fbpx
Download [ebook] desafios da mulher moderna casulePowered by Rock Convert

O ser humano possui evolutivamente a necessidade de vínculos sociais, de forma que se perceber sozinho pode desencadear transtornos mentais, alterar o sistema imunológico e até mesmo potencializar gatilhos de quadros demenciais, entre outros. Contudo, vale ressaltar que se julgar sozinho tem impacto maior do que estar de fato só. 

Consideremos como solidão o afastamento do convívio em grupos sociais, bem como ausência de relações afetivas mais próximas. Muitas vezes as pessoas se incomodam com momentos solitários, o que é diferente de estarem, de fato, sozinhas. O amparo social e afetivo é uma necessidade básica na vida humana, de forma que sua ausência implica em alterações cognitivas e biológicas significativas, além de alterações no humor. 

Ter o seu espaço, ser capaz de realizar atividades de prazer e até mesmo organizar sua rotina com certo grau de liberdade, sendo capaz de ficar bem em sua própria companhia, não é necessariamente ruim. O que estamos considerando aqui é a percepção de distanciamento social, com baixa conexão e identificação com outras pessoas, o que resulta em vínculos enfraquecidos. 

Cuidar de nossos laços sociais é tão importante quanto do corpo e da mente, pois suas relações são diretas. Mais do que isso, considerar as formas de interpretação e avaliação das relações, aquilo que nos afasta e aproxima de pessoas importantes, pode ser de muita valia no entendimento dessa necessidade básica. 

As cognições sociais permitem ajustar comportamentos ao meio social, ter empatia em nossas interações e coordenar respostas emocionais subjacentes. Pessoas com dificuldades nessas habilidades tendem a se sentirem desconfortáveis e pouco adequadas ao convívio, o que pode agravar seu afastamento.

A saúde mental necessita, entre outras coisas, de boas relações e interações. Vínculos sociais fortalecidos aumentam o sentido que a pessoa atribui à vida, potencializam motivações e estimulam capacidades de auto regulação importantes. Dessa forma, estar entre pessoas, principalmente aquelas que nos fazem bem, pode ser uma excelente estratégia para melhorar a qualidade de vida e saúde mental. 

Download [ebook] desafios da mulher moderna casulePowered by Rock Convert

Share This