Louise-Hay-Blog-Tiago-Curcio
A Vida e as Lições Deixadas Por Louise Hay
12 de junho de 2018
Insubstituível-blog-Tiago-Curcio
Reflexão – Você é Insubstituível?
14 de junho de 2018

Por que tantas pessoas desistem/trancam os cursos superiores nas faculdades?

desistencia -joana psicológa da casule
Muitas pessoas procuram ajuda por não gostar do curso que está em andamento, outras não sabem como falar para os pais que nao é aquela profissão que querem, outras desistiram mais de uma vez de alguma faculdade,enfim… está sendo muito observado no Brasil o crescente número de desistência de cursos na faculdade e existem vários motivos para isso.
     Primeiro vamos destacar que faz parte o erro nesse momento. Ninguém é obrigado a acertar na primeira tentativa o curso e profissão a ser seguida. Os alunos precisam tomar uma decisão importante para seu futuro desde cedo, quando na verdade não existe, em muitos casos, nem maturidade para lidar com aquela escolha. Ainda existem alguns pais que apenas cobram do filho um diploma sem ao menos escutar o que de verdade o próprio aluno deseja. É muito importante nesse momento o diálogo de pais-filhos para que esse estudante não se torne um profissional frustrado no futuro.
     O fato de o aluno ter que escolher o curso a ser prestado desde novo, dá margens para que erros sejam cometidos. Muitos estudantes chegam na faculdade sem conhecer a fundo o que vai estudar, quais as áreas de trabalho para aquela profissão, quais os desafios a serem encontrados ao longo do caminho. Por isso é aconselhado que os pais e responsáveis orientem esses alunos para que eles tenham uma maior segurança e não “sejam pegos de surpresa”e consequentemente assim, reduzir o número de acadêmicos que desistem no primeiro desafio imposto pelo curso.
     Claro que é importante ser falado também que muitos alunos trancam ou desistem das faculdades por motivos econômicos, principalmente as faculdades particulares, que ainda possuem um maior índice de desistência do que faculdade pública.
     É orientado nessas situações que os filhos e pais se dialoguem mais e que procurem ajuda caso seja observado essa necessidade. os psicólogos podem ajudar a lidar com esse momento difícil além de entender o motivo de suas angústias, frustrações e/ou inseguranças.

Comentários

comentários

Joana Baldi
Joana Baldi
Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental. Atende: Adolescentes, Adultos, Idosos, Famílias, Orientação Vocacional e Pedagógica.

Os comentários estão encerrados.

Marcar Consulta