Recaída- encarar, enfrentar e evitar! -casule

Saúde mental dos estudantes de graduação e pós graduação

Atualizado em 09/11/2017
Por Redatora Casule

Saúde mental dos estudantes de graduação e pós graduação

Atualizado em 09/11/2017
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Saúde mental dos estudantes de graduação e pós graduação

É recorrente os casos de alunos de graduação e/ou pós graduação (mestrado, doutorado,etc) que passam ou já passaram por depressão, Síndrome de Burnout (exaustão mental) e/ou ansiedade no momento de seus estudos, podendo também ter casos de tentativas de suicídio. Infelizmente esse número está crescendo muito no Brasil e existem inúmeros fatores que podem desencadear isso.

Primeiramente é importante destacar a pressão exercida em cima dos alunos por parte tanto da faculdade quanto da própria sociedade. Atualmente muito se exige que o aluno seja nota 100, realize inúmeros estágios e atividades complementares a grade curricular, tenha artigos publicados, além das atividades já exigidas pela faculdade como provas, estágios obrigatórios, Tcc/monografia, trabalhos… Em paralelo a isso, a sociedade também cobra do mesmo muita leitura, cultura, planos familiares, casamentos, filhos, independência financeira…

terapia-online-casule-banner

Nesse momento o aluno passa a não exercer atividades extras da faculdade, deixando seu bem estar e suas prioridades de lado para se focar exclusivamente nas atividades curriculares. Atividades físicas, planos familiares, encontro com amigos, etc passam a não existir mais. Com essa perda de convívio social e de distrações, pode-se aumentar consideravelmente as chances de adquirir alguma doença psicológica.

Além da sociedade e da própria faculdade também há a pressão exigida por orientadores de mestrados, doutorado por exemplo. Cobram perfeição do aluno mas em muitos casos não ficam disponíveis para suas dificuldades em lidar com aquele momento.

É muito importante estarmos atentos a qualquer mudança de comportamento e alterações fisiológicas (apetite, sono, intestino) nessas situações e caso seja notada alguma mudança deve-se procurar ajuda imediatamente para evitar piora na situação psicológica e física e também para evitar que consequências maiores possam surgir. Caso perceba qualquer alteração procure por ajudas profissionais ou converse sobre seus problemas com amigos, familiares, professores…todos podem te ajudar a enfrentar esse momento de forma mais tranquila e menos dolorosa.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Saúde mental dos estudantes de graduação e pós graduação

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Saúde mental dos estudantes de graduação e pós graduação, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Saúde mental dos estudantes de graduação e pós graduação.

0 comentários

Como tratar a Fobia Social
Como tratar a Fobia Social

Como tratar a Fobia Social

A ansiedade ou fobia social é quando a pessoa no contato social, no contato com o outro tem o seu objeto fóbico de medo, de ansiedade. Assim, qualquer circunstância que ela precise se expor a uma situação social desde as mais simples, como por exemplo, cumprimentar alguém, fazer ou receber um elogio, ela já sente uma ansiedade extrema e com sintomas físicos.
Fome fisiológica versus Fome emocional
Fome fisiológica x Fome emocional

Fome fisiológica x Fome emocional

Não é incomum se deparar com situações e períodos estressantes na vida da maioria das pessoas e uma das primeiras consequências é sair da dieta. Por essa razão a fome fisiológica (homeostática) muitas vezes pode ser confundida com a fome emocional (hedônica). E como diferenciá-las?

O tripé da Autoestima?

Autoestima é um dos assuntos mais falados no momento. E, apesar de aparecer sempre muito atrelado à autoimagem (forma como o indivíduo se enxerga), ela é muito mais que isso.
Leia mais
O tripé da Autoestima

Dicas para lidar com a insônia

Você sabia que os nossos comportamentos e atitudes durante o dia estão totalmente ligados com o nosso sono? Por isso, nesse vídeo, abordei quais são os tipos de insônia, e sugeri algumas mudanças para que você pode adaptar a sua rotina, e como consequência, melhorar a qualidade do seu sono.
Leia mais
Dicas-para-lidar-com-a-Insônia

Objetivos da Orientação Profissional

A Orientação Profissional é um processo de avaliação que auxilia qualquer pessoa, independente da idade, a escolher uma faculdade ou um curso profissionalizante, e até mesmo mudar de carreira.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This