conclui-o-ensino-medio-e-agora-blog-casule

Concluí o ensino médio e agora?

Atualizado em 14/08/2019
Por Redatora Casule

Concluí o ensino médio e agora?

Atualizado em 14/08/2019
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Concluí o ensino médio e agora?

É muito comum ao chegar à conclusão do ensino médio os estudantes se sentirem inseguros, perdidos ou até mesmo pressionados diante de tal cenário. São tantas dúvidas que fica difícil saber por onde começar. Escolher a faculdade,  o curso, se vai cursar um ensino técnico ou até mesmo se vai optar por um emprego. 

A um tempo atrás, escolhíamos a profissão que os nossos pais desejavam para nós. Em grande parte dos lares, não tínhamos o direito de opinar e isso acabava seguindo um dos rumos: ou nos encontrávamos realizado na profissão escolhida ou então tornávamos um profissional frustrado e com pesar de não ter seguido outro caminho. Em tempos modernos, porém, temos o direito de escolha, que somado às metodologias disponíveis, nos auxiliam nesse processo de autoconhecimento.

Realizar testes vocacionais e acompanhar a rotina da profissão desejada são alguns dos métodos disponíveis. Os testes são bons para mapear o campo de aptidão de cada pessoa. Tratam-se de avaliações qualitativas e quantitativas onde intenção não é ter necessariamente uma resposta exata sobre qual profissão escolher, mas sim conhecer melhor as áreas de interesse.

terapia-online-casule-banner

Acompanhar o dia-dia do profissional da área desejada pode auxiliar na percepção de pontos positivos e negativos naquela profissão. Ter tal percepção e realizar ponderações antes de escolher o que fazer é fundamental para que a tomada de decisão seja assertiva.

Para nortear essa trajetória, também é importante que façamos sempre 3 perguntas:

  • O que me vejo fazendo no futuro?
  • Quais são as minhas habilidade?
  • Que tipo de profissional que eu gostaria de ser?

Por fim, é importante ter em mente que não há apenas uma trajetória a seguir e que esse não é um caminho sem volta. Ao longo da vida, nossas aptidões e habilidades vão se desenvolvendo e não há mal nenhum em traçar uma nova rota. Quando a insegurança surgir, é fundamental que façamos os questionamentos adequados a fim de que nunca percamos de vista a nossa verdadeira vocação. 

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Concluí o ensino médio e agora?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Concluí o ensino médio e agora?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Concluí o ensino médio e agora?.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This