O-poder-de-ser-otimista-casule
O poder de ser Otimista
1 de fevereiro de 2018
O-Que-é-o-Marketing-Multinível-e-Como-o-Coaching-Pode-Ajudar-a-Aumentar-Suas-Vendas-Neste-Nicho-tiago-curcio
O Que é o Marketing Multinível e Como o Coaching Pode Ajudar a Aumentar Suas Vendas Neste Nicho
3 de fevereiro de 2018

Pensamento Rápido – Treine Seu Cérebro Diariamente

Pensamento-Rápido-–-Treine-Seu-Cérebro-Diariamente-tiago-curcio

Da mesma forma que os músculos do corpo precisam de exercícios regulares para se tornarem fortes, o cérebro precisa ser exercitado para que possa desempenhar o seu potencial máximo e esteja sempre afiado. O pensamento rápido e a boa memória são ótimos exemplos de benefícios que se tem ao treinar a mente com frequência. Se você quer saber o que precisa fazer para exercitar-se neste sentido, continue acompanhando e confira as sete dicas poderosas que preparei!

Dicas Para Treinar o Cérebro e Ter o Pensamento Rápido

O nosso cérebro está em constante funcionamento, mas isso não significa, necessariamente, que esteja sendo exercitado. Realizar sempre as mesmas atividades o mantém em sua zona de conforto, é a realização de tarefas diferentes e que exijam esforço dele que funcionarão como treinamento. Estimular a mente diariamente é o que fará com que desenvolva a habilidade de pensar rápido e ter um raciocínio cada vez mais eficaz.

1 – Alimente-se de Forma Saudável

Os alimentos funcionam como o combustível que o corpo precisa para se manter em funcionamento. Apenas o cérebro consome 20% de todos os nutrientes e oxigênio que ingerimos. Nesse sentido, o primeiro passo para treinar a mente é fazer uma alimentação saudável e, assim, oferecer tudo o que ela precisa para se manter forte.

Salmão, sardinha, ovos, tomate, brócolis, oleaginosas e grãos integrais são exemplos de alimentos que trazem benefícios para o cérebro e potencializam o seu funcionamento. Lembre-se que dar preferência para alimentos naturais ao invés de industrializados é sempre o melhor caminho para a sua saúde de uma forma geral, o que inclui tanto o corpo quanto a mente.

2 – Substitua a Tecnologia Pelo Raciocínio

A tecnologia nos oferece uma série de facilidades para realizar diversas atividades no dia a dia, contudo, o que traz inúmeras vantagens pode fazer com que nos tornemos reféns dela. Então, ao invés de forçarmos a memória para lembrar de um número de telefone, vamos logo recorrendo à agenda do celular. Com isso, deixamos de exercitar a mente e perdemos a oportunidade de estimular o nosso cérebro.

Sempre que possível, substitua as facilidades da tecnologia pelo seu raciocínio. Nesse sentido, ao invés de usar aplicativos de GPS sempre que for a um lugar novo, por exemplo, veja o caminho antes e permita que o seu cérebro se esforce para se lembrar das ruas que deve percorrer. O mesmo vale para os cálculos de dinheiro, trocos e mais uma infinidade de atividades que podem ser facilmente realizadas pela sua mente.

3 – Adquira o Hábito de Ler

leitura não é capaz apenas de aliviar as tensões, mas, também, de proporcionar outras perspectivas sobre as coisas. Muito mais do que apenas agilidade, pensar rápido requer conhecimento, e os livros são a melhor maneira de exercitar o seu cérebro e expandir o seu pensamento. Leia não apenas como uma forma de lazer, mas também para aumentar o seu conhecimento e de exercitar seu cérebro e suas capacidades mentais.

Ao escolher as obras que irá ler, procure por opções de outras áreas do conhecimento, além daquelas relacionadas ao seu trabalho e áreas pelas quais já tem interesse. Essa é uma ótima maneira de oferecer às suas redes neurais novas informações para que sua mente absorva e memorize, assim como fazem os mecanismos de busca online.

