terapia---psicóloga-Auxiliatrice---Casule

Terapias cognitivas: mudanças na mente e no cérebro?

Atualizado em 10/12/2018
Por Auxiliatrice Caneschi

Terapias cognitivas: mudanças na mente e no cérebro?

Atualizado em 10/12/2018
Por Auxiliatrice Caneschi
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Terapias cognitivas: mudanças na mente e no cérebro?

A discussão entre “questões da mente” e “questões do cérebro” sempre esteve em alta na psicologia. Há tempos se pensa em “tratar a mente com terapia” e “tratar o cérebro com medicação”, mas será que estão separados assim? Os resultados do processo psicoterapêutico são indiscutíveis na qualidade de vida, mudanças de perspectivas e comportamentos, diminuição de sintomas psicopatológicos, entre outros. Com os avanços da neurociência, esses resultados têm sido apontados também através de estudos que mostram mudanças neurofuncionais a partir de intervenções psicológicas, reforçando o mapeamento da interferência desse processo nos aspectos estruturais e funcionais do cérebro.

Recentemente, pesquisas na área têm feito aproximações entre as Terapias Cognitivas e Neuropsicologia, uma vez que essa interface é de grande valia para o entendimento e tratamento dos transtornos mentais como um todo. Nos quadros psicopatológicos são observados padrões de interpretações tendenciosas sobre os eventos, a partir de crenças (percepções) particulares da pessoa, o que interfere em como ela se sente e se comporta diante do fato. Porém, é possível destacar algumas dificuldades funcionais relacionadas à autogestão e às funções executivas, como: rigidez de pensamento, dificuldade em controle inibitório, diminuição na capacidade de resolução de problemas, entre outros processos cognitivos que podem estar envolvidos no transtorno apresentado.

terapia comportamental e processo mental

terapia-online-casule-bannerPowered by Rock Convert

Alguns pesquisadores têm chamado atenção para o fato de técnicas utilizadas nas Terapias Cognitivas serem capazes de interferir também nos processos cognitivos citados, em particular na capacidade de flexibilizar a cognição, e inibir comportamentos e pensamentos disfuncionais, bem como mudanças em processos atencionais. Diferentes pesquisas afirmam a eficácia dessas terapias em atuar, através da reestruturação cognitiva, sobre a capacidade de reformular regras comportamentais, identificação e testagem de novas hipóteses a partir da flexibilização, processo de aprendizagem implícita e explícita, bem como o aumento das habilidades de autorregulação emocional e comportamental.

O processo terapêutico gera mudanças expressivas na forma de entender e se comportar no mundo. Os estudos de neuroimagem apontam que regiões, como por exemplo: Sistema límbico (responsável pela modulação emocional) e Córtex pré-frontal (responsável pelo controle comportamental, regulação social, tomada de decisão, flexibilidade cognitiva, expressão da personalidade, entre outros) sofrem mudanças funcionais após intervenções das Terapias Cognitivas.

Dessa forma, esse modelo terapêutico atuaria nos filtros mentais (crenças e percepções que interferem na interpretação dos fatos) e nos mecanismos neurocognitivos relacionados ao controle de conduta e emoção. Essa estreita relação entre neurociência e Terapias Cognitivas se tornou importante na validação dos aspectos clínicos dessas abordagens, mas ainda enfrenta desafios na integração conceitual e metodológica das duas teorias.

banner-paisagem-ebook-manejo-da-ansiedade-v1.1-curtoPowered by Rock Convert
Casule Play

Terapias cognitivas: mudanças na mente e no cérebro?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Terapias cognitivas: mudanças na mente e no cérebro?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui.


Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Auxiliatrice Caneschi, aqui no Blog.
Mestre em Psicologia, Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental e em Neuropsicologia. Atende: Adolescentes, Adultos, Idosos, Casais e Famílias. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Terapias cognitivas: mudanças na mente e no cérebro?.


0 comentários

quero-emagrecer-por-onde-começo
Quero emagrecer, por onde começo?

Quero emagrecer, por onde começo?

