fbpx

O QUE FAZER COM O MAU HUMOR?

Atualizado em 29/09/2014
Por Redatora Casule

O QUE FAZER COM O MAU HUMOR?

Atualizado em 29/09/2014
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O QUE FAZER COM O MAU HUMOR?

TPM-controle-o-mau-humor-comendo-certo

Todos nós temos momentos de mau humor! A oscilação de emoções faz parte do dia a dia: alternamos momentos de alegria com momentos de tristeza, de tédio, irritação, excitação, etc. É normal ficar irritado e de mau humor quando as coisas não caminham da forma como você gostaria, quando algo que você planeja dá errado, quando você cria expectativas e elas não se concretizam ou mesmo quando tudo à sua volta parece conspirar contra você. Mas daí a manter-se de mau humor e, pior ainda, descarregar seu mau humor em alguém que nada tem a ver com a situação que gerou esse estado de humor, pode se tornar um problema para o mal-humorado gerando conflitos, brigas, discussões e até afastamento das pessoas queridas que não suportam conviver com o seu mau humor.

Estamos aqui falando do mau humor que acontece de vez em quando, por causas específicas e problemas reais que muitas pessoas não sabem ou não conseguem lidar bem, que provocam irritação e incômodo o que, por sua vez, traz o mau humor. Nesses casos, o mau humor é passageiro e se desfaz na medida em que o problema que o causou é resolvido.
Mas existe o mau humor constante, que está presente em todas as situações: é uma doença chamada distimia, uma forma crônica de depressão e que precisa de tratamento psiquiátrico e psicológico ao mesmo tempo. A pessoa distímica vive reclamando de tudo: sempre está de mau humor e não vê graça ou prazer em nada, vendo tudo a sua volta com um olhar negativo e pessimista. Mesmo que essa pessoa herde uma fortuna, que poderia resolver todos os seus problemas financeiros, ela só pensa nos problemas que esse dinheiro todo pode lhe trazer como o risco de um sequestro ou assalto, inveja dos outros e a aproximação de gente interessada em explorá-la. Se a distimia não for tratada, a pessoa pode entrar em depressão profunda! Para diagnosticar a distimia, é preciso que os sintomas existam por, pelo menos, 2 anos seguidos.

Pessoas mal humoradas costumam ficar estressadas: o nível de sua ansiedade se eleva, o que pode colaborar para que elas se tornem cada vez mais irritadas, gerando um círculo vicioso onde há cada vez mais irritação, estresse e mau humor. Como consequência, a pessoa pode comer demais ou perder o apetite; envolver-se com álcool ou drogas, como forma paliativa de aliviar seu mau humor; é comum apresentar distúrbios do sono (dormir demais ou ter insônia); o mal humorado pode buscar o isolamento para evitar de se irritar com as outras pessoas; torna-se pessimista; sente fadiga crônica.

O estresse crônico também pode gerar uma série de doenças físicas como gastrite, úlcera, síndrome do intestino irritável, alergias, diminuição do sistema imunológico, hipertensão, alterações metabólicas, etc.

Vale dizer que, embora o mau humor possa ser transmitido geneticamente, ele também pode ser aprendido dentro da família: pais mal-humorados, que reclamam de tudo, costumam ter filhos mal humorados. É fundamental que a pessoa mal humorada busque a ajuda profissional de um psicólogo quando seu mau humor atrapalha ou interfere na sua vida, quando traz problemas nas diversas esferas do dia a dia e, principalmente, para evitar um mal maior que o mau humor e a tensão elevada podem causar a longo prazo. O tratamento psicológico leva a pessoa a mudar a sua forma de encarar seus problemas, a pensar e agir de forma mais positiva, resgatando o prazer de viver.

Quero acrescentar que o estado de humor também depende da forma como a pessoa encara os problemas do dia a dia e de que forma ela aprendeu a lidar com eles: se ela está de mau humor, todos os problemas se amplificam, ao contrário da pessoa bem humorada que, com seu bom humor, consegue encará-los de forma mais positiva, encontrando mais facilmente a solução: o mal-humorado, ao invés de ir atrás de resolver o problema, “prefere” se lamentar ad eternum porque tem um problema.

terapia-online-casule-bannerPowered by Rock Convert

Algumas dicas para afastar o mau humor do dia a dia:

1. Divirta-se com seu pet: brincar com seu animal de estimação é um grande remédio para relaxar. Sempre que estiver nervoso ou irritado, tente acariciar o bichinho e verá o resultado!

2. Faça coisas simples e divertidas: cantar no chuveiro logo de manhã, assistir a filmes de comédia, ouvir suas músicas favoritas e dançar ao som delas.

3. Mantenha contato com as pessoas de que mais gosta: bater papo com bons amigos toda a semana, fará você rir e ver os problemas com outros olhos.

4. Exercite-se: faça uma atividade aeróbica – dançar, jogar bola, pedalar…

5. Olhe para trás: quando estiver mal-humorado, relembre os momentos ruins que já superou. Isso trará sensação de calma e relaxamento.

Fonte:  http://cerejafina.com/categoria/comportamento

banner-paisagem-ebook-manejo-da-ansiedade-v1.1-curtoPowered by Rock Convert
Casule Play

O QUE FAZER COM O MAU HUMOR?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre O QUE FAZER COM O MAU HUMOR?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui.


Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: O QUE FAZER COM O MAU HUMOR?.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quero-emagrecer-por-onde-começo
Quero emagrecer, por onde começo?

Quero emagrecer, por onde começo?

