Estratégias-para-lidar-com-o-TDAH-blog

Estratégias para lidar com o TDAH

Atualizado em 24/02/2021
Por Nayara Benevenuto

Estratégias para lidar com o TDAH

Atualizado em 24/02/2021
Por Nayara Benevenuto
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Estratégias para lidar com o TDAH

Aperte o play para escutar este conteúdo.

O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade tem como característica essencial um padrão persistente de desatenção, hiperatividade e impulsividade que interferem no funcionamento ou no seu desenvolvimento. 

A desatenção está associada à dificuldade em manter o foco em atividades da vida diária. A hiperatividade pode ser entendida como uma atividade motora excessiva, onde se percebe uma inquietude exacerbada, se mexendo ou “batucando” algo com frequência, tendo dificuldade em se manter parado. E a impulsividade, que são ações precipitadas podendo apresentar um potencial elevado em causar danos. 

É muito importante ressaltar que a avaliação de um profissional correto é essencial para o diagnóstico. Pois muitas vezes crianças, adolescentes e adultos, podem apresentar alguns comportamentos ou sintomas presentes no TDAH, no entanto, não preencherem os critérios necessários para o diagnóstico.

Quais as dificuldades a pessoa que possui TDAH geralmente pode apresentar?

Repetição frequente de erros, alterações de humor, dificuldade em seguir rotinas, esquecer reuniões de trabalho ou compromissos pessoais, esbarrar/quebrar ou entornar as coisas com frequência, iniciar mais de uma tarefa e não concluir, desentendimentos frequentes no relacionamento (tendo uma grande incidência em términos e divórcios), perder ou esquecer objetos pessoais, no trânsito por exemplo se distrair ou ao atravessar a rua não olhar com devida atenção… 

Quais estratégias podem ser realizadas para viver de forma mais funcional?

Se planejando e se organizando!

terapia-online-casule-banner
  • Crie espaços específicos para guardar chaves, carteira, contas ou outros itens que você perde com facilidade 
  • Use post-it como lembrete para coisas indispensáveis e importantes. Deixe em locais muito visíveis e usados
  • Tenha um agenda para anotar os compromissos e risque o que já foi cumprido
  • Use relógios e alarmes como lembretes
  • Pratique exercício físico, pois alivia o estresse, gasta energia e melhora o humor 
  • Tenha uma alimentação saudável, a ingestão de muito carboidrato, açúcar e cafeína interferem na saúde e sintomas do TDAH. 
  • Durma bem, ter um sono de má qualidade dificulta manter o foco e atenção, influenciando também em outros sintomas 
  • Faça as tarefas agora, evite adiar o que pode ser realizado no momento 
  • Realize uma coisa de cada vez para conseguir concluir 
  • Aprenda a dizer não, muitas vezes a impulsividade ou hiperatividade faz com que você acredite na hora que “pode dar conta de executar tudo” e você pode acabar se sobrecarregando. Pare, pense e avalie para tomar uma decisão. 
  • Nos relacionamentos, busque ter um diálogo, dizer como se sente e suas dificuldades. Veja o que é possível cada um fazer para evitar as situações que geram maior conflito. Reserve um tempo só pra você e faça coisas que goste. 

O tratamento mais indicado é a Terapia Cognitivo Comportamental, pois além de auxiliar em estratégias no dia a dia, é realizada uma reestruturação cognitiva, promovendo também uma autoavaliação e autocontrole de acordo com a sua demanda. E claro, em alguns casos o tratamento é associado ao uso de medicamento por meio de acompanhamento médico.

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Estratégias para lidar com o TDAH

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Estratégias para lidar com o TDAH, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Nayara Benevenuto, aqui no Blog.
Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Estratégias para lidar com o TDAH.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como organizar as finanças do casal
Como organizar as finanças do casal

Como organizar as finanças do casal

A primeira coisa que é importante saber é que não existe o que é o ideal para todas as pessoas, ou seja, não há uma forma adequada que vá se encaixar na vida de todos casais. Por isso, é importante que você e seu parceiro(a) conversem e estabeleçam qual vai ser a forma de organização financeira que vai ser melhor para o caso de vocês. Mas, há quatro formas principais para organizar a vida financeira do casal
voce sabe pedir ajuda
Você sabe pedir ajuda?

