medo de mudança impede de alcançar objetivos

Por que o medo de mudar pode nos atrapalhar a alcançar os nossos objetivos?

Atualizado em 07/10/2019
Por Marcelle Mattos

Por que o medo de mudar pode nos atrapalhar a alcançar os nossos objetivos?

Atualizado em 07/10/2019
Por Marcelle Mattos
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Por que o medo de mudar pode nos atrapalhar a alcançar os nossos objetivos?

Está difícil alcançar seus objetivos? Pois saiba que um dos motivos que pode estar te atrapalhando é o medo da mudança. E isso é muito comum, pois a mudança gera o desconhecido trazendo insegurança e medo. Este medo faz com que a procrastinação seja um comportamento constante na vida das pessoas o que causa frustração e impede que os objetivos e os sonhos sejam alcançados. Muitas vezes nem nos damos conta de nosso medo, simplesmente vamos tocando o barco nos acostumando com as dificuldades de conquistar, fazendo os mesmos planos a cada virada de ano.

O que você pode fazer para que o medo da mudança não seja um entrave do seu crescimento e te impeça de conquistar o que tanto deseja? Se conscientize das conquistas que esse medo está te impedindo de ter, quais são os sabotadores e coloque na balança o que você tem a ganhar e a perder com a nova situação. Saiba que toda mudança gera perdas e ganhos, o que resta saber é se os ganhos são os que você pretende ter e se as perdas valem a pena. Não crie falsas expectativas nem um cenário catastrófico para a mudança, seja realista!

Quando não se busca o emprego, uma situação financeira melhor, um relacionamento saudável, a liberdade, a saúde, a qualidade de vida ou a paz a tendência é entrar num ciclo prejudicial de reclamações, frustrações e vitimização. Muitas vezes acredita-se em verdades que impedem uma tomada de decisões e isto paralisa qualquer ação no sentido da mudança. Sabotadores entram em cena para te afastar ainda mais dos seus sonhos….

Quer um exemplo? Na nossa cultura comemora-se comendo e bebendo, não há mal nenhum nisso, o problema é quando a pessoa come em excesso e aí a comemoração fica em segundo plano, o foco passa a ser a comida e a bebida. Este sabotador é conhecido de muitos, não é? Come-se muito para comemorar e igualmente para afogar as mágoas. Esse comportamento é um sabotador e tanto para quem deseja perder peso e talvez uma âncora que deixará o medo da mudança prevalecer.

terapia-online-casule-banner

A mudança consciente e desejada traz consigo evolução, amadurecimento e amplia nosso autoconhecimento. Resistir à mudança é estacionar, deixar de conquistar e de evoluir seja pessoal ou profissionalmente. Se conscientizar de que tem medo de mudar é o primeiro e mais importante passo. Identifique qual o verdadeiro medo, defina seus objetivos, sonhos e se preciso, mude seus objetivos. Encaixe-os nos seus propósitos de vida!

Identificando a origem do seu medo, você poderá avaliá-lo e combatê-lo. Muitas vezes o medo de mudar não se apoia sobre bases fortes, ele se apoia sobre uma acomodação, uma segurança e por mais que a situação lhe cause algum grau de sofrimento este é familiar, pois você já sabe lidar com ele. Situações novas requerem diferentes posturas, emoções, atitudes e enfrentamentos. É muito mais fácil lidar com o que traz algum tipo de conforto do que bancar uma mudança, não é mesmo?   

Mudar requer motivação. Motivação = motivo + ação. Quando se tem um motivo para agir, ele pode vir de um desejo maior que se torna ação, uma ação consistente no sentido de ir adiante. A verdadeira motivação vem de dentro, de propósitos, de anseios. Para mudar a motivação deve ser assim, vir de dentro, fazer sentido.

Por exemplo, se você estuda para concurso público pode encontrar motivação na estabilidade que o cargo te oferece ou no salário, mas não nos livros que compra para estudar ou nas canetas coloridas para enfeitar o caderno de estudos. A motivação que o livro novo ou as canetas te proporcionam são superficiais, não vão te manter no foco por muito tempo. A mesma coisa acontece no processo de emagrecimento, a motivação que vai te levar ao sucesso deve estar nos benefícios de perder peso, como maior disposição, autoestima, qualidade de vida e não somente poder comprar uma calça um número menor ou emagrecer para aquela festa tão esperada. Isso não vai se sustentar.

O filósofo Immanuel Kant já afirmava que “toda reforma interior e toda mudança para melhor dependem exclusivamente da aplicação do nosso próprio esforço.”

Portanto, faça uma reflexão sobre como andam seus projetos e sonhos. Analise se você está dando a devida importância a eles no seu dia-a-dia, identifique a(s) causa(s) caso você esteja adiando ou cedendo aos sabotadores e quais motivadores você está levando em conta para alcançar o que tanto deseja. Agora que você já sabe o que está te impedindo de realizar seus sonhos, mãos à obra!

