Entendendo a Dislexia.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This