Você sabe pedir ajuda?

Você provavelmente passou por alguma situação em que sentia que precisava de ajuda , mas não conseguiu pedir. Parece simples, mas muitas pessoas resistem a isso e para elas, pedir ajuda pode representar não só assumir a própria fragilidade, como a exposição dessa fragilidade para outras pessoas.
devo comer de 3 em 3 horas
Devo comer de 3 em 3 horas?

Devo comer de 3 em 3 horas?

Quando se inicia um processo de reeducação alimentar e/ou emagrecimento é muito comum associar “dieta” com o ato de comer de 3 em 3 horas, este tipo de analogia na prática clínica é algo recorrente. Entretanto, quando surge este tipo de questionamento a resposta é: depende.

Você é uma pessoa perfeccionista?

Já ouviu falar sobre o perfeccionismo? Sabia que a longo prazo ele pode causar muitos prejuízos para nossa saúde mental e pode ser fator de risco para transtornos de ansiedade, depressão, burnout e transtornos alimentares?
Leia mais
Você-é-uma-pessoa-perfeccionista

É possível haver relacionamentos abusivos entre pais e filhos?

Sim! É possível sofrer violência na relação entre pais e filhos. Aqui, neste texto, você entenderá mais sobre essa relação tóxica que pode acontecer desde a infância de quem passa por isso. Identificar um relacionamento abusivo na relação entre pai e filho não é nada fácil, considerando que o indivíduo passa por isso desde sempre e pode estar sendo manipulado a enxergar que os castigos e repreensões que sofre são normais devido ao seu mau comportamento.
Leia mais
É possível haver relacionamentos abusivos entre pais e filhos

Fui traído(a) e não consegui superar

É muito comum que pessoas decidam permanecer em um relacionamento mesmo após uma traição. A questão é que muitas vezes, a insegurança, a desconfiança e conflitos por causa disso tomam conta do relacionamento.
Leia mais
Fui-traído-e-não-consegui-superar

Síndrome da Boazinha: Você já ouviu falar sobre ela?

Você conhece alguém que sempre precisa da aprovação do outro, que se colocam em segundo plano, necessitam agradar todos ao redor e sentem dificuldade em dizer não, mesmo que não tenha tempo ou não tenha interesse para atender tais solicitações? Se sim, talvez você sofra com a “Síndrome da Boazinha”
Leia mais
Síndrome da Boazinha- Você já ouviu falar sobre ela

O que você precisa saber sobre timidez

Qual o limite entre a timidez natural e aquela que ultrapassa uma característica de personalidade mais reservada? Não devemos enxergar a timidez como algo ruim e que precisa ser tratada, a não ser que esteja causando prejuízos.
Leia mais
O-que-você-precisa-saber-sobre-timidez-BLOG

Esse texto é um resposta…

O que quer ser quando crescer? Com certeza você já ouviu algumas vezes esta pergunta quando era criança. Se é adolescente anda se perguntando sobre qual profissão seguir e tem se deparado com uma grande decisão que deverá tomar mais cedo ou mais tarde.
Leia mais
Esse texto é um resposta...

Por que me preocupo tanto?

Nós nos preocupamos com uma ampla variedade de coisas, desde tarefas mais simples do dia a dia, como não atrasar-se para um compromisso, até problemas mais graves e complexos.
Leia mais

O que faz um casamento dar certo ou dar errado?

O para sempre, sempre acaba! Homem não presta! Casou, acabou! Você já deve ter escutado e até ter sido vítima de alguma dessas crenças que nos são passadas de geração em geração. Mas será que são regras ou apenas crenças?
Leia mais
O-que-faz-um-casamento-dar-certo
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This