4 – Mantenha o Pensamento Positivo

As pessoas inseguras estão a todo o momento se desacreditando, o que faz com que sofram com ansiedade e estresse perante as mais diversas situações. Saiba que o nervosismo pode comprometer o seu raciocínio e deixá-lo lento e confuso, atrapalhando que se tenha um pensamento rápido.

A melhor maneira de evitar que ideias nocivas e limitantes te atrapalhem e comprometam o seu desempenho, é começar a treinar o seu cérebro para manter o pensamento positivo. Para isso, é fundamental que invista em autoconhecimento e aprenda a identificar as suas qualidades e habilidades. Dessa forma, aos poucos, você conseguirá transformar a positividade em um hábito e verá a diferença que isso irá fazer na hora de tomar decisões rápidas.

5 – Aprenda Coisas Novas

Dê trabalho para o seu cérebro e busque sempre aprender novas coisas, o que pode incluir um novo idioma, tocar um instrumento musical, enfim, fazer os mais diferentes tipos de cursos. Todas as novas informações que absorver estarão ajudando a estimular a sua mente, tornando-a cada vez mais ágil. Quanto mais curioso você for, mais irá aprender e se desenvolver.

Além de servir para exercitar o cérebro, essa sede por conhecimento trará benefícios para todos os âmbitos da sua vida, com grande destaque para a área profissional. Afinal, quanto mais qualificações e habilidades tiver, mais preparado para as oportunidades que aparecerem estará.

6 – Durma o Suficiente

Quando se trata de fortalecer os músculos do corpo ou o cérebro, o descanso é tão importante quanto o exercício. Nesse sentido, é essencial que proporcione descanso para a sua mente durante o período que julgar necessário. Alguns afirmam que seja necessário dormir, pelo menos, oito horas por dia, enquanto outros dizem que seis horas seja o suficiente. A verdade é que cada indivíduo sabe identificar as suas necessidades e é importante estar atento para supri-las.

Para dormir as horas necessárias todas as noites, procure criar uma rotina organizada e, também, tenha um ritual para desacelerar a mente. Evitar o uso de aparelhos eletrônicos que emitam luz muito intensa, como celulares, tablets e computadores, pelo menos uma hora antes de dormir irá facilitar o processo e ajudar a prevenir a insônia.

7 – Faça Exercícios de Memória

Exercitar a sua memória irá ajudar a evitar que você tenha aquele famoso “branco”, em que todos os pensamentos parecem desaparecer. Isso pode ser feito das mais diversas maneiras, como através de palavras-cruzadas, por exemplo. Esse passatempo tão antigo é capaz de te ajudar a impulsionar a sua memória, preparando-a para agir quando for necessário pensar rápido.

Outros exemplos de atividades que ajudam a exercitar a memória incluem: sudoku, dominó, quebra-cabeças do tipo puzzle, jogos de cálculo, caça-palavras, palavras cruzadas entre outros. São opções que podem lhe proporcionar momentos agradáveis de lazer e, de quebra, treinarem o seu cérebro a fim de torná-lo mais forte.

Ter a mente bem desenvolvida é uma das coisas mais importantes que uma pessoa pode conquistar. Afinal, bens e dinheiro podem ser perdidos, mas o conhecimento é permanente. E você, tem exercitado o seu cérebro? Que tal começar agora mesmo a colocar as dicas que compartilhei em prática? Aproveite as minhas dicas poderosas e turbine sua mente!

Copyright: https://www.shutterstock.com/pt/g/vitalas

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/pensamento-rapido-treine-seu-cerebro-diariamente/

Comentários

comentários

Tiago Curcio
Tiago Curcio
Life Coach e palestrante que admira e vive a área de performance, acrescenta em suas sessões o melhor da Programação Neurolinguística. Adora ficar com a família, pedalar, meditar e caminhar ouvindo audiobook ;)

Os comentários estão encerrados.

Marcar Consulta