Por que algumas pessoas têm dificuldade de aceitar elogios, e como fazer para mudar isso

 O que está por trás do comportamento de quem sempre tem uma justificativa na ponta da língua, quando é elogiado? (Por exemplo, “são seus olhos”, “é o preto que emagrece”, “ah, comprei baratinho numa liquidação.

 Alguns precisam de confirmação deste elogio, ao desmerecer a si mesmos estão solicitando – de forma disfarçada e até inconsciente – uma confirmação do elogio. É como se dissessem “adorei o que você disse, fala mais, me elogie mais”. A necessidade da confirmação pode vir da falta de auto estima ou da insegurnaça, ela quer gostar de si mesma e precisa da ajuda de outras pessoas para isso – o elogio cumpre bem esta função.

 Existe alguma ligação entre a auto-imagem da pessoa e esse comportamento? Em outras palavras, a forma que ela se vê pode estar distante da realidade?

 Pode ser que em alguns casos a dificuldade em aceitar elogios venha de uma auto imagem que não corresponde à imagem que outras pessoas estão percebendo.

 Se desvencilhar de elogios pode ser uma forma de autodefesa? Pode ser um comportamento associado a pessoas mais fechadas, com dificuldade de criar proximidade com o outro?

 Pode ser uma auto sabotagem. O elogio pode ser um momento carregado de emoção. A emoção, principalmente emoção positiva, é justamente a “cola” que une as pessoas. Se você quiser estreitar relacionamento com qualquer pessoa, seja amigo ou namorado, providenciar situações onde poderão compartilhar sentimentos intensos pode ajudar, veja filmes fortes, comemore a vitória do time. O elogio também pode significar que você é percebido e reconhecido, isso é muito intimo. Aliás, é recomendado que se faça elogios às pessoas que deseja proximidade.

Participe e aprenda mais sobre bem-estarPowered by Rock Convert

 Muita gente age como se todos os elogios fossem falsos ou motivados por interesse. O que há por trás dessa percepção?

 Talvez sejam pessoas que não tiveram oportunidade de viver, em suas infâncias, relacionamentos verdadeiros, com expressão de carinho sincero, podem ter dificuldade em acreditar nas pessoas que as elogiam hoje.

 Qual o peso da falsa modéstia? É comum a pessoa recusar o elogio ou se justificar mesmo acreditando nele?

 É muito comum. Nossa cultura ensina que é “feio ser convencido”. Aceitar um elogio significa que você admite que está bem, que é inteligente ou que fez algo bem feito a ponto de ser percebido por outra pessoa. Algumas pessoas só aceitam estarem no centro das atenções – que é o que acontece no momento do elogio – se usarem este momento para auto depreciação.

FONTE:http://www.marisapsicologa.com.br/dificuldade-de-aceitar-elogios.html

Share This