O que é Terapia do esquema?

A terapia do esquema é uma psicoterapia cognitiva integrativa desenvolvida por Young que ampliou os conceitos e tratamentos cognitivo-comportamentais tradicionais.

Tal proposta abrange alguns elementos advindos da teoria do apego, gestalt e psicanálise e propôs um modelo conceitual rico e unificador. Dessa forma, a terapia do esquema é vista como uma evolução da terapia cognitiva.

 

O que são esquemas?

Para Young, os esquemas são chamados de “esquemas iniciais desadaptativos” por serem padrões emocionais, cognitivos e comportamentais iniciados em nosso desenvolvimento desde a infância e se repetem ao longo da vida, influenciando o paciente e trazendo uma série de prejuízos em vários contextos.

Todos os pensamentos, comportamentos, sentimentos e experiências de vida relevantes para os esquemas o tornam mais elaborado e reforçado, perpetuando-o ao longo da vida, sendo que a sua natureza disfuncional torna-se mais evidente na vida adulta, na interação com as outras pessoas.

Os esquemas são desenvolvidos quando as necessidades emocionais não são satisfeitas na infância. Toda criança precisa de vínculo seguro com os outros, autonomia, liberdade de expressão, espontaneidade e limites/autocontrole. Quando essa necessidade não é suficiente, o esquema se origina.

Além disso, há dois fatores que favorecem a origem dos esquemas: o temperamento e a presença de experiências precoces na vida da criança, como ambiente familiar instável, pouco afeto e maus tratos, por exemplo.

Os esquemas são agrupados em cinco domínios:

  1. desconexão e rejeição (ligado ao sentimento de frustração com relação às expectativas de segurança, estabilidade, carinho e empatia)
  2. autonomia e desempenho prejudicados (dificuldade em ser autônomo e independente)
  3. limites prejudicados (deficiência nos limites internos, pela ausência de responsabilidade com os demais
  4. direcionamento para o outro (foco excessivo para os desejos e sentimentos dos outros, em função da constante busca de obtenção de amor
  5. supervigilância e inibição (bloqueio da felicidade, auto-expressão, relaxamento. As regras são rígidas sobre desempenho).

Esquemas presentes em cada domínio

Existem três estilos de enfrentamento desses esquemas, a resignação, evitação e supercompensação. Na resignação, os pacientes consentem com o esquema, que são reforçados havendo uma repetição do comportamento autoderrotista na vida adulta.

Já na evitação, o paciente tenta viver sem consciência dos seus esquemas, como se ele não existisse. Já na supercompensação, os pacientes lutam contra o esquema, comportando-se e relacionando-se como se o oposto do esquema fosse verdadeiro.

Exemplo: no esquema de abandono, os pacientes resignados escolhem parceiros que não assumem compromissos. Já a evitação é quando o paciente evita qualquer tipo de relacionamento íntimo.

Se o paciente supercompensa o esquema, ele se comporta de modo a “sufocar” o parceiro, para aumentar a chance de ser abandonado e assim, confirmar tal esquema.

 

Quais são os objetivos e funcionamento da terapia do esquema?

A readaptação dos esquemas é o objetivo final da terapia e envolve a mudança comportamental, à medida que os pacientes aprendem padrões comportamentais mais adaptativos e suprem as suas necessidades centrais.

Para isso o terapeuta avalia quais esquemas são mais ativados pelo paciente, as estratégias de enfrentamento mais utilizadas ao longo da vida, psicoeducação dos esquemas e utilização de técnicas cognitivas, vivenciais e comportamentais.

 

Quando procurar?

A terapia do esquema é indicada para pacientes com transtornos psicológicos crônicos, transtornos de personalidade, pacientes resistentes ao tratamento, pacientes com problemas difíceis de tratar ou com muitas recaídas de ansiedade e depressão.

 

Qual é o papel do psicólogo terapeuta?

Ajudar o paciente a obter suas necessidades emocionais atendidas de maneira adaptativa, através da mudança de esquemas, estilo de enfrentamento e modos.

Vale ressaltar a principal diferença entre as terapias cognitivas tradicionais e a terapia do esquema: a terapia do esquema coloca mais ênfase no vínculo terapeuta-paciente.

A aliança terapêutica é utilizada como instrumento terapêutico na medida em que o terapeuta reparentaliza o paciente e participa ativamente das técnicas vivenciais, que requer confiança do paciente em relação ao terapeuta.

Conheça nosso especialista neste assunto aqui

 
 

Depoimentos

O que nossos clientes estão dizendo sobre isto...

