Recaída- encarar, enfrentar e evitar! -casule

Saúde mental dos estudantes de graduação e pós graduação

Atualizado em 09/11/2017
Por Redatora Casule

Saúde mental dos estudantes de graduação e pós graduação

Atualizado em 09/11/2017
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Saúde mental dos estudantes de graduação e pós graduação

É recorrente os casos de alunos de graduação e/ou pós graduação (mestrado, doutorado,etc) que passam ou já passaram por depressão, Síndrome de Burnout (exaustão mental) e/ou ansiedade no momento de seus estudos, podendo também ter casos de tentativas de suicídio. Infelizmente esse número está crescendo muito no Brasil e existem inúmeros fatores que podem desencadear isso.

Primeiramente é importante destacar a pressão exercida em cima dos alunos por parte tanto da faculdade quanto da própria sociedade. Atualmente muito se exige que o aluno seja nota 100, realize inúmeros estágios e atividades complementares a grade curricular, tenha artigos publicados, além das atividades já exigidas pela faculdade como provas, estágios obrigatórios, Tcc/monografia, trabalhos… Em paralelo a isso, a sociedade também cobra do mesmo muita leitura, cultura, planos familiares, casamentos, filhos, independência financeira…

terapia-online-casule-banner

Nesse momento o aluno passa a não exercer atividades extras da faculdade, deixando seu bem estar e suas prioridades de lado para se focar exclusivamente nas atividades curriculares. Atividades físicas, planos familiares, encontro com amigos, etc passam a não existir mais. Com essa perda de convívio social e de distrações, pode-se aumentar consideravelmente as chances de adquirir alguma doença psicológica.

Além da sociedade e da própria faculdade também há a pressão exigida por orientadores de mestrados, doutorado por exemplo. Cobram perfeição do aluno mas em muitos casos não ficam disponíveis para suas dificuldades em lidar com aquele momento.

É muito importante estarmos atentos a qualquer mudança de comportamento e alterações fisiológicas (apetite, sono, intestino) nessas situações e caso seja notada alguma mudança deve-se procurar ajuda imediatamente para evitar piora na situação psicológica e física e também para evitar que consequências maiores possam surgir. Caso perceba qualquer alteração procure por ajudas profissionais ou converse sobre seus problemas com amigos, familiares, professores…todos podem te ajudar a enfrentar esse momento de forma mais tranquila e menos dolorosa.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Saúde mental dos estudantes de graduação e pós graduação

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Saúde mental dos estudantes de graduação e pós graduação, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Saúde mental dos estudantes de graduação e pós graduação.

0 comentários

5 sinais clássicos que você se cobra demais

5 sinais clássicos que você se cobra demais

Como lidar com a sensação incômoda de autocobrança excessiva? Como lidar com aquela voz que fica na nossa cabeça falando “você deveria ter feito isso”, “eu deveria dar conta… “você não podia ter feito aquilo”, “você podia ter feito diferente”, “porque eu sou assim?”, dentre outras tantas frases de cobrança que nós mesmos fazemos conosco.

Entenda o caso: mulher flagrada com mendigo

A notícia do envolvimento de uma mulher com um morador de rua trouxe muita repercussão na mídia. A mulher foi extremamente exposta e o morador de rua infelizmente teve "dias de glória". Mas o que pode explicar esse surto que a mulher teve? Neste vídeo, a Dra. Cristiane Schumann levanta algumas hipóteses e explica o que é transtorno bipolar do humor com sintomas psicóticos, em estado hipomaníaco. Lembrando que o mais importante é que saúde mental da mulher seja reabilitada e as pessoas esqueçam rápido o que aconteceu e a ajude nesse processo de recuperação.
Leia mais

Perigo! Exercícios em excesso

Neste vídeo, a Dra Cristiane Schumann fala sobre vigorexia. Um transtorno onde já uma distorção da imagem corporal e a pessoa tende a se ver menos “forte” do que ela realmente é. Com isto, há uma necessidade constante por musculação, atividade física em busca de um corpo muscularmente perfeito.
Leia mais

A importância de dizer ‘não’

Você é o amigo bonzinho que diz sim pra todo mundo? Muitas pessoas apresentam essa dificuldade de dizer não e isso pode atrapalhar nossa vida de várias maneiras. Nesse vídeo eu vou te mostrar a a importância de dizer não e te ajudar a falar sim pra você mesmo!
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This