Chás emagrecedores, dietas milagrosas, produtos caríssimos: quem de nós nunca recorreu a estes artifícios para emagrecer? No vídeo de hoje a nutricionista Isa Polastri traz três dicas de como iniciar e se manter nesse processo de maneira efetiva, com passos simples, leves e seguros.
Saúde-mental-e-as-redes-sociais
Saúde mental e as redes sociais

Saúde mental e as redes sociais

Existem muitas pesquisas que relacionam problemas de saúde mental, principalmente depressão e ansiedade, com o uso excessivo das redes sociais. E não é pra menos que este assunto se tornou corriqueiro nas rodas de conversa. Mas o que acontece para que um número...

treine sua assertividade
Treine sua assertividade

Treine sua assertividade

Muito se fala sobre os tipos de comportamentos e a importância dos modelos de comunicação, sejam eles passivo, assertivo ou agressivo, mas você já parou para pensar como você costuma se posicionar?
Por-que-alguns-casais-se-recuperam-de-uma-traição-e-outros,-não
Por que alguns casais se recuperam de uma traição e outros não?

Por que alguns casais se recuperam de uma traição e outros não?

Descobrir que os votos de fidelidade foram quebrados causa muita dor. Esse sentimento é forte porque a relação amorosa é uma das mais íntimas que estabelecemos e isso faz com que tudo o que é vivenciado nela seja muito intenso. A infidelidade é ser traído naquilo que é mais íntimo e que gera tanta expectativa, ao mesmo tempo em que começamos a nos questionar aonde nós falhamos e se fomos incompetentes em cuidar da relação.
Você-sabe-o-que-é-consciência-emocional
Você sabe o que é consciência emocional?

Você sabe o que é consciência emocional?

Estamos o tempo todo prestando atenção nos sinais que o nosso corpo manda. É febre, dor de cabeça, prisão de ventre... A consciência emocional é quando agimos assim com as nossas emoções. É prestar atenção no que estamos sentindo, reconhecendo e dando nome às emoções que se manifestam com mais intensidade quando passamos por determinadas situações.

Como identificar que seu filho precisa de psicoterapia?

A infância é uma fase marcada por transformações e crescimentos, tanto no âmbito físico quanto no emocional. É uma fase do desenvolvimento e maturação neurocognitiva de grande importância. A família precisa estar atenta as respostas comportamentais e emocionais. Os motivos para buscar a Psicoterapia na infância são diversos. A psicoterapia infantil é um caminho para ajudar a criança a lidar com essas questões. Estimular para que aprendam a lidar de forma funcional com o conjunto de emoções, pensamentos e comportamentos desencadeados nas mais diversas situações.
Leia mais
Como-identificar-que-seu-filho-precisa-de-psicoterapia

Alimentação pode minimizar os sintomas da menopausa

A menopausa é uma fase da vida das mulheres que pode trazer sintomas como ondas de calor, irritabilidade, ganho de peso, depressão, entre outros. A alimentação se torna importante no manejo destes sintomas e pode promover um bem-estar geral para as mulheres.
Leia mais
alimentação-pode-minimizar-os-sintomas-da-menopausa

Como lidar com a necessidade de controle?

A necessidade de controle é um mecanismo de enfrentamento utilizado por muitas pessoas que, normalmente,são perfeccionistas, inflexíveis, rígidas. O objetivo principal desse mecanismo é obter segurança e não se sentir vulnerável com os imprevistos.
Leia mais

Como resolver sua autoestima?

Nesse vídeo vou te fornecer um instrumento que vai te ajudar a solucionar seus problemas com a sua autoestima. Tá achando que é milagre? Não! O resultado vai depender das suas atitudes, porém será satisfatório.
Leia mais
Como-resolver-sua-autoestima

Como se posicionar?

Sabe aquela pessoa que sempre se comporta de forma rígida e agressiva? Você tem dificuldade em se posicionar quando isso acontece e acaba se sentindo constrangido ou com algum receio ou trava quando alguém te trata dessa forma? Se você quer aprender a se posicionar, esse vídeo é para você!
Leia mais

Ansiedade

O medo é um sentimento inato que nasce conosco. Já a ansiedade é um sentimento secundário oriundo do medo. Ela é um sentimento que todos nós temos, não há ninguém que tenha uma ansiedade zero. Assim sendo, a ansiedade basal de todos os seres humanos estão sempre maior que zero.
Leia mais

Como reduzir a celulite

A celulite é um processo de desestruturação em que a pele perde seu aspecto firme. Atualmente afeta cerca de 98% das mulheres de todo o mundo. Será que a alimentação pode contribuir na diminuição da celulite? A resposta é SIM e pode ser mais fácil do que você imagina! Assista ao vídeo completo e saiba como.
Leia mais
Como reduzir a celulite

Dicas para melhorar a sua Autoestima

Autoestima é uma auto avaliação positiva ou negativa, envolvendo o sentimento acerca de si próprio (como eu me sinto) e o autojulgamento a partir do que a sociedade impõe (como ''devo'' me sentir).
Leia mais
Dicas para melhorar a sua Autoestima

Você pensa sobre seus medos?

O medo é um estado emocional muito importante, associado ao nosso mecanismo de proteção, sobrevivência e adaptação. Os medos estão relacionados a característica do objeto, contexto ou situação temida, mas também a avaliação subjetiva desses fatores. A forma como pensamos as situações, impacta diretamente em como nos sentimos e lidamos com elas. O que acha de avaliarmos nossos medos?
Leia mais
Você-pensa-sobre-seus-medos
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This