Mitos e verdades sobre a psicoterapia

Mitos e verdades sobre a psicoterapia

Atualizado em 22/02/2021
Por Marcelle Mattos

Mitos e verdades sobre a psicoterapia

Atualizado em 22/02/2021
Por Marcelle Mattos
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Mitos e verdades sobre a psicoterapia

Aperte o play para escutar este conteúdo.

Apesar de a psicoterapia estar ganhando seu merecido espaço na atualidade, ainda existem pessoas que resistem a procurar ajuda de um profissional quando têm algum tipo de sofrimento psíquico, seja ele no âmbito pessoal, seja nos relacionamentos. Atualmente, estamos falando mais sobre a importância da saúde mental e de cuidar das emoções, mas é importante desmitificar alguns pontos que ainda persistem. 

Deveríamos nos atentar para os sinais que nos dão nossas emoções tanto quanto fazemos com os sinais físicos. Pense na importância que você dá quando surge alguma dor no seu corpo ou uma febre. Logo você procura a causa pensando o que pode ter provocado aquele sintoma: “Será que peguei muito peso?” ou “Por que estou com febre? Será da garganta, uma virose?” E então você avalia se precisa procurar um profissional para tratar aquele problema. Assim deveríamos fazer com nossas emoções. Se você está há um tempo vendo o mundo com uma lente triste e pessimista, se sente que precisa de uma ajuda profissional ou se a ansiedade está alcançando picos que te atrapalham no dia a dia, busque ajuda. 

Muitos ainda acreditam que psicólogo só trata de pessoas loucas…

Esse pensamento não poderia estar mais errado! Afinal, a psicoterapia é indicada para quem passa por um sofrimento que pode estar relacionado com a autoestima, com o desempenho, com incertezas, insatisfação, relacionamentos, enfim com algum aspecto de sua vida com o qual não esteja sabendo lidar mas também é indicada para quem sofre com algum tipo de transtorno mental. Para quem tem transtorno a psicoterapia é necessária juntamente com a consulta de um médico psiquiatra para avaliar a necessidade de se utilizar medicamentos. Caso não seja esse o seu caso, você pode colher os benefícios de procurar um psicólogo se sentir necessidade.

Outra fala muito comum é “Eu não preciso de terapia, tenho uma amiga que me dá ótimos conselhos.” Os amigos são muito importantes sem dúvida, mas não substituem um profissional. O psicólogo cognitivo comportamental faz seu trabalho baseado em métodos e evidências científicas, além de proporcionar uma escuta ativa, sem julgamentos e direcionada para detectar padrões de comportamentos e pensamentos disfuncionais facilitando assim com que o paciente possa ver sua vida sob outra perspectiva, mais realista e funcional. O autoconhecimento e a ressignificação são inerentes ao processo terapêutico.

O medo de ser rotulado com algum transtorno desencoraja muitos a procurarem o tratamento adequado. Para quem sofre de algum transtorno, o diagnóstico diz das possibilidades de tratamento e não das limitações e rótulos. Tratar adequadamente uma condição trará qualidade de vida e menos sofrimento. 

terapia-online-casule-banner

Fazer psicoterapia pode te trazer inúmeros benefícios como a consciência e regulação emocional, além melhorar seu relacionamento consigo mesmo e com o mundo a partir de uma mudança de perspectiva e conhecimento de suas próprias vulnerabilidades.

Como disse a pesquisadora e escritora americana Brené Brown, o que nos torna fracos não são nossas vulnerabilidades, já que todos as temos, mas sim o nosso medo diante dela. Conhecer nossas fraquezas só vai nos deixar mais fortes!

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Mitos e verdades sobre a psicoterapia

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Mitos e verdades sobre a psicoterapia, você pode  agendar o seu horário clicando aqui.


Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Marcelle Mattos, aqui no Blog.
Psicóloga pós graduada em Terapia Cognitivo-comportamental. Atende adolescentes, adultos e idosos. Apaixonada pela psicologia e pelo que ela proporciona! Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Mitos e verdades sobre a psicoterapia.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionamento-à-distância-dá-certo-BLOG
Relacionamento a distância dá certo?

Relacionamento a distância dá certo?

Neste vídeo, nossa psicóloga Cristiane Schumann fala sobre as principais dificuldades enfrentadas por casais de se relacionam à distância. Dra. Cristiane explica, por exemplo o aumento das desconfianças, ciúmes e conflitos que o casal passa a ter. E dá dicas espetaculares para amenizar os afeitos da distância, da insegurança e da saudade.
ativação mental da depressão
Ativação comportamental na depressão

Ativação comportamental na depressão

A depressão é um tipo de transtorno mental que pode se tornar incapacitante dependendo do nível de adoecimento psíquico que o indivíduo se encontra. É caracterizado pela alteração de humor, sendo presente sentimentos de tristeza, apatia, vazio ou irritabilidade, acompanhado de alterações somáticas e cognitivas que afetam de forma significativa a capacidade de funcionamento do indivíduo, podendo estar associada a pensamentos suicidas.

Como o viés da negatividade pode afetar sua vida

O viés é a tendência a prestar mais atenção em determinadas coisas do que em outras. Segundo a neurociência, os seres humanos desenvolveram ao longo da evolução da espécie uma tendência a se sentirem mais afetados por aspectos negativos do que por outros positivos. É como se fosse uma “programação” que auxiliou o homem primitivo a garantir a sua sobrevivência nos primórdios da nossa existência.
Leia mais
Como o viés da negatividade pode afetar sua vida

As 4 formas mais comuns de violência infantil

Embora a violência infantil seja um assunto difícil de ser abordado, seu debate é de extrema importância. Em primeiro lugar porque ela está presente no cotidiano de muitas crianças e adolescentes brasileiros, se mostrando como um grande problema de saúde pública, além disso, ela pode afetar profundamente a vida das vítimas.
Leia mais
4-formas-mais-comuns-de-violencia-infantil-BLOG

Adoecimento Psicológico causado pela Pandemia

Desde o início da pandemia, ouvimos falar muito sobre os efeitos do vírus no corpo e suas possíveis consequências físicas. Pouco se fala sobre o aumento de pessoas com adoecimento emocional, manifestados exatamente por esse período de isolamento, medo, angústias e dúvidas.
Leia mais
Adoecimento Psicológico causado pela Pandemia

Quando a ansiedade se torna um problema?

Você tem sofrido com ansiedade? Sabe quando ela se torna um problema? Nesse vídeo te explico o que é a ansiedade e te ajudo a identificar quando ela se torna prejudicial em nossas vidas.
Leia mais
Quando-a-ansiedade-se-torna-um-problema-BLOG

O que fazer diante de uma escolha difícil?

Alguma vez na vida já tivemos que lidar com um dilema ou uma decisão difícil. Quando estamos nessas situações, nossa mente facilmente entra em ação, tentando descobrir o que fazer, para "fazer a decisão correta".
Leia mais
O-que-fazer-diante-de-uma-escolha-dificil

Você sabe o que é fibromialgia?

A fibromialgia é uma síndrome que tem afetado muitas pessoas, principalmente mulheres entre os 30 e 50 anos. Ela é caracterizada pelo aumento da sensibilidade dolorosa em diversos pontos do corpo e acompanha também alguns outros sintomas como: distúrbio do sono, fadiga, ansiedade e depressão.⁣
Leia mais
Você sabe o que é fibromialgia

Sempre antecipo que algo ruim vai acontecer

Você é daquelas pessoas que sempre fica ansiosa e antecipa que algo ruim, catastrófico vai acontecer... que ao criar expectativas, associa a elas um tom de negatividade, de que possivelmente não dará certo?
Leia mais
Antecipação-negativa-BLOG
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This