O-Que-são-Ativadores-Mentais--tiago-curcio

O Que são Ativadores Mentais?

Atualizado em 05/02/2018
Por Tiago Curcio

O Que são Ativadores Mentais?

Atualizado em 05/02/2018
Por Tiago Curcio
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O Que são Ativadores Mentais?

Você sabe o que são Ativadores Mentais? Pois bem, embora possa ainda não saber qual é a definição exata, saiba que você e todos os seres humanos são influenciados, direta e indiretamente, por eles. Também popularmente chamados de “gatilhos mentais” (eu prefiro ativadores), os ativadores são espécies de influenciadores que nos persuadem a tomar todos os tipos de decisões em todas as esferas de nossa vida.

E por falar em tomada de decisão, estima-se que ao longo do dia, tomemos mais de mil pequenas decisões. Segundo os cientistas da Ben Gurion University, nos Estados Unidos, isso pode até nos levar a um transtorno chamado “Cansaço de decidir”.  Os ativadores surgem então, como atalhos, bem menos cansativos, e que nos ajudam a lidar com as mais diversas situações cotidianas de modo mais produtivo.

Os ativadores mentais estão relacionados com fatores sociais, emocionais e instintivos a que todos os seres humanos estão expostos. De modo geral são desencadeados por sensações e emoções, entretanto, também são de cunho muito pessoal, ou seja, o que funciona para mim e para você, pode não funcionar do mesmo jeito para outra pessoa.

Por isso podemos dizer que pessoas diferentes têm emoções diferentes que resultam em ações diferentes também. Não é á toa que uma propaganda funcione tão bem para determinado público, enquanto que outro, mesmo tendo visto e ouvido a mesma mensagem, fique totalmente indiferente ao seu conteúdo. Por isso, existem os gatilhos certos para as pessoas certas. Lembre-se sempre disso quando quiser persuadir, convencer ou influenciaralguém.

Como os Ativadores Mentais são Ativados

Os nossos cinco sentidos são os ativadores das ideias de uma pessoa. Na prática isso significa que sempre somos levados a tomar determinada decisão com base na: visão, audição, tato, olfato e paladar. Se fossemos colocar na ordem de engatilhamento, poderíamos dizer que imagem e som se destacam primeiro, na sequência vem à influência do toque e por último cheiro e gosto.

terapia-online-casule-banner

Por isso mesmo se você está iniciando ou fazendo uma dieta, nada de ir até pizzarias e redes de fast foods, onde a combinação de imagem e cheiro se mistura de forma inebriante e podem te fazer cair em tentação. Quanto mais longe destes estímulos mais fácil é não sucumbir a eles.

Como podemos perceber até aqui, os ativadores mentais são mecanismos físicos e emocionais que nos fazem tomar determinados tipos de decisões. Servem como uma espécie de atalho, nos fazendo ter um estoque de informações e memórias que nos fazem tomar um ou outro caminho, de modo mais rápido.

Imagine como seria cansativo para o nosso cérebro ter que avaliar profundamente tudo o que nos acontece diariamente! Ficaríamos quase que 100% do nosso tempo qualificando os contextos e sobrecarregando a nossa mente, o que de maneira alguma seria produtivo para nós, pois como bem sabemos, precisamos agir também.

Viu como os ativadores mentais são poderosos instrumentos que o nosso cérebro desenvolveu para nos ajudar na tomada de decisão? E você, quais são as influências que te fazem decidir por A ou B? Comente e deixe sua opinião abaixo.

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/o-que-sao-ativadores-mentais/

Life Coach e palestrante, auxilia empresários a usar a internet para desenvolver seus negócios. Admira e vive a área de auto performance, acrescenta em suas sessões de Coaching o melhor da Programação Neurolinguística (PNL). Adora ficar com a família, correr, meditar e trabalhar. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo
Casule Play

O Que são Ativadores Mentais?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre O Que são Ativadores Mentais?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Tiago Curcio, aqui no Blog.
Life Coach e palestrante, auxilia empresários a usar a internet para desenvolver seus negócios. Admira e vive a área de auto performance, acrescenta em suas sessões de Coaching o melhor da Programação Neurolinguística (PNL). Adora ficar com a família, correr, meditar e trabalhar. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: O Que são Ativadores Mentais?.

0 comentários

Fobia Social

A fobia social é um tipo de Ansiedade que se manifesta diante da exposição a outras pessoas.
Leia mais

A mulher em cada fase do ciclo menstrual

Mulher, você sente que seu humor muda muito em cada momento do mês? Isso pode estar relacionado a cada fase do ciclo menstrual. Venha ver esse vídeo, se conhecer e entender como agir em cada momento desta fase.
Leia mais

Vivendo no piloto automático

Você sabia que você pode estar vivendo no piloto automático? No vídeo de hoje vamos falar sobre como podemos ter pensamentos, sentimentos e comportamentos sem mesmo nos darmos conta que eles estão lá!
Leia mais

As 5 linguagens do autoamor

Neste vídeo, Cris Schumann fala sobre as 5 linguagens do autoamor e a como desenvolver uma admiração e valorização maior sobre si mesmo.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This