Liberdade-ou-solidão-blog-casule

Liberdade ou solidão?

Atualizado em 20/09/2019
Por Redatora Casule

Liberdade ou solidão?

Atualizado em 20/09/2019
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Liberdade ou solidão?

O ser humano possui evolutivamente a necessidade de vínculos sociais, de forma que se perceber sozinho pode desencadear transtornos mentais, alterar o sistema imunológico e até mesmo potencializar gatilhos de quadros demenciais, entre outros. Contudo, vale ressaltar que se julgar sozinho tem impacto maior do que estar de fato só. 

Consideremos como solidão o afastamento do convívio em grupos sociais, bem como ausência de relações afetivas mais próximas. Muitas vezes as pessoas se incomodam com momentos solitários, o que é diferente de estarem, de fato, sozinhas. O amparo social e afetivo é uma necessidade básica na vida humana, de forma que sua ausência implica em alterações cognitivas e biológicas significativas, além de alterações no humor. 

Ter o seu espaço, ser capaz de realizar atividades de prazer e até mesmo organizar sua rotina com certo grau de liberdade, sendo capaz de ficar bem em sua própria companhia, não é necessariamente ruim. O que estamos considerando aqui é a percepção de distanciamento social, com baixa conexão e identificação com outras pessoas, o que resulta em vínculos enfraquecidos. 

terapia-online-casule-banner

Cuidar de nossos laços sociais é tão importante quanto do corpo e da mente, pois suas relações são diretas. Mais do que isso, considerar as formas de interpretação e avaliação das relações, aquilo que nos afasta e aproxima de pessoas importantes, pode ser de muita valia no entendimento dessa necessidade básica. 

As cognições sociais permitem ajustar comportamentos ao meio social, ter empatia em nossas interações e coordenar respostas emocionais subjacentes. Pessoas com dificuldades nessas habilidades tendem a se sentirem desconfortáveis e pouco adequadas ao convívio, o que pode agravar seu afastamento.

A saúde mental necessita, entre outras coisas, de boas relações e interações. Vínculos sociais fortalecidos aumentam o sentido que a pessoa atribui à vida, potencializam motivações e estimulam capacidades de auto regulação importantes. Dessa forma, estar entre pessoas, principalmente aquelas que nos fazem bem, pode ser uma excelente estratégia para melhorar a qualidade de vida e saúde mental. 

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Liberdade ou solidão?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Liberdade ou solidão?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Liberdade ou solidão?.

0 comentários

Como tratar a Fobia Social
Como tratar a Fobia Social

Como tratar a Fobia Social

A ansiedade ou fobia social é quando a pessoa no contato social, no contato com o outro tem o seu objeto fóbico de medo, de ansiedade. Assim, qualquer circunstância que ela precise se expor a uma situação social desde as mais simples, como por exemplo, cumprimentar alguém, fazer ou receber um elogio, ela já sente uma ansiedade extrema e com sintomas físicos.
Fome fisiológica versus Fome emocional
Fome fisiológica x Fome emocional

Fome fisiológica x Fome emocional

Não é incomum se deparar com situações e períodos estressantes na vida da maioria das pessoas e uma das primeiras consequências é sair da dieta. Por essa razão a fome fisiológica (homeostática) muitas vezes pode ser confundida com a fome emocional (hedônica). E como diferenciá-las?

O tripé da Autoestima?

Autoestima é um dos assuntos mais falados no momento. E, apesar de aparecer sempre muito atrelado à autoimagem (forma como o indivíduo se enxerga), ela é muito mais que isso.
Leia mais
O tripé da Autoestima

Dicas para lidar com a insônia

Você sabia que os nossos comportamentos e atitudes durante o dia estão totalmente ligados com o nosso sono? Por isso, nesse vídeo, abordei quais são os tipos de insônia, e sugeri algumas mudanças para que você pode adaptar a sua rotina, e como consequência, melhorar a qualidade do seu sono.
Leia mais
Dicas-para-lidar-com-a-Insônia

Objetivos da Orientação Profissional

A Orientação Profissional é um processo de avaliação que auxilia qualquer pessoa, independente da idade, a escolher uma faculdade ou um curso profissionalizante, e até mesmo mudar de carreira.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This