Você tem medo de falar em público?

Atualizado em 07/10/2020
Por Marcelle Mattos

Você tem medo de falar em público?

Atualizado em 07/10/2020
Por Marcelle Mattos
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você tem medo de falar em público?

Aperte o play para escutar este conteúdo.

O medo de falar em público é muito comum. Ou você mesmo tem esse medo ou conhece alguém que tem, não é? É chamado de glossofobia quando esse medo tem proporções exageradas a ponto de paralisar e não permitir que a pessoa tente vencer este medo por si só.

Só de pensar que vai ter que falar para uma plateia, por menor que seja, a pessoa tem taquicardia, tremores, sudorese, a perna fica bamba, dá uma queimação no estômago, dor de barriga, pensamentos derrotistas, começa a imaginar cenários desastrosos e por aí vai. Sintomas típicos de ansiedade, isso mesmo, quem tem medo de falar em público tem crises de ansiedade só de pensar na situação. 

Este medo não tem a ver com o grau de dificuldade do assunto que você vai falar, nem com o quanto você estudou ou se preparou para determinada apresentação e não tem a ver também com a sua aparência física ou o quanto você está satisfeito com ela. 

Pessoas que se sentem desconfortáveis ao falar para os outros têm um padrão elevado de auto cobrança, têm uma crença que os faz acreditar que por mais que estudem e se preparem, serão avaliados negativamente pelo público que está ali, assistindo.

Estar em evidência pode trazer a impressão de vulnerabilidade

Estar em evidência nos coloca numa posição vulnerável, de ser avaliados, mas não necessariamente de forma negativa como pensam os que têm medo de falar em público. E por isso, o medo em proporções menores é um fator de proteção e faz com que você se prepare, estude, se preocupe em apresentar uma boa palestra. 

É certo que muitas pessoas já têm uma certa facilidade em se expressar, já possuem uma relação mais íntima com a exposição, com estar em evidência e por isso estão neste lugar com mais tranquilidade, mesmo assim uma certa dose de medo ou ansiedade ainda estará presente. Assim como alguns têm mais facilidade para tocar um instrumento ou têm a voz mais afiada para o canto, por exemplo, e mesmo assim precisam treinar, ensaiar e praticar para que consigam aprimorar seus talentos.

Mas como fazer para vencer este medo?

Para aprender a lidar com ele é preciso que você o conheça e identifique o que ele desperta em seu corpo física e emocionalmente.

Precisa entender primeiro qual o gatilho que desencadeia o medo em você. Falar para grandes públicos ou independe do número de pessoas? Falar para desconhecidos ou quando tem um conhecido na plateia você já se abala? Presencialmente ou pela internet?

terapia-online-casule-banner

Sabe aqueles sintomas de ansiedade que foram falados logo no começo deste texto? Então, eles sinalizam que nosso sistema nervoso simpático está ativado e é ele que nos avisa que estamos com muito medo e ansiedade. Quais sintomas se manifestam em seu corpo? Qual a intensidade deles? São suficientes para te paralisar ou só te deixam um pouco ansioso?

Além dos sintomas físicos, quais os pensamentos passam pela sua cabeça neste momento? É importante que você tome consciência deles por que, segundo Aaron Beck, o criador da Terapia Cognitiva, “não é a situação em si que determina o que a pessoa sente, mas como ela interpreta uma situação.” A forma como você encara a situação de estar em evidência vai definir o grau de ansiedade e medo diante da situação. Qual o significado deste pensamento? O que ele diz sobre você?

A partir de toda essa reflexão você vai tomar dimensão do medo que você está sentindo e começar a lidar com ele. Não é se livrar dele e sim, LIDAR com ele, pois como já foi dito, o medo e a ansiedade têm uma importante função na nossa vida, assim como todas as nossas emoções que servem para nos sinalizar, nos guiar.

Procure um profissional da psicologia, caso seja o seu caso! A terapia cognitiva pode te ajudar! 

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Você tem medo de falar em público?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Você tem medo de falar em público?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui.


Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Marcelle Mattos, aqui no Blog.
Psicóloga pós graduada em Terapia Cognitivo-comportamental. Atende adolescentes, adultos e idosos. Apaixonada pela psicologia e pelo que ela proporciona! Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Você tem medo de falar em público?.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mães-Narcisistas
Mães Narcisistas

Mães Narcisistas

O termo “narcisismo” já faz parte da cultura ocidental há mais de século. Tem origem no mito grego de Narciso, rapaz jovem e orgulhoso cuja beleza era admirada por todos. Em uma caminhada ao lado de um rio, Narciso vê seu reflexo na água pela primeira vez. Apaixonado pela própria imagem, ele se mantém junto ao rio para melhor apreciá-la. Por recusar-se a abandoná-la, Narciso morre no local, admirando a si mesmo.
Insonia
Insônia

Insônia

Algumas pessoas enfrentam dificuldades na hora de dormir, seja para iniciar ou manter o sono, como por exemplo, acordam muito mais cedo do que estão habituadas e não conseguem voltar a dormir, acordam no meio da noite ou dormem durante toda a noite e acordam com a sensação de cansaço. Assim, a insônia é caracterizada como a incapacidade de conciliar o sono, seja para adormecer ou permanecer dormindo. “É possível identificar suas causas?” Sim, em sua maioria são consideradas psicofisiológicas.
Ensine seu filho(a) a lidar com as emoções
Ensine seu filho(a) a lidar com as emoções

Ensine seu filho(a) a lidar com as emoções

As crenças dos pais e cuidadores influenciam diretamente em como as crianças irão enxergar o mundo, o outro e principalmente a si mesmas. Todos nós temos nossos medos, ansiedades, sentimos raiva, tristeza e para cada um de nós as emoções têm uma intensidade, um significado e um motivo para que elas se expressem. Ensinar os pequenos a reconhecer as emoções, é muito importante para que tenhamos pessoas mais inteligentes emocionalmente.

Os Efeitos Psicológicos da Pandemia

Muito se fala sobre os impactos físicos que o Covid-19 pode trazer ao corpo. Mas ainda é pouco falado sobre o agravamento dos quadros de transtornos mentais que a Pandemia gerou.
Leia mais

Metáfora do alarme desregulado e a ansiedade

Pra que serve um alarme em casa? Para dar segurança e avisar quando a casa é invadida, por exemplo. Imagina se esse alarme está desregulado e ele começa a disparar quando não tem invasão ou até mesmo quando um amigo seu vem te visitar.
Leia mais
Metáfora do alarme desregulado e a ansiedade blog casule

O que é a terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) e como ela pode te ajudar

A Terapia de Aceitação e Compromisso ou ACT (Acceptance and Commitment Therapy) foi desenvolvida nos Estados Unidos pelo psicólogo Steven Hayes e por seus colegas Kelly Wilson e Kirk Strosahl. Ela tem se mostrado altamente eficaz na solução de uma série de problemas, desde depressão, ansiedade, dor crônica e até mesmo vício em drogas.
Leia mais

Por que não dá para fugir do que te causa ansiedade?

Um comportamento muito comum em quem sofre de ansiedade é fugir do que a causou. Para uma pessoa que tem medo de falar em público – que tem crises de ansiedade só de pensar que vai estar na frente de uma plateia falando sobre algum assunto – recusar um convite para dar a palestra vai trazer um alívio imediato dos sintomas. Mas será que o problema foi resolvido?
Leia mais

Quando eu devo perdoar meu parceiro?

A reposta para esta pergunta é SEMPRE! Sempre Cris? Mas ele não merece!!! O perdão não é para ele… porque ele merece… é para você! Porque você merece PAZ! Te explico melhor aqui neste vídeo. Vem Comigo!!!
Leia mais

Como ter inteligência emocional?

Quanto maior a inteligência emocional, maior a qualidade das relações e interações sociais. Você já parou para pensar como podemos ter mais inteligência emocional?
Leia mais

Rede Social x Saúde Mental

Existem muitas pesquisas que relacionam problemas de saúde mental, principalmente depressão e ansiedade, com o uso excessivo das redes sociais. Mas o que acontece para que um número cada vez maior de pessoas se sinta atraída como se estivessem hipnotizadas, mesmo sabendo o quanto esse hábito em excesso pode ser prejudicial à saúde mental?
Leia mais

Como lidar com a Ansiedade diante da chegada de um Novo Ano?

A chegada do Ano Novo traz consigo a ideia de Recomeço! Para muitas pessoas, representa esperança, prosperidade e expectativas positivas para ”uma nova vida”. Nessa época, também é comum nos sentirmos ansiosos pela vontade de renovação e mudança. Mas, não podemos nos esquecer que a Ansiedade é uma sensação normal e nem sempre ruim. Ela faz parte do nosso instinto de proteção e nos prepara para lidar com as situações de perigo ou estresse.
Leia mais
Como lidar com a Ansiedade diante da chegada de um Novo Ano

Você reclama demais?

Você já parou para reparar quantas vezes você reclamou hoje? O nosso dia a dia está cada vez mais cheio de obrigações e afazeres. Muitas vezes o cansaço e as preocupações fazem com que façamos das reclamações um hábito. Se você se identificou com esse conteúdo, assista ao vídeo.
Leia mais
Voce Reclama Demais blog casule
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This