Dicotomia e a polarização de ideias

Atualizado em 15/05/2019
Por Redatora Casule

Dicotomia e a polarização de ideias

Atualizado em 15/05/2019
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Dicotomia e a polarização de ideias

Algumas pessoas se definem como sendo 8 ou 80, afirmando que não aceitam “meio termo” para as coisas. Quais são as consequências desse modo de ver o mundo?

Os pensamentos são sinalizadores de nossas percepções, seja sobre nós mesmos, sobre o mundo ou até mesmo sobre o futuro. Eles refletem regras e crenças que construímos ao longo de nossas vidas, de acordo com experiências, valores, aprendizagens, etc. Todo esse esquema de crenças influencia nossa interação com o meio, mediando e interpretando os eventos, o que chamamos de filtros mentais. 

A influência que as nossas percepções e regras prévias exercem sobre nossos padrões emocionais e comportamentais é fundamental para entendermos as formas com que reagimos e lidamos com situações. A dicotomia é uma forma de polarizar os pensamentos entre “tudo” ou “nada”, refletindo uma limitação na flexibilidade que a pessoa apresenta ao ler o contexto. 

terapia-online-casule-banner

A pessoa dicotômica oscila entre a situação ideal e a situação indesejada, não considerando avanços entre elas. Como exemplo, podemos citar o pensamento “ou eu sigo 100% da dieta, ou desisto e volto a comer de tudo”, ou ainda percepções como “se eu não fechar as provas, melhor trancar a faculdade”. Esse modo de pensar reflete a intolerância a falhas e pequenas imperfeições, levando a pessoa do 8 para o 80. 

A maior consequência de tal padrão de pensamento é a instabilidade de decisões, comprometendo o engajamento em tarefas de persistência, e podendo alterar significativamente o humor. Cognitivamente falando, é um modelo de pensamento que pode desconsiderar ganhos, minimizar qualidades e levar a conclusões precipitadas, uma vez que não assume os níveis existentes entre os extremos. Além disso, a dicotomia pode levar a maiores índices de ansiedade frente a essas situações, já que a flexibilidade, limitada nesses casos, aumenta a capacidade de adaptação a novos contextos e resolução de problemas.

Sendo assim, é fundamental um trabalho de flexibilização, com aumento da tolerância a erros e maior equilíbrio nas tomadas de decisões, na busca por padrões cognitivos adaptados e coerentes com as demandas do contexto. Dessa forma, a pessoa aumenta sua capacidade de análise, de adequação e equilíbrio. 

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Dicotomia e a polarização de ideias

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Dicotomia e a polarização de ideias, você pode  agendar o seu horário clicando aqui.


Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Dicotomia e a polarização de ideias.


0 comentários

Relacionamento-à-distância-dá-certo-BLOG
Relacionamento a distância dá certo?

Relacionamento a distância dá certo?

Neste vídeo, nossa psicóloga Cristiane Schumann fala sobre as principais dificuldades enfrentadas por casais de se relacionam à distância. Dra. Cristiane explica, por exemplo o aumento das desconfianças, ciúmes e conflitos que o casal passa a ter. E dá dicas espetaculares para amenizar os afeitos da distância, da insegurança e da saudade.

Ativação comportamental na depressão

A depressão é um tipo de transtorno mental que pode se tornar incapacitante dependendo do nível de adoecimento psíquico que o indivíduo se encontra. É caracterizado pela alteração de humor, sendo presente sentimentos de tristeza, apatia, vazio ou irritabilidade, acompanhado de alterações somáticas e cognitivas que afetam de forma significativa a capacidade de funcionamento do indivíduo, podendo estar associada a pensamentos suicidas.
Leia mais
ativação mental da depressão

Orientação Profissional

Escolher uma profissão nem sempre é um caminho fácil. E em muitos momentos pode desencadear sofrimentos emocionais, ansiedade, angústias, medos... para isso existe a Orientação Profissional!
Leia mais
Orientaçã-profissional-BLOG

Como o viés da negatividade pode afetar sua vida

O viés é a tendência a prestar mais atenção em determinadas coisas do que em outras. Segundo a neurociência, os seres humanos desenvolveram ao longo da evolução da espécie uma tendência a se sentirem mais afetados por aspectos negativos do que por outros positivos. É como se fosse uma “programação” que auxiliou o homem primitivo a garantir a sua sobrevivência nos primórdios da nossa existência.
Leia mais
Como o viés da negatividade pode afetar sua vida

As 4 formas mais comuns de violência infantil

Embora a violência infantil seja um assunto difícil de ser abordado, seu debate é de extrema importância. Em primeiro lugar porque ela está presente no cotidiano de muitas crianças e adolescentes brasileiros, se mostrando como um grande problema de saúde pública, além disso, ela pode afetar profundamente a vida das vítimas.
Leia mais
4-formas-mais-comuns-de-violencia-infantil-BLOG

Adoecimento Psicológico causado pela Pandemia

Desde o início da pandemia, ouvimos falar muito sobre os efeitos do vírus no corpo e suas possíveis consequências físicas. Pouco se fala sobre o aumento de pessoas com adoecimento emocional, manifestados exatamente por esse período de isolamento, medo, angústias e dúvidas.
Leia mais
Adoecimento Psicológico causado pela Pandemia

Quando a ansiedade se torna um problema?

Você tem sofrido com ansiedade? Sabe quando ela se torna um problema? Nesse vídeo te explico o que é a ansiedade e te ajudo a identificar quando ela se torna prejudicial em nossas vidas.
Leia mais
Quando-a-ansiedade-se-torna-um-problema-BLOG

O que fazer diante de uma escolha difícil?

Alguma vez na vida já tivemos que lidar com um dilema ou uma decisão difícil. Quando estamos nessas situações, nossa mente facilmente entra em ação, tentando descobrir o que fazer, para "fazer a decisão correta".
Leia mais
O-que-fazer-diante-de-uma-escolha-dificil
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This