A ansiedade é uma sensação ou sentimento decorrente da excessiva do Sistema Nervoso Central (SNC) consequente à interpretação de uma situação de perigo. Parente próximo do medo, muitas vezes a diferenciação é difícil de ser feita. A distinção ocorre pelo fato de o medo ser desencadeado por uma situação real e palpável enquanto na ansiedade o fator de estímulo teria características mais subjetivas.
A ansiedade é um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão, caracterizado por tensão ou desconforto derivado da antecipação de perigo, de algo desconhecido ou estranho. É uma manifestação natural do organismo humano frente a uma situação de perigo/ameaça.
A ansiedade e o medo se tornam patológicos quando são exagerados, desproporcionais em relação ao estímulo, não são motivados por algum evento estressor, ou qualitativamente diverso do que se observa como norma naquela faixa etária e interferem na qualidade de vida, o conforto emocional ou o desempenho diário do indivíduo.
O SNC e a nossa mente necessitam de uma situação de conforto e de segurança para usufruir a sensação de repouso e bem estar. Quando a nossa percepção nos alerta para uma situação de perigo entramos em um estado ansioso. Em situações de desequilíbrio emocional, o simples contato com o novo, com situações inesperadas e desconhecidas são o suficiente para disparar estados ansiosos.
É como se estivéssemos elaborando, planejando uma maneira de nos livrar de perigo da forma mais a rápida possível (luta ou fuga). Esse movimento mental causa na maioria das vezes certa confusão, ineficiência de ação, aumento da sensação de perigo e incapacidade de se livrar dele.
Quando a ansiedade é considerada normal?
A ansiedade é considerada normal quando não é desproporcional à ameaça objetiva. A ansiedade é positiva quando nos ajuda a tomarmos atitudes, nos impulsiona para a ação.
É comum termos sintomas de ansiedade quando temos que:
. Prestar um exame;
. Fazer um vestibular;
. Enfrentar uma entrevista para conseguir um emprego;
. Numa separação;
. Diante da morte de uma pessoa amada, entre outras situações.
E a ansiedade patológica?
Na ansiedade patológica, os sintomas desconfortáveis elevam-se e podem se expressar como um ataque de pânico. É negativa quando nos leva a um desgaste físico e altera nosso desempenho no dia a dia. Nestes casos é importante procurar ajuda psicológica e em alguns casos psiquiátrica também.