fbpx
Download [ebook] desafios da mulher moderna casulePowered by Rock Convert

Temos uma rotina cada vez mais intensa de atividades a serem cumpridas. Uma agenda cheia de compromissos, rotinas de trabalho com um grande número de tarefas a serem executadas e ainda as demandas geradas pela família e a casa, podem gerar cansaço, estresse, insônia, ansiedade e etc. Essa rotina, especialmente quando mantida por longos períodos, podem gerar problemas para a saúde mental. É preciso cuidar tão bem da nossa mente quanto cuidamos do nosso corpo.   

Buscar o equilíbrio entre as suas emoções, pensamentos e comportamentos, pode ser uma forma de manter a saúde mental. Algumas atitudes que podem favorecer a manutenção da saúde mental são: 

  • Buscar atividades que sejam prazerosas: ainda que você trabalhe com algo que goste, é sempre possível que esta atividade lhe traga cansaço ou estresse. Por isso torna-se importante que as pessoas busquem atividades prazerosas para o seu dia a dia. Desta forma atividades físicas, pratica de algum hobby, trabalhos voluntários, tempo para uma boa leitura, entre outros, podem auxiliar para que a saúde mental seja mantida.  
  • Busque a socialização: participar de grupos seja para aprender algo novo, fazer uma atividade física ou voluntariar-se em grupos de auxiliam pessoas mais carentes e/ou desenvolver relacionamentos saudáveis, podem ajudar a manter a saúde mental equilibrada. Fugir do isolamento social e ainda ter a oportunidade de promover o bem estar das pessoas que o cercam pode ser uma combinação ainda mais interessante para se sentir útil e promover também o seu bem estar.
  • Sonhe, planeje o futuro: fazer planos para o futuro, ter foco em uma meta ou sonhar com algo que você ainda pretende alcançar, pode ajudar a manter a sua mente afastada dos pensamentos negativos. Esta também pode ser uma forma eficaz de se promover o bem estar. 
  • Cuidados com o trabalho: sempre que possível evite levar tarefas do seu trabalho para casa. Avalie se a função que você exerce ou a empresa em que você está atuando geram para você sentimentos positivos ou estresse. Caso o sentimento não seja bom, não tenha medo de mudar! 
  • Tenha tempo para o autoconhecimento e autocuidado: tire um tempo para você, para descobrir quais são os seus sonhos e quais as atividades que você gosta de fazer. Tempo para executar as coisas que lhe proporcionam prazer sem sentir culpa por isso. Por vezes estamos tão acostumados com a postura de cuidar de todos em nossa volta que nos esquecemos de cuidar de nós mesmos.

Para algumas pessoas é possível “seguir as dicas” citadas acima e voltar a cuidar da saúde mental. Mas para outras, sair desse ciclo de apenas zelar pelo outro e esquecer-se de si mesmo não é uma tarefa fácil. Caso você se identifique com o grupo das pessoas que têm dificuldade com o autocuidado, não tenha receio de buscar a ajuda de um profissional. Durante o processo de psicoterapia você terá a oportunidade de conhecer melhor a si mesmo e de buscar formas de promover melhor o seu próprio bem estar. 

Download [ebook] desafios da mulher moderna casulePowered by Rock Convert

Share This