fbpx
Cuidados com a saúde mental

Você cuida da sua saúde mental?

Atualizado em 22/11/2019
Por Christina Daret

Você cuida da sua saúde mental?

Atualizado em 22/11/2019
Por Christina Daret
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você cuida da sua saúde mental?

Temos uma rotina cada vez mais intensa de atividades a serem cumpridas. Uma agenda cheia de compromissos, rotinas de trabalho com um grande número de tarefas a serem executadas e ainda as demandas geradas pela família e a casa, podem gerar cansaço, estresse, insônia, ansiedade e etc. Essa rotina, especialmente quando mantida por longos períodos, podem gerar problemas para a saúde mental. É preciso cuidar tão bem da nossa mente quanto cuidamos do nosso corpo.   

terapia-online-casule-bannerPowered by Rock Convert

Buscar o equilíbrio entre as suas emoções, pensamentos e comportamentos, pode ser uma forma de manter a saúde mental. Algumas atitudes que podem favorecer a manutenção da saúde mental são: 

  • Buscar atividades que sejam prazerosas: ainda que você trabalhe com algo que goste, é sempre possível que esta atividade lhe traga cansaço ou estresse. Por isso torna-se importante que as pessoas busquem atividades prazerosas para o seu dia a dia. Desta forma atividades físicas, pratica de algum hobby, trabalhos voluntários, tempo para uma boa leitura, entre outros, podem auxiliar para que a saúde mental seja mantida.  
  • Busque a socialização: participar de grupos seja para aprender algo novo, fazer uma atividade física ou voluntariar-se em grupos de auxiliam pessoas mais carentes e/ou desenvolver relacionamentos saudáveis, podem ajudar a manter a saúde mental equilibrada. Fugir do isolamento social e ainda ter a oportunidade de promover o bem estar das pessoas que o cercam pode ser uma combinação ainda mais interessante para se sentir útil e promover também o seu bem estar.
  • Sonhe, planeje o futuro: fazer planos para o futuro, ter foco em uma meta ou sonhar com algo que você ainda pretende alcançar, pode ajudar a manter a sua mente afastada dos pensamentos negativos. Esta também pode ser uma forma eficaz de se promover o bem estar. 
  • Cuidados com o trabalho: sempre que possível evite levar tarefas do seu trabalho para casa. Avalie se a função que você exerce ou a empresa em que você está atuando geram para você sentimentos positivos ou estresse. Caso o sentimento não seja bom, não tenha medo de mudar! 
  • Tenha tempo para o autoconhecimento e autocuidado: tire um tempo para você, para descobrir quais são os seus sonhos e quais as atividades que você gosta de fazer. Tempo para executar as coisas que lhe proporcionam prazer sem sentir culpa por isso. Por vezes estamos tão acostumados com a postura de cuidar de todos em nossa volta que nos esquecemos de cuidar de nós mesmos.

Para algumas pessoas é possível “seguir as dicas” citadas acima e voltar a cuidar da saúde mental. Mas para outras, sair desse ciclo de apenas zelar pelo outro e esquecer-se de si mesmo não é uma tarefa fácil. Caso você se identifique com o grupo das pessoas que têm dificuldade com o autocuidado, não tenha receio de buscar a ajuda de um profissional. Durante o processo de psicoterapia você terá a oportunidade de conhecer melhor a si mesmo e de buscar formas de promover melhor o seu próprio bem estar. 

banner-paisagem-ebook-manejo-da-ansiedade-v1.1-curtoPowered by Rock Convert
Casule Play

Você cuida da sua saúde mental?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Você cuida da sua saúde mental?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui.


Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Christina Daret, aqui no Blog.
Psicóloga, pós graduada em Terapia Cognitivo Comportamental. Apaixonada pela Psicologia e o atendimento clínico. Adora viajar e estar com a família. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Você cuida da sua saúde mental?.


0 comentários

Saúde-mental-e-as-redes-sociais
Saúde mental e as redes sociais

Saúde mental e as redes sociais

Existem muitas pesquisas que relacionam problemas de saúde mental, principalmente depressão e ansiedade, com o uso excessivo das redes sociais. E não é pra menos que este assunto se tornou corriqueiro nas rodas de conversa. Mas o que acontece para que um número...

treine sua assertividade
Treine sua assertividade

Treine sua assertividade

Muito se fala sobre os tipos de comportamentos e a importância dos modelos de comunicação, sejam eles passivo, assertivo ou agressivo, mas você já parou para pensar como você costuma se posicionar?
Por-que-alguns-casais-se-recuperam-de-uma-traição-e-outros,-não
Por que alguns casais se recuperam de uma traição e outros não?

