Combate-ao-bullying-Felipe
Combate ao bullying (vídeo completo)
30 de abril de 2018
Traumas de Infância – Como o Coaching Ajuda a Lidar - coaching -casule
Traumas de Infância – Como o Coaching Ajuda a Lidar
2 de maio de 2018

Quando o rótulo não diz a verdade sobre o produto

formação nutricional - nutricionista - casule

Há algum tempo, gravei um vídeo falando sobre os riscos da suplementação (você pode assistir ao vídeo completo clicando aqui). Além da presença de substâncias não declaradas, o rótulo pode apresentar, para alguns nutrientes, quantidades muito diferentes do que está realmente presente no produto.

Uma pesquisa realizada no Departamento de Química da Universidade Federal de Juiz de Fora analisou amostras de whey protein para verificar a quantidade de manganês e cromo presente nesses produtos e comparou com o que era apresentado no rótulo. Clique aqui para acessar a notícia na íntegra. Os resultados mostraram que as quantidades de manganês estavam de acordo com os rótulos. As quantidades de cromo, porém, estavam acima do que foi descrito nos rótulos dos produtos. Em alguns casos, o uso da suplementação levaria o consumidor a ingerir quantidades muito superiores à recomendação diária, sem contar as outras fontes de cromo que poderiam estar presentes na alimentação habitual.

O cromo desempenha papéis importantes no nosso organismo, principalmente no metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídios. Ao potencializar a ação da insulina, reduz os níveis de triglicerídeos no sangue, aumenta a síntese proteica e diminui os valores de glicemia (açúcar no sangue), podendo ser utilizado como uma estratégia complementar no controle glicêmico de pacientes diabéticos.

Apesar dessas funções essenciais, o consumo excessivo desse nutriente não gera melhores resultados e deve ser evitado. A toxicidade pela ingestão desse mineral é improvável, mas existem relatos na literatura científica de rabdomiólise, condição na qual ocorre uma lesão muscular, liberando proteínas lesivas aos rins, o que pode causar insuficiência renal aguda. Além disso, o cromo pode interferir na absorção de ferro, fato particularmente importante para pessoas com anemia ou com diminuição das concentrações de ferro no organismo.

É importante ressaltar, mais uma vez, que se deve tomar muito cuidado com as suplementações utilizadas. A contaminação e os erros de rotulagem são frequentes e podem prejudicar a obtenção dos resultados pretendidos, sejam eles estéticos ou de saúde. Por isso, é importante que você procure um nutricionista para que ele(a) possa avaliar a real necessidade de utilizar alguma suplementação. Caso essa suplementação seja necessária, ele(a) também saberá por quanto tempo seguir com a suplementação e qual a maneira mais eficaz.

Qualquer dúvida sobre esse assunto, procure um(a) nutricionista. Até a próxima!

Comentários

comentários

Saulo Almas
Saulo Almas
Mestre em Ciências. Especialista em Atividade Física em Saúde e Reabilitação Cardíaca. Atende: Esportistas, praticantes de exercício físico e grupos especiais.

Os comentários estão encerrados.

Marcar Consulta