acumulação-compulsiva-psicologia-casule
Acumulação Compulsiva (Vídeo Completo)
23 de maio de 2018
medo-na-infância-psicologia-casule
Como lidar com o medo infantil? (Vídeo Completo)
25 de maio de 2018

O Que é o Bem-Estar Mental e Por Que Ele é Importante Para Você?

O Que é o Bem-Estar Mental - coaching - casule

Muitos relacionam a saúde exclusivamente ao pleno funcionamento das funções do corpo, contudo, o bem-estar mental é tão importante quanto o físico e emocional. Na realidade, ambos estão conectados e é fundamental que os indivíduos busquem cuidar da mente tanto quanto cuidam do corpo. Falar a respeito desse assunto é necessário porque ainda existem muitos preconceitos quando se trata de saúde mental. Porém, saiba que sentir-se desconfortável em relação a algum sentimento ou circunstância não é frescura, e tem solução.

O Que é o Bem-Estar Mental?

O bem-estar mental consiste em administrar sentimentos e emoções, sejam eles positivos ou negativos, de forma equilibrada, independente de fatores externos. Nesse sentido, quando algo ruim acontece, por exemplo, o indivíduo se sente triste por um período, mas a situação não o desestabiliza por completo e logo ele se recupera. Basicamente, o bem-estar mental consiste em, acima de tudo, conseguir sentir-se bem consigo mesmo e, assim, conviver em harmonia com outras pessoas.

A Importância do Bem-Estar Mental

A mente é quem comanda o corpo e, por isso, ela precisa estar bem para que se consiga realizar as atividades normais do dia a dia e, principalmente, o faça se sentindo bem e tenha felicidade ao viver. Uma pessoa que está com depressão ou qualquer outro tipo de transtorno psíquico tem suas funções prejudicadas, o que, inclusive, pode se refletir no corpo e causar sintomas físicos, como taquicardia, tremores, sudorese excessiva, falta de ar.

Através de cuidados com foco no bem-estar mental é possível obter os seguintes benefícios:

  • Ter controle sobre as emoções;
  • Adotar uma visão mais positiva sobre a vida;
  • Fazer boas escolhas tanto em relação à vida pessoal quanto profissional;
  • Ser mais produtivo;
  • Ter satisfação ao realizar diversos tipos de atividades;
  • Viver com tranquilidade;
  • Ter relacionamentos mais positivos.

Quando as coisas vão bem no âmbito psíquico, a vida se torna mais leve e o indivíduo se sente mais forte para superar desafios e viver em plenitude. Todos têm o direito de ser felizes, de conquistar seus sonhos, desfrutar de bons momentos ao lado daqueles que ama, aprender com os erros, guardar memórias, e isso inclui você. Cuidar da sua mente irá te proporcionar mais qualidade de vida e saúde.

7 Dicas Poderosas Para Promover o Bem-Estar Mental

Os cuidados com a mente devem ser parte da sua rotina e não apenas medidas para reverter algum quadro. Como diz o ditado, prevenir é melhor do que remediar, então, ao adotar alguns hábitos poderá evitar que venha a sofrer algum tipo de transtorno psicológico, como estresse, ansiedade, depressão e tantos outros. Aproveite e confira algumas dicas que irão ajudar a promover o seu bem-estar mental.

1 – Mantenha Atenção Sobre Suas Emoções e Sentimentos

Em uma escala de 0 a 10, o quanto você se conhece verdadeiramente? Saberia dizer a origem dos seus sentimentos e as emoções que cada um deles é capaz de gerar? Buscar respostas para essas perguntas fará com que tenha maior entendimento sobre a sua essência e assuma o controle da sua vida. Através do autoconhecimento poderá se tornar uma pessoa mais segura e ciente de suas qualidades, o que te tornará mais forte mentalmente.

2 – Exerça a Gratidão

A gratidão é um sentimento poderoso e capaz de levar uma pessoa pessimista a mudar a visão que tem sobre si e o mundo. Para fazer com que ela se torne um hábito na sua vida, comece a fazer listas com, pelo menos, três motivos pelos quais se sentiu grato no dia que passou. Assim, aprenderá a mudar o foco das coisas negativas e descobrirá que tem muitas razões para ser feliz.

3 – Aprenda a Viver o Momento Presente

É grande o número de pessoas que não desfruta o momento presente por se preocupar demais com o futuro, deixando-se dominar pela ansiedade. Nesse sentido, deixam de aproveitar um momento em família, por exemplo, porque estão pensando nas obrigações que precisam cumprir no dia seguinte. Esse é um comportamento bastante nocivo e um grande fator gerador de estresse. Ao aprender a viver cada momento com atenção plena passará a valorizar mais cada instante com tranquilidade.

4 – Movimente-se

Como disse no início, corpo e mente estão conectados, e através das atividades físicas é possível beneficiar ambos simultaneamente. Quando se movimenta, o corpo libera endorfina, conhecida popularmente como o hormônio do prazer. Então, todo o desânimo que muitos sentem antes de sair para caminhar, correr ou ir para a academia é compensado após a realização de algum tipo de exercício. Encontre uma atividade que goste e faça dela parte da sua rotina, assim como se alimentar e dormir.

5 – Fortaleça as Relações

O ser humano é um ser social e, por esse motivo, as relações são muito importantes para o bem-estar mental de um indivíduo. Vale lembrar que a ideia não é se tornar dependente de outra pessoa, mas sim de manter relacionamentos positivos que contribuam para a sua felicidade. Ter amigos e familiares com quem contar em momentos delicados e para dividir alegrias é maravilhoso. Esteja ao lado deles também e exercite a reciprocidade.

6 – Cuide-se

Cuidar de si envolve tanto a saúde física quanto mental, além de manter a atenção em seu comportamento caso notar que algo não vai bem. Se perceber que está se sentindo estressado com frequência, por exemplo, veja o que pode fazer para relaxar e reduzir o ritmo. Procure sempre cuidar de si com o mesmo carinho com que cuida daqueles que ama. Pratique o autocuidado e trate-se com amor!

7 – Aprenda a Dizer Não

Muitas pessoas sofrem porque sentem dificuldade em dizer não. Com isso, aceitam coisas que não lhe agregam apenas por receio de serem rejeitadas ou de magoarem alguém. Sufocar as suas vontades, além de causar sofrimento, pode ser o início de diversos tipos de transtornos psicológicos. Então, é importante que aprenda que negar algo não é feio e nem falta de educação, mas sim um sinal de maturidade, inteligência, autocompaixão e autoconfiança.

Espero que as informações e dicas que compartilhei neste artigo te conscientizem a respeito da importância de buscar o seu bem-estar mental. Quando você se sente bem consigo mesmo tem força, motivação e energia para realizar tudo o que deseja e se torna muito mais feliz e realizado em sua vida pessoal e profissional. Cuide bem da sua mente e viva o seu extraordinário!

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/bem-estar-mental-por-que-ele-e-importante-para-voce/

Comentários

comentários

Os comentários estão encerrados.

Marcar Consulta