Quando armazenar se torna sintoma de uma doença chamada TOC?
4 de maio de 2016
Como a Terapia Cognitivo-Comportamental funciona?
9 de maio de 2016

Não há receitas que funcionem para todas as pessoas, mas acredito que algumas questões podem ser observadas e quem sabe trazer algum benefício, tais como:

Relacionamentos

Analise a possibilidade de equilíbrio de todos os tipos de relacionamentos em sua vida. Relacionamentos podem enriquecer: amigos, conhecidos, amigos íntimos e confiáveis para confidências, pessoas que são apenas conhecidas, mas você as cumprimenta com alegres “como vai?”, familiares com quem você poderá contar nos momentos difíceis, amantes (que pode incluir namorado, marido, ficante, etc), e colegas de trabalho e mentores, etc.

Aparência

Vejo que há diferença entre boa aparência e aparência adequada. Para estarmos confortavelmente inseridos socialmente podemos perceber quando seria mais interessante usar bermuda e quando  usar roupa social. Também faz parte da adequação você conseguir olhar no espelho e gostar do que vê. Considero importante ter uma análise critica sobre nós mesmos. Também não podemos esquecer que o mundo pode ser um tanto preconceituoso e as vezes podem fazer uma primeira avaliação  considerando a aparência.

Ser afirmativo

Talvez você se comporte de forma diferente a diferentes pessoas e não percebe que isso acontece. Pode ser mais submisso diante de uns e mais espontâneo diante de outros.  Já parou para pensar no porque disso? É porque as pessoas podem influenciar como os outros devem reagir a elas – e também não percebem que fazem isso. Uma boa forma de fazer isso é sendo afirmativo: você pode se colocar de forma segura e não ter medo de dizer o que pensa, mas não se esqueça de ser elegante.

Ser independente

Pense em todas as formas de independência que lhe interessa e considere lutar por cada uma delas. Ser independente emocional e financeiramente pode ser interessante. Faça de tudo para que suas decisões não sejam baseadas no quanto as pessoas o aprovariam ou no quanto você ficaria desamparado caso vá por um caminho contrário aos desejos dos outros. Isso inclui as pessoas que não separam um relacionamento frustrante porque precisa de ser mantida financeiramente pelo outro. Também inclui as pessoas que compram, comem e usam coisas que não gostam mas sentem que precisam agrada as outras pessoas mais do que a si mesmas.

Ser autônomo

Iniciativa. Ter em mente quais são os seus valores e o que é importante para você. Não se deixar levar por modas. Avalie sempre o que é importante para você e lute para colocar em pratica. Pense por você mesmo.

Cultive um amor

O amor enriquece nossa vida, um amor romântico, um amor físico ou um amor platônico. Ok, sabemos que ter tudo o tempo todo pode não ser possível, mas as lembranças também alimentam nossa alma e não fique triste se o amor romântico já se foi. Desfrute suas lembranças, mas faça de tudo para não perder oportunidades de manter ou iniciar um amor. Avalie o que você pode fazer, como pode conhecer pessoas novas.

Planos para o futuro

Se não souber aonde quer ir poderá andar em círculos. Isso vale para um passeio de domingo como vale para sua vida, carreira e relacionamentos. Tente decorar um cômodo sem antes planejar como gostaria que fosse o resultado final e você terá uma bagunça com elementos lindos que não combinam nada com nada. Assim pode ser com a vida, sem pensar o que gostaria de obter você investirá tempo e dinheiro em coisas e pessoas que no final não valeram a pena.

Atividades prazerosas

Ter lazer pode ser interessante. Saiba que ficar deitado a tarde toda não é lazer, é preguiça, talvez a preguiça pode ser util em alguns momentos mas será que está dentro da sua necessidade? Descubra o que  te encanta e  pratique. Se sinta eficiente em alguma coisa. Se puder transformar esta eficiência em renda, ou seja em trabalho, melhor, se não conseguir ok também, pratique mesmo assim. Mude de atividades e experimente coisas novas. Não fique chateado de mudar de atividade, o importante que sempre haja algo legal para fazer.

Cuide de seus pensamentos

Gostamos de pensar que tudo o que passa em nossas mentes é verdadeiro, mas nem sempre é. Gostamos de pensar que não somos preconceituosos, mas podemos ser. Você pode se deixar levar pela primeira impressão que  as pessoas transmitem, pode crer que qualquer impressão seja intuição. Podemos ser preguiçosos e não nos darmos ao trabalho de analisar nossas conclusões apressadas.  Considere que aquele “egoísta” possa ser alguém que passou por muitas dificuldades e não sabe se expressar direito. Considere que o “malvado” possa estar correto em suas colocações. Mesmo que depois de uma destas analises você perceba que sua conclusão inicial estava correta valeu a pena este exercício mental – você pode ter aberto sua mente para novas possibilidades.

FONTE:http://www.marisapsicologa.com.br/dicas-para-uma-vida-melhor.html

Comentários

comentários

Redatora Casule
Redatora Casule
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marcar Consulta