Liberdade-ou-solidão-blog-casule

Liberdade ou solidão?

Atualizado em 20/09/2019
Por Redatora Casule

Liberdade ou solidão?

Atualizado em 20/09/2019
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Liberdade ou solidão?

O ser humano possui evolutivamente a necessidade de vínculos sociais, de forma que se perceber sozinho pode desencadear transtornos mentais, alterar o sistema imunológico e até mesmo potencializar gatilhos de quadros demenciais, entre outros. Contudo, vale ressaltar que se julgar sozinho tem impacto maior do que estar de fato só. 

Consideremos como solidão o afastamento do convívio em grupos sociais, bem como ausência de relações afetivas mais próximas. Muitas vezes as pessoas se incomodam com momentos solitários, o que é diferente de estarem, de fato, sozinhas. O amparo social e afetivo é uma necessidade básica na vida humana, de forma que sua ausência implica em alterações cognitivas e biológicas significativas, além de alterações no humor. 

Ter o seu espaço, ser capaz de realizar atividades de prazer e até mesmo organizar sua rotina com certo grau de liberdade, sendo capaz de ficar bem em sua própria companhia, não é necessariamente ruim. O que estamos considerando aqui é a percepção de distanciamento social, com baixa conexão e identificação com outras pessoas, o que resulta em vínculos enfraquecidos. 

terapia-online-casule-banner

Cuidar de nossos laços sociais é tão importante quanto do corpo e da mente, pois suas relações são diretas. Mais do que isso, considerar as formas de interpretação e avaliação das relações, aquilo que nos afasta e aproxima de pessoas importantes, pode ser de muita valia no entendimento dessa necessidade básica. 

As cognições sociais permitem ajustar comportamentos ao meio social, ter empatia em nossas interações e coordenar respostas emocionais subjacentes. Pessoas com dificuldades nessas habilidades tendem a se sentirem desconfortáveis e pouco adequadas ao convívio, o que pode agravar seu afastamento.

A saúde mental necessita, entre outras coisas, de boas relações e interações. Vínculos sociais fortalecidos aumentam o sentido que a pessoa atribui à vida, potencializam motivações e estimulam capacidades de auto regulação importantes. Dessa forma, estar entre pessoas, principalmente aquelas que nos fazem bem, pode ser uma excelente estratégia para melhorar a qualidade de vida e saúde mental. 

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Liberdade ou solidão?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Liberdade ou solidão?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Liberdade ou solidão?.

0 comentários

Meu medo me faz fugir
Meu medo me faz fugir

Meu medo me faz fugir

Evitar se expor a situações que causam medo e ansiedade é algo extremamente normal. Porém, quando a "evitação" e a fuga se tornam um repertório comum para várias situações... é importante ligar o sinal de alerta.

Controlando sua Ansiedade

Ansiedade é uma reação emocional desencadeada pela percepção de uma ameaça – real ou imaginária. Nosso corpo pode responder a esse estado de diversas maneiras e cada uma delas é única e exclusiva de cada pessoa!
Leia mais
Controlando sua Ansiedade

Saiba quais alimentos evitam a acne

Certos hábitos alimentares inadequados quando associados a outros fatores, podem provocar um aumento da oleosidade da pele que desencadeiam processos inflamatórios.
Leia mais
alimentos-que-evitam-a-acne-BLOG

Dicas para uma vida mais leve

Diferente do que muitos acreditam, ter uma vida leve não significa não ter problemas ou adversidades, mas sim, aceitar que vão haver obstáculos no meio do caminho e tentar lidar com eles dá melhor forma possível. Confira algumas dicas para levar uma vida mais leve nesse texto.
Leia mais
dicas para uma vida mais leve

5 dicas para manter uma boa saúde mental

Diante de um cenário cada vez mais competitivo, manter uma boa saúde mental no dia a dia do trabalho não é fácil, o estresse, o esgotamento mental e a pressão psicológica podem trazer várias consequências ruim para sua saúde mental e física. Neste vídeo vamos aprender 5 dicas fáceis de como aliviar o estresse do dia a dia e manter uma boa saúde mental diante da pressão do trabalho.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This