Timidez e introversão parecem ser a mesma coisa, muita gente confunde e existe razão para isso. Porém é importante saber a diferença entre as duas características. As duas estão relacionadas à insociabilidade ou dificuldade para se socializar porém são causadas por motivos distintos.

O tímido sente desconforto durante situações sociais, não se sente bem em estar cercado por muitas pessoas e muito menos pensar que pode estar sendo o centro da atenção em um grupo, pois se preocupa demais com suas atitudes e como os outros irão vê-lo e julga-lo. Sofrem demais por antecipação. O tímido se preocupa muito com O PRÓXIMO, se está agradando ou não. Timidez não é doença nem um tipo de transtorno. Em casos mais graves PODEM ser diagnosticados com ansiedade ou fobia social. Nesses casos, a timidez severa pode prejudicar as atividades do dia a dia e por isso é indicado que procurem ajuda psicológica para lidarem melhor com esse fato.

Participe e aprenda mais sobre bem-estarPowered by Rock Convert

Já a introversão é uma característica psicológica, um traço da personalidade. Está ligado à subjetividade, ou seja, ao próprio SUJEITO, diferente da timidez. Percebem o mundo a partir de si mesmos. Assim como os tímidos, também evitam contato social mas os motivos são diferentes: eles não acham “graça” na interação social, não gostam de excesso de estímulos como barulho, festas, muitas pessoas juntas. Preferem ficar mais “na deles”, em seu canto e com amigos mais próximos. Não se sentem desconfortáveis com a questão social como os tímidos mas também não se divertem com elas.

É muito importante as pessoas gostarem de si mesmas, do jeito que são. Ninguém precisa mudar para agradar o outro, precisa mudar apenas se está incomodando a si próprio.

Caso o seu jeito de ser esteja te prejudicando ou te incomodando sugiro que procure ajuda para que você se sinta melhor

Share This