lidando com pensamento intrusivo - psicologia - casule
Lidando Com Pensamentos Intrusivos
13 de abril de 2018
Ejaculação-Precoce-Psicologia-Casule
Ejaculação Precoce (vídeo completo)
13 de abril de 2018
A-importância-da-mastigação-na-infância-fonoaudiologia-casule

Você sabe todos os benefícios que a mastigação pode trazer para o desenvolvimento da criança?

A função da mastigação é quebrar os alimentos em pedaços menores para facilitar a digestão e a absorção dos nutrientes. Além disso, a mastigação é fundamental para o processo de crescimento e desenvolvimento harmonioso da face, pois ela exige uma associação dos movimentos dos lábios, língua e mandíbula, além de envolver estruturas como dentes, ossos, músculos e articulações. O crescimento correto da face e o desenvolvimento da musculatura orofacial serão essenciais no momento de articular os fonemas que compõem as palavras. Em especial, a língua deve estar bem trabalhada, uma vez que a fala exige a mobilidade adequada dela para a produção de diversos fonemas.

Assim como a respiração, a sucção, a deglutição e a fala, a mastigação é uma função estomatognática, ou seja, ela é realizada pelas estruturas que compõem o sistema estomatognático, incluindo ossos, músculos, articulações, dentes, lábios, língua, bochechas, glândulas, artérias, veias e nervos. Porém, diferentemente de algumas funções, como a sucção e a deglutição, a mastigação não é um ato reflexo. Ela é aprendida ao longo dos primeiros anos de vida. Essa aprendizagem começa desde cedo, mesmo quando a criança ainda está na fase de aleitamento exclusivo, até os seis meses de idade, em que ela apenas suga o leite e não ingere nenhum alimento sólido ainda. Isto porque quando a criança começa a levar brinquedos de diferentes texturas e formatos à boca, ela pode favorecer a aceitação de futuros alimentos com diferentes texturas.

Através da textura e da consistência dos alimentos, a criança aprende a mastigar. Por isso que desde o início da introdução alimentar da criança devem ser oferecidos à ela os alimentos em sua forma natural, porém amassados, e não batidos no liquidificador. E conforme acontece o desenvolvimento dos seus dentes e músculos, ela passa a aceitar alimentos de consistências mais duras e que exigem maior esforço da mastigação. Outra forma de incentivar a mastigação é mastigar junto da criança, já que grande parte da aprendizagem delas acontece através da imitação do modelo que elas têm.

Porém, em alguns casos a criança se recusa a aceitar determinadas texturas ou consistências alimentares. Essa oferta deve acontecer em momentos distintos, porém se a criança apresentar em todos os momentos da oferta de determinado alimento, tosses, cuspes, engasgos ou vômitos é importante que não se insista ou force a criança a comer os alimentos que ela não aceita, pois essas atitudes podem piorar ainda mais a recusa alimentar e podem também levar à dificuldades alimentares no futuro. O ideal é procurar um fonoaudiólogo para uma avaliação, pois a criança pode apresentar uma sensibilidade oral exagerada, alteração na mobilidade da língua (como acontece nos casos de língua presa, por exemplo), dificuldade na percepção do sabor ou pouca vivência tátil ou oral. Nesses casos, o fonoaudiólogo irá realizar uma avaliação das estruturas envolvidas no processo de mastigação e também uma avaliação funcional da mastigação, observando também as demais funções estomatognáticas. Além disso, serão pesquisados os hábitos alimentares da família do paciente para que se possa adequar a intervenção fonoaudiológica às necessidades daquele paciente.

CONTEښDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

Flávia Henriques
Flávia Henriques
Fonoaudióloga do riso fácil e com um pé (e formação!) na Psicologia. Gosto de estudar, ver filmes e passar o tempo na internet.

Os comentários estão encerrados.

Marcar Consulta
CONTEښDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Fechar
 E aí? Vamos conversar?

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
close-link

Agende a sua Sessão aqui!
Primeira sessão R$ 100,00 (Psicologia, Fonoaudiologia e Nutrição)

PRÓXIMO PASSO →
fechar
Agendar Sessão