Chás emagrecedores, dietas milagrosas, produtos caríssimos: quem de nós nunca recorreu a estes artifícios para emagrecer? No vídeo de hoje a nutricionista Isa Polastri traz três dicas de como iniciar e se manter nesse processo de maneira efetiva, com passos simples, leves e seguros.
Saúde-mental-e-as-redes-sociais
Saúde mental e as redes sociais

Saúde mental e as redes sociais

Existem muitas pesquisas que relacionam problemas de saúde mental, principalmente depressão e ansiedade, com o uso excessivo das redes sociais. E não é pra menos que este assunto se tornou corriqueiro nas rodas de conversa. Mas o que acontece para que um número...

treine sua assertividade
Treine sua assertividade

Treine sua assertividade

Muito se fala sobre os tipos de comportamentos e a importância dos modelos de comunicação, sejam eles passivo, assertivo ou agressivo, mas você já parou para pensar como você costuma se posicionar?
Por-que-alguns-casais-se-recuperam-de-uma-traição-e-outros,-não
Por que alguns casais se recuperam de uma traição e outros não?

Por que alguns casais se recuperam de uma traição e outros não?

Descobrir que os votos de fidelidade foram quebrados causa muita dor. Esse sentimento é forte porque a relação amorosa é uma das mais íntimas que estabelecemos e isso faz com que tudo o que é vivenciado nela seja muito intenso. A infidelidade é ser traído naquilo que é mais íntimo e que gera tanta expectativa, ao mesmo tempo em que começamos a nos questionar aonde nós falhamos e se fomos incompetentes em cuidar da relação.

Autoestima

Tenho recebido mensagens de pessoas dizendo que em meio a quarentena estão com a autoestima baixa, que por estarem em casa não estão se arrumando, e por isso, eu quero compartilhar com vocês uma história da minha filha...
Leia mais
Autoestima

Como identificar que seu filho precisa de psicoterapia?

A infância é uma fase marcada por transformações e crescimentos, tanto no âmbito físico quanto no emocional. É uma fase do desenvolvimento e maturação neurocognitiva de grande importância. A família precisa estar atenta as respostas comportamentais e emocionais. Os motivos para buscar a Psicoterapia na infância são diversos. A psicoterapia infantil é um caminho para ajudar a criança a lidar com essas questões. Estimular para que aprendam a lidar de forma funcional com o conjunto de emoções, pensamentos e comportamentos desencadeados nas mais diversas situações.
Leia mais
Como-identificar-que-seu-filho-precisa-de-psicoterapia

Alimentação pode minimizar os sintomas da menopausa

A menopausa é uma fase da vida das mulheres que pode trazer sintomas como ondas de calor, irritabilidade, ganho de peso, depressão, entre outros. A alimentação se torna importante no manejo destes sintomas e pode promover um bem-estar geral para as mulheres.
Leia mais
alimentação-pode-minimizar-os-sintomas-da-menopausa

Como lidar com a necessidade de controle?

A necessidade de controle é um mecanismo de enfrentamento utilizado por muitas pessoas que, normalmente,são perfeccionistas, inflexíveis, rígidas. O objetivo principal desse mecanismo é obter segurança e não se sentir vulnerável com os imprevistos.
Leia mais

Como resolver sua autoestima?

Nesse vídeo vou te fornecer um instrumento que vai te ajudar a solucionar seus problemas com a sua autoestima. Tá achando que é milagre? Não! O resultado vai depender das suas atitudes, porém será satisfatório.
Leia mais
Como-resolver-sua-autoestima

Como se posicionar?

Sabe aquela pessoa que sempre se comporta de forma rígida e agressiva? Você tem dificuldade em se posicionar quando isso acontece e acaba se sentindo constrangido ou com algum receio ou trava quando alguém te trata dessa forma? Se você quer aprender a se posicionar, esse vídeo é para você!
Leia mais

Ansiedade

O medo é um sentimento inato que nasce conosco. Já a ansiedade é um sentimento secundário oriundo do medo. Ela é um sentimento que todos nós temos, não há ninguém que tenha uma ansiedade zero. Assim sendo, a ansiedade basal de todos os seres humanos estão sempre maior que zero.
Leia mais

Como reduzir a celulite

A celulite é um processo de desestruturação em que a pele perde seu aspecto firme. Atualmente afeta cerca de 98% das mulheres de todo o mundo. Será que a alimentação pode contribuir na diminuição da celulite? A resposta é SIM e pode ser mais fácil do que você imagina! Assista ao vídeo completo e saiba como.
Leia mais
Como reduzir a celulite

Dicas para melhorar a sua Autoestima

Autoestima é uma auto avaliação positiva ou negativa, envolvendo o sentimento acerca de si próprio (como eu me sinto) e o autojulgamento a partir do que a sociedade impõe (como ''devo'' me sentir).
Leia mais
Dicas para melhorar a sua Autoestima
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This