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Por que o medo de mudar pode nos atrapalhar a alcançar os nossos objetivos?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Por que o medo de mudar pode nos atrapalhar a alcançar os nossos objetivos?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Marcelle Mattos, aqui no Blog.
Psicóloga pós graduada em Terapia Cognitivo-comportamental. Atende adolescentes, adultos e idosos. Apaixonada pela psicologia e pelo que ela proporciona! Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Por que o medo de mudar pode nos atrapalhar a alcançar os nossos objetivos?.

0 comentários

Como organizar as finanças do casal
Como organizar as finanças do casal

Como organizar as finanças do casal

A primeira coisa que é importante saber é que não existe o que é o ideal para todas as pessoas, ou seja, não há uma forma adequada que vá se encaixar na vida de todos casais. Por isso, é importante que você e seu parceiro(a) conversem e estabeleçam qual vai ser a forma de organização financeira que vai ser melhor para o caso de vocês. Mas, há quatro formas principais para organizar a vida financeira do casal
voce sabe pedir ajuda
Você sabe pedir ajuda?

Você sabe pedir ajuda?

Você provavelmente passou por alguma situação em que sentia que precisava de ajuda , mas não conseguiu pedir. Parece simples, mas muitas pessoas resistem a isso e para elas, pedir ajuda pode representar não só assumir a própria fragilidade, como a exposição dessa fragilidade para outras pessoas.
devo comer de 3 em 3 horas
Devo comer de 3 em 3 horas?

Devo comer de 3 em 3 horas?

Quando se inicia um processo de reeducação alimentar e/ou emagrecimento é muito comum associar “dieta” com o ato de comer de 3 em 3 horas, este tipo de analogia na prática clínica é algo recorrente. Entretanto, quando surge este tipo de questionamento a resposta é: depende.

Você é uma pessoa perfeccionista?

Já ouviu falar sobre o perfeccionismo? Sabia que a longo prazo ele pode causar muitos prejuízos para nossa saúde mental e pode ser fator de risco para transtornos de ansiedade, depressão, burnout e transtornos alimentares?
Leia mais
Você-é-uma-pessoa-perfeccionista

É possível haver relacionamentos abusivos entre pais e filhos?

Sim! É possível sofrer violência na relação entre pais e filhos. Aqui, neste texto, você entenderá mais sobre essa relação tóxica que pode acontecer desde a infância de quem passa por isso. Identificar um relacionamento abusivo na relação entre pai e filho não é nada fácil, considerando que o indivíduo passa por isso desde sempre e pode estar sendo manipulado a enxergar que os castigos e repreensões que sofre são normais devido ao seu mau comportamento.
Leia mais
É possível haver relacionamentos abusivos entre pais e filhos

Fui traído(a) e não consegui superar

É muito comum que pessoas decidam permanecer em um relacionamento mesmo após uma traição. A questão é que muitas vezes, a insegurança, a desconfiança e conflitos por causa disso tomam conta do relacionamento.
Leia mais
Fui-traído-e-não-consegui-superar

Síndrome da Boazinha: Você já ouviu falar sobre ela?

Você conhece alguém que sempre precisa da aprovação do outro, que se colocam em segundo plano, necessitam agradar todos ao redor e sentem dificuldade em dizer não, mesmo que não tenha tempo ou não tenha interesse para atender tais solicitações? Se sim, talvez você sofra com a “Síndrome da Boazinha”
Leia mais
Síndrome da Boazinha- Você já ouviu falar sobre ela

O que você precisa saber sobre timidez

Qual o limite entre a timidez natural e aquela que ultrapassa uma característica de personalidade mais reservada? Não devemos enxergar a timidez como algo ruim e que precisa ser tratada, a não ser que esteja causando prejuízos.
Leia mais
O-que-você-precisa-saber-sobre-timidez-BLOG

Esse texto é um resposta…

O que quer ser quando crescer? Com certeza você já ouviu algumas vezes esta pergunta quando era criança. Se é adolescente anda se perguntando sobre qual profissão seguir e tem se deparado com uma grande decisão que deverá tomar mais cedo ou mais tarde.
Leia mais
Esse texto é um resposta...

Por que me preocupo tanto?

Nós nos preocupamos com uma ampla variedade de coisas, desde tarefas mais simples do dia a dia, como não atrasar-se para um compromisso, até problemas mais graves e complexos.
Leia mais

O que faz um casamento dar certo ou dar errado?

O para sempre, sempre acaba! Homem não presta! Casou, acabou! Você já deve ter escutado e até ter sido vítima de alguma dessas crenças que nos são passadas de geração em geração. Mas será que são regras ou apenas crenças?
Leia mais
O-que-faz-um-casamento-dar-certo
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This