Clique para assistir o vídeo

Por que as dores físicas são mais toleráveis do que as emocionais?

Atualizado em 24/05/2022
Por Cristiane Schumann
Clique para assistir o vídeo

Por que as dores físicas são mais toleráveis do que as emocionais?

Atualizado em 24/05/2022
Por Cristiane Schumann
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Por que as dores físicas são mais toleráveis do que as emocionais?

Você já parou para pensar qual é o pior tipo de dor ou a mais tolerável? A física ou a emocional?

Temos a tendência de monitorar nosso corpo e nossa saúde física mais do que nossa saúde emocional.

Fazer check-ups, ou avaliações clínicas, ou físicas a cada ano é até normal. Mas o que você acha da ideia de fazer um ‘check-up psicológico’? Não parece uma ideia estranha para nós?

Sabemos que se uma fratura na perna, por exemplo, tornar-se muito mais tolerável. Ninguém vai aconselhar a pessoa a sair andando da cama. Em contrapartida, se estamos passando por um momento de sofrimento interno, ‘coração partido’, o que mais se escutam são “expressões de incentivo/julgamento”: sai dessa cama ou desse jeito você não vai melhorar.

Temos a tendência de reagir à dor física de maneira muito mais tolerante do que à dor emocional. E isso se chama ‘Ignorância Emocional’.
No entanto, a dor emocional frequentemente afeta nossa vida muito mais do que a dor física.

A neurociência vem mostrando que dor emocional e física ativam regiões cerebrais semelhantes. A correspondência cerebral é muito parecida.

Quando as pessoas sentem dor emocional, as mesmas áreas do cérebro são ativadas como quando as pessoas sentem dor física: a ínsula anterior e o córtex cingulado anterior. Essas áreas estão conectadas ao nervo vago que está diretamente ligado aos nervos no tórax e na área abdominal. Essas conexões explicam por que sentimos essas emoções dolorosas diretamente na parte superior do tronco, perto do peito e do abdômen, em vez de senti-las como se alguém apunhalasse o dedo do pé ou esbarrasse no canto de uma mesa.

terapia-online-casule-banner

Embora apliquemos uma pomada antibacteriana em um corte ou arranhão na pele imediatamente, fazemos pouco para proteger nosso respeito pessoal ao nos depreciar.

Valorize sua dor no sentido de entender o que está machucando sua vida emocional e o que pode e deve fazer para melhorar sua saúde mental.

Busque ajude! Busque tratamento!

Confira com Cristiane Schumann psicóloga da Casule!

Venha conhecer a Casule ou marque um atendimento online aqui (Realizamos atendimento no Brasil e Internacional)

Você pode falar direto com nossa central de atendimento pelo WhatsApp: https://casule.com/zap-atendimento

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Por que as dores físicas são mais toleráveis do que as emocionais?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Por que as dores físicas são mais toleráveis do que as emocionais?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Cristiane Schumann, aqui no Blog.
Doutora e Mestre em Saúde, Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental, Especialista em Políticas e Pesquisas em Saúde Coletiva. Atende: Adolescentes, Adultos, Idosos, Casais, Famílias e Grávidas. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Por que as dores físicas são mais toleráveis do que as emocionais?.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This