fbpx
banner-paisagem-teste-ansiedade-v2.1Reduzido-1280x145Powered by Rock Convert

A imposição da restrição à liberdade causada pelo surto do novo coronavírus pode acarretar diversas consequências à nossa saúde mental como ansiedade, frustração, depressão, medo de contaminação, falta de um senso de organização do tempo, alto nível de cobrança… Eu poderia fazer uma lista grande de consequências que este momento pode trazer, mas aqui eu vou falar sobre o tédio que muitas pessoas estão vivenciando, o tédio situacional causado pelo isolamento social. Uma pessoa pode sentir-se entediada com uma pilha de coisas para resolver ou sem ter o que fazer. 

Por quê? Porque o tédio tem a ver com a monotonia de uma situação ou atividade que está se prolongando, como é o caso da atual quarentena, e com a “experiência aversiva de querer, mas não conseguir, se engajar numa atividade satisfatória.” segundo um pesquisador canadense chamado Jonh Eastwood. É característica de quem está sentindo tédio a sensação de vazio, falta de atenção, de concentração e um cansaço por não conseguir fazer nada. Atividades que lhe dariam prazer normalmente estão lhe tomando mais energia do que tomariam na rotina de antes quando se experimenta o tédio. A boa notícia é que você pode remediar este sentimento e usá-lo a seu favor, mas eu já adianto: quanto mais se pensa no tédio, mais presente ele se torna. É inútil lutar contra ele, torne-o seu aliado!  

A situação atual que estamos vivendo trouxe uma outra perspectiva em relação ao trabalho e os estudos. Trouxemos o escritório e a escola para casa com interferências da família, preocupações de todo tipo, notícias, afazeres da própria casa e se não houver uma delimitação em relação a cada momento do dia, a rotina fica entediante, frustrante e ao mesmo tempo cheia de pendências. O que acontece é que o trabalho, a diversão, o cinema, o show, as compras, o estudo, a escola, estão todos no mesmo ambiente, todos em casa. O tédio pode vir da rotina repetitiva, já que antes havia um equilíbrio entre o trabalho, os estudos, a saidinha para um café, caminhada ao ar livre, encontros, academia e a liberdade de programar a semana sem uma restrição tão brutal. 

O tédio tem uma função importante que é nos impulsionar a fazer diferente. Não é à toa que tédio e criatividade andam de mãos dadas! Se está chato estudar, pesquise novas maneiras de fazer isso ou então estude em outro cômodo da casa; se você não aguenta mais cozinhar, coloque uma música ou chame alguém para te ajudar no preparo, assim vocês conversam e a tarefa fica mais leve; se ficar em casa está entediante, faça um chá ou café e visite os museus online. Busque alternativas para que o que está te causando tédio volte a ser prazeroso. 

terapia-online-casule-bannerPowered by Rock Convert

Outra alternativa simples e muito funcional é se permitir ficar entediado. Isso pode lhe render alguns insights. Percebe como você pode lidar com ele? Uni-lo com a criatividade e inovar ou deixá-lo entrar e dar lugar ao ócio produtivo. 

Assuma que está se sentindo assim, tédio não é só das pessoas “à toa”, de jeito nenhum. O fundador da Apple, Steve Jobs, acreditava muito no tédio e no exercício de criatividade que estes momentos podem proporcionar.

Se você quer ser criativa para lidar com o tédio, pense numa atividade que você nunca fez, mas sempre se interessou. Não é uma atividade que faz parte de alguns momentos e que você tem alguma noção, estou falando de uma nova atividade. Isso mesmo! Pense no que você gostaria de fazer e que nunca teve contato. Por exemplo, uma nova língua, ioga, meditação, aprender a desenhar ou fazer aquelas letras elaboradas (lettering), aprender a se maquiar, a cozinhar. Tem muita coisa que você pode fazer, deixe a curiosidade fazer o seu papel. Já pensou em sair dessa quarentena com uma nova habilidade?

Já tinha pensado que até o tédio tem seu lado positivo? Aproveitando a deixa, crie o hábito de ver os dois lados das situações que estiver vivenciando. Este é o momento do autoconhecimento, de fazer uma limonada com esse limão azedo que recebemos neste começo de 2020. E de repente, você descobre que sua limonada fica deliciosa! Deixe florescer quem você é, revisite suas preferências, seus hobbies. 

Que pessoa vai nascer em você depois deste momento?

banner-paisagem-ebook-manejo-da-ansiedade-v1.1-curtoPowered by Rock Convert
Share This