  • depoimento-lilian-gardenia-clinica-casule
    Já fui porque precisava de uma mãozinha na organização da minha mente, que hoje com o apoio da psicóloga Auxiliatrice está na mais perfeita ordem, o apoio que recebi foi fundamental na minha vida naquele momento confuso. Leia mais
    5 estrelas
  • Riliann Costa
    Há um tempo atrás, eu enfrentei a pior fase da minha vida. a história quase acabou de maneira trágica. felizmente eu conheci a clinica Casule no momento certo, e principalmente a psicologa Nayara, que foi um divisor de águas na minha vida. Com do tratamento hoje estou infinitamente mais leve e tranquilo. Tenho uma visão das coisas e de mundo totalmente diferente hoje, uma visão mais clara e calma, e consigo passar pelas dificuldades da vida sem transtornos. eu tenho muito que agradecer a clinica, e principalmente a Nayara, serei eternamente grato por tudo, principalmente por toda a atenção que recebi, mesmo fora de horário de trabalho. um dia espero retribuir tudo que fizeram por mim. Obrigado por tudo de coração, Nayara =)
    5 estrelas
  • Maria Fernanda
    Lugar para ser bem acolhido, receber um atendimento cuidadoso, carinhoso. As profissionais são excelentes, em especial a Nayara que além de competente é super carinhosa, atenciosa, cuidadosa. Uma linda e querida! Recomendo fortemente!
    5 estrelas
    Maria Fernanda
  • Mariana Toledo
    Clínica com ótimos profissionais ???? Adorei minha dieta elaborada pela nutricionista.
    5 estrelas
  • Maria Das Graças Oliveira
    Um excelente local para se encontrar serenidade e auto-controle. Adoro as sessões de psicoterapia com a Nayara. Profissional séria, responsável, que chega ao nosso coração na primeira consulta.O acolhimento que todos nós precisamos.O atendimento é diferenciado e o carinho e atenção da minha linda e gentil psicóloga é tudo de que eu preciso.
    5 estrelas
  • Maria José Sinhoroto
    Excelentes profissionais! Indico a psicóloga Nayara, de grande competência!!
    5 estrelas
  • Fernanda Sinhoroto
    Excelentes profissionais! Recomendo a psicóloga Nayara, a qual eu tenho grande confiança!
    5 estrelas
  • Vágner Benatti Fernandes
    Encantado por ter encontrado Cristiane Schumann e sua equipe. Com inteligência, afeto e paciência, nos ajuda, a mim e a minha família, a nos conhecer e a sermos o melhor que pudermos e conseguirmos. Lugar de metamorfoses... Gratidão. 5 estrelas
  • Wanderson Leite Lacerda
    Não basta o conhecimento da Psicologia para se fazer psicologia. Ela precisa ser feita com alma, que se traduz no sentido que se dá ao paciente em aprender a amar a si mesmo, com repercussão no amor aos outros. Quando se reconstrói cognições distorcidas ou dilaceradas, é a Psicologia agindo com alma, ofertando o sentido de viver. Isso você encontra na Casule Saúde e Bem-estar.Competência e segurança, além de muito amor ao próximo, você comprovará na dedicação da Cristiane Schumann. Não tenha medo em conferir. 5 estrelas
  • Erika Scoralick Rooke
    Indico muito a profissional Nayara. Excelente pessoa e terapeuta. 5 estrelas
  • João Francisco
    Ótimo clínica! Equipe muito profissional. Ingrid secretária um amor de pessoa. Nayara psicóloga maravilhosa, muito competente! Recomendo! 5 estrelas
  • Sergio Antonio da Silva
    São excelentes profissionais, fiquei impressionado com o atendimento que minha filha teve. Eu recomendo 5 estrelas
  • Kamila Toledo
    Lugar organizado, acolhedor e de fácil acesso. Profissionais qualificados, atenciosos, pontuais e que garantem um trabalho ímpar. 5 estrelas
  • Maria Fernanda
    Lugar para ser bem acolhido, receber um atendimento cuidadoso, carinhoso. As profissionais são excelentes, em especial a Nayara que além de competente é super carinhosa, atenciosa, cuidadosa. Uma linda e querida! Recomendo fortemente! 5 estrelas
  • Giovana Scoralick Rooke
    Ótimo ambiente e excelentes profissionais! Super indício, e em especial recomendo a profissional Nayara! Vcs irão amar, muito atenciosa e competente ! 5 estrelas
  • Maria Aparecida Henriques
    Atendimento impecável, seriedade e competência. Agradeço pelo trabalho realizado comigo.Aplaudo e parabenizo a equipe pela dedicação dada aos clientes. 5 estrelas
  • Flávia De Sales Guilarducci
    Ahh eu tenho um carinho especial pela clínica. Trabalho incrível, local organizado e acolhedor! Profissionais dedicados e especializados resultam em ótimo atendimento! Fui paciente por um ano e minha melhora é imensurável. Agradeço em especial a linda e excepcional Nayara, que com muita dedicação e atenção me fez uma mulher capaz de lidar melhor com os sentimentos, emoções e dificuldades! Super recomendo o trabalho dessa equipe! 5 estrelas
  • Giovanni Bergamaschine
    É um atendimento impecável, carinhoso, exclusivo, onde as psicólogas são todas de uma atenção inigualável. Super Recomendo!   5 estrelas
  • Sandra Helena
    Excelente trabalho profissionais competentes e dedicadas!!! 5 estrelas
 

Marque sua sessão agora!

 
Escolha a melhor opção e faça o pré-agendamento da sua sessão.
Nossa equipe vai confirmar o horário e vai te contactar.

Perguntas Frequentes

A terapia do esquema é de curto prazo?
Dependendo do paciente, pode ser breve, de médio ou de longo prazo e ser realizada em conjunto com outros tratamentos, como a terapia cognitivo-comportamental e medicação psicotrópica.
A terapia do esquema é indicada para todos os casos?
Não. A terapia do esquema não é adequada nos seguintes casos: (1) se o paciente estiver em crise em alguma área da vida; (2) se o paciente for psicótico; (3) se o paciente tiver algum transtorno agudo, severo, requerendo atenção imediata; (4) se o paciente estiver atualmente abusando de álcool ou de outras drogas em um nível de moderado a severo; (5) se o problema presente for situacional e não parecer se relacionar ao padrão de vida do paciente.
Qual é o público alvo da terapia?
A terapia do esquema atende a crianças, adolescentes, adultos, casais e famílias, além de orientação aos pais. Há possibilidade também da terapia de grupo.

Notícias relacionadas

Estas notícias estão relacionadas com o conteúdo desta página. Leia mais e deixe o seu comentário ;)

BLOG

Agende agora mesmo a sua primeira consulta

 
Marcar Consulta