Por que alguns casais se recuperam de uma traição e outros não?

Descobrir que os votos de fidelidade foram quebrados causa muita dor. Esse sentimento é forte porque a relação amorosa é uma das mais íntimas que estabelecemos e isso faz com que tudo o que é vivenciado nela seja muito intenso. A infidelidade é ser traído naquilo que é mais íntimo e que gera tanta expectativa, ao mesmo tempo em que começamos a nos questionar aonde nós falhamos e se fomos incompetentes em cuidar da relação.
Você-sabe-o-que-é-consciência-emocional
Você sabe o que é consciência emocional?

Você sabe o que é consciência emocional?

Estamos o tempo todo prestando atenção nos sinais que o nosso corpo manda. É febre, dor de cabeça, prisão de ventre... A consciência emocional é quando agimos assim com as nossas emoções. É prestar atenção no que estamos sentindo, reconhecendo e dando nome às emoções que se manifestam com mais intensidade quando passamos por determinadas situações.
Autoestima
Autoestima

Autoestima

Tenho recebido mensagens de pessoas dizendo que em meio a quarentena estão com a autoestima baixa, que por estarem em casa não estão se arrumando, e por isso, eu quero compartilhar com vocês uma história da minha filha...

Alimentação pode minimizar os sintomas da menopausa

A menopausa é uma fase da vida das mulheres que pode trazer sintomas como ondas de calor, irritabilidade, ganho de peso, depressão, entre outros. A alimentação se torna importante no manejo destes sintomas e pode promover um bem-estar geral para as mulheres.
Leia mais
alimentação-pode-minimizar-os-sintomas-da-menopausa

Como lidar com a necessidade de controle?

A necessidade de controle é um mecanismo de enfrentamento utilizado por muitas pessoas que, normalmente,são perfeccionistas, inflexíveis, rígidas. O objetivo principal desse mecanismo é obter segurança e não se sentir vulnerável com os imprevistos.
Leia mais

Como resolver sua autoestima?

Nesse vídeo vou te fornecer um instrumento que vai te ajudar a solucionar seus problemas com a sua autoestima. Tá achando que é milagre? Não! O resultado vai depender das suas atitudes, porém será satisfatório.
Leia mais
Como-resolver-sua-autoestima

Como se posicionar?

Sabe aquela pessoa que sempre se comporta de forma rígida e agressiva? Você tem dificuldade em se posicionar quando isso acontece e acaba se sentindo constrangido ou com algum receio ou trava quando alguém te trata dessa forma? Se você quer aprender a se posicionar, esse vídeo é para você!
Leia mais

Ansiedade

O medo é um sentimento inato que nasce conosco. Já a ansiedade é um sentimento secundário oriundo do medo. Ela é um sentimento que todos nós temos, não há ninguém que tenha uma ansiedade zero. Assim sendo, a ansiedade basal de todos os seres humanos estão sempre maior que zero.
Leia mais

Como reduzir a celulite

A celulite é um processo de desestruturação em que a pele perde seu aspecto firme. Atualmente afeta cerca de 98% das mulheres de todo o mundo. Será que a alimentação pode contribuir na diminuição da celulite? A resposta é SIM e pode ser mais fácil do que você imagina! Assista ao vídeo completo e saiba como.
Leia mais
Como reduzir a celulite

Dicas para melhorar a sua Autoestima

Autoestima é uma auto avaliação positiva ou negativa, envolvendo o sentimento acerca de si próprio (como eu me sinto) e o autojulgamento a partir do que a sociedade impõe (como ''devo'' me sentir).
Leia mais
Dicas para melhorar a sua Autoestima

Você pensa sobre seus medos?

O medo é um estado emocional muito importante, associado ao nosso mecanismo de proteção, sobrevivência e adaptação. Os medos estão relacionados a característica do objeto, contexto ou situação temida, mas também a avaliação subjetiva desses fatores. A forma como pensamos as situações, impacta diretamente em como nos sentimos e lidamos com elas. O que acha de avaliarmos nossos medos?
Leia mais
Você-pensa-sobre-seus-medos

Compulsão por trair existe?

Muitos casais estabelecem um acordo em que se comprometem a permanecer fiéis ao amor que professam um pelo outro. Quando um dos dois rompe esse acordo, falamos de infidelidade. A pessoa que comete a infidelidade geralmente a oculta porque sabe o que significa, e intui algumas das consequências que pode ter, embora mais tarde possa confessar ou ser descoberta. Seja como for, a pessoa que é vítima da infidelidade sofre uma dupla sensação de traição: uma traição a ela e ao relacionamento.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This