emoções---Pedrita---psicóloga---Casule
Emoções
16 de novembro de 2018
cuidado-com-a-otite-fonoaudiologia-casule
Cuidado com as otites de repetição (vídeo completo)
20 de novembro de 2018

Alimentos que ajudam e que prejudicam a saúde da sua voz

Alimentos-que-ajudam-e-que-prejudicam-a-saúde-da-sua-voz---Flávia---fonoaudiologa---Casule

Você sabia que existem alimentos que podem melhorar a saúde da sua voz?

A voz é uma manifestação de origem psico-emocional, mas que depende também de um mecanismo muscular eficiente, já que ela é produzida pela passagem do ar dos pulmões pela laringe, que vibra as pregas vocais.

Cuidar da nossa voz é essencial para garantir uma qualidade vocal melhor e evitar o surgimento de lesões. A relação dos alimentos sobre a voz não acontece de forma direta, mas existem alguns alimentos que têm propriedades favoráveis à saúde vocal. Porém, é importante lembrar que nenhum alimento deve ser consumido com a finalidade de tratamento para algum problema de voz; nesses casos, o recomendado é que se procure um médico otorrinolaringologista e um fonoaudiólogo para receber as orientações adequadas para o seu caso.

Confira, a seguir, alguns alimentos que fazem bem para a saúde vocal:

Água: a água hidrata todo o organismo, inclusive as pregas vocais. Dessa forma, a ingestão de pequenos goles de água ao longo de todo o dia mantém a hidratação e a flexibilidade de vibração das pregas vocais.

Maçã: a maçã possui propriedades adstringentes que ajudam na limpeza da garganta, por isso é recomendado que ela seja consumida diariamente.

Frutas cítricas: as frutas cítricas também ajudam na limpeza e na hidratação da garganta, porém seu consumo deve ser realizado sem excesso para evitar a ocorrência do refluxo gástrico, que produz acidez, o que pode irritar as pregas vocais.

Em contrapartida, existem alguns alimentos que podem prejudicar a emissão vocal. Evite consumi-los antes da utilização da voz por um período prolongado de tempo:

Bebidas alcoólicas: o álcool causa uma sensação de anestesia (perda de sensibilidade) da laringe, o que mascara o abuso vocal, e também irrita os tecidos da laringe.

Leite e derivados: esses alimentos aumentam a produção do muco, gerando uma secreção que pode se acumular nas pregas vocais e tornar sua vibração mais difícil. 

Alimentos condimentados: o exagero no condimento dos alimentos pode provocar irritações nas pregas vocais.

Café: o alto teor de cafeína e a temperatura mais elevada do café desidratam as pregas vocais, o que as tornam mais suscetíveis a lesões.

Bebidas geladas: a ingestão de bebidas geladas causa um choque térmico nas pregas vocais devido à mudança brusca de temperatura.

Comentários

comentários

Flávia Henriques
Flávia Henriques
Fonoaudióloga do riso fácil e com um pé (e formação!) na Psicologia. Gosto de estudar, ver filmes e passar o tempo na internet.

Os comentários estão encerrados.

Marcar Consulta