Cultivar-a-esperança-em-tempos-de-crise-blog-casule

Cultivar a esperança em tempos de crise

Atualizado em 20/05/2020
Por Mariana Fonseca

Cultivar a esperança em tempos de crise

Atualizado em 20/05/2020
Por Mariana Fonseca
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Cultivar a esperança em tempos de crise

A esperança tem sido considerada um dos elementos essenciais da vida humana e, em tempos difíceis e desafiadores como esse que estamos enfrentando, cultivar a esperança certamente nos fará experimentar momentos mais leves em meio à tantas turbulências, medos e incertezas que um cenário de pandemia pode nos trazer, reduzindo, dessa forma, um pouco do nosso mal-estar. 

Trata-se de um estado emocional positivo constituído pela energia dirigida para a construção de objetivos e o planejamento para atingir os mesmos, fatores que não necessariamente se encontram sempre presentes, mas que precisam ser aprendidos, criados, renovados e cultivados. Quando não há mais nada nada vida, é a esperança que nos faz continuar e, por mais que o nome nos faça pensar, ter esperança não significa apenas esperar, mas acreditar e ir atrás, não desistir. Movimentar-se e motivar-se para novos caminhos e objetivos, o que nos permitirá promover uma mudança de vida, restaurar nosso auto controle, nossa habilidade em solucionar problemas, nossa afetividade e nosso otimismo.

terapia-online-casule-banner

Mesmo quando tudo parece perdido, através da esperança temos a capacidade de perceber que podemos mais. Pessoas com elevados níveis de esperança conseguem pensar em múltiplas alternativas para atingir seus objetivos e possuem, ao mesmo tempo, confiança na sua eficácia e maior flexibilidade para se adaptar diante do surgimento de obstáculos. 

Como costumo dizer durante meus atendimentos, se esperamos que algo vai dar errado e nos colocamos numa posição passiva, encolhidos no medo e na ansiedade, que de fato nos fazem imaginar um futuro negativo, a probabilidade de que isso aconteça é muito maior do que quando imaginamos um futuro alternativo, traçamos um plano de ação e nos movimentamos para atingi-lo. Mesmo que não seja um caminho fácil, deixamos que a esperança nos motive e nos tornamos protagonistas de nossas histórias.

Busque pelas coisas que lhe proporcionam maior satisfação com a vida, procure manter pensamentos positivos e objetivos claros e bem definidos para que se tenha sempre um norte, um lugar aonde se queira chegar. Permita-se “desligar-se” do caos em alguns momentos e voltar o pensamento para você mesmo, identificando cada aspecto importante do seu dia, cada desejo e motivo para prosseguir. Exercite e cultive a esperança!

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Cultivar a esperança em tempos de crise

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Cultivar a esperança em tempos de crise, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Cultivar a esperança em tempos de crise.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiba quais são os 9 indicadores de violência infantil
Saiba quais são os 9 indicadores de violência infantil

Saiba quais são os 9 indicadores de violência infantil

Antes de qualquer coisa precisamos pensar em uma prática muito comum dos adultos em atribuírem qualquer discurso da criança somente à imaginação e à fantasia, podendo estar negligenciando situações de risco ou de violência consumada. É claro que, em muitos casos, essas situações não são óbvias e nem mesmo fáceis de serem identificadas, por isso é de extrema importância nos atentarmos para os indicadores de violação de direitos e violência.
Como-escolher-minha-futura-profissão-BLOG
Como escolher minha futura profissão?

Como escolher minha futura profissão?

Este momento de decidir em qual curso ingressar optando por uma faculdade, representa uma tomada de decisão importante e significativa na vida de todos nós. Muitas vezes se torna um grande desafio, pois junto com as pressões de notas e prazos para os exames seletivos, surgem também sentimentos de insegurança e incerteza. E o que fazer para tomar uma decisão com coerência e tranquilidade?
Como organizar as finanças do casal
Como organizar as finanças do casal

Como organizar as finanças do casal

A primeira coisa que é importante saber é que não existe o que é o ideal para todas as pessoas, ou seja, não há uma forma adequada que vá se encaixar na vida de todos casais. Por isso, é importante que você e seu parceiro(a) conversem e estabeleçam qual vai ser a forma de organização financeira que vai ser melhor para o caso de vocês. Mas, há quatro formas principais para organizar a vida financeira do casal

5 dicas para se planejar e reduzir a ansiedade!

O planejamento semanal pode ser um grande aliado no manejo da Ansiedade diária. Nesse vídeo, expliquei de forma simples e clara como fazer um planejamento pessoal que pode te ajudar a ser mais produtivo e menos preocupado no seu dia a dia!
Leia mais

Devo comer de 3 em 3 horas?

Quando se inicia um processo de reeducação alimentar e/ou emagrecimento é muito comum associar “dieta” com o ato de comer de 3 em 3 horas, este tipo de analogia na prática clínica é algo recorrente. Entretanto, quando surge este tipo de questionamento a resposta é: depende.
Leia mais
devo comer de 3 em 3 horas

Como se tornar uma pessoa mais interessante?

Não se sentir uma pessoa interessante tem uma relação com o medo do julgamento dos outros, da insegurança e da baixa autoestima. O que você precisa é se tornar interessante primeiro para você, e com isso, tornará mais fácil entender que alguns irão gostar do seu jeito e outras não, e está tudo bem, pois cada um é de um jeito.
Leia mais
como se tornar mais interessante

Você tem vivido como adulto saudável ou como uma criança ferida?

A maneira como vivemos hoje está muito relacionada à nossa história de vida, as nossas experiências passadas, ao que nos foi dado e ao que nos faltou na nossa infância. No entanto, conforme vamos crescendo, precisamos aprender a desenvolver nossa maturidade emocional. Isso significa que precisamos ter controle sobre nossas emoções, comportamentos e olhar para as adversidades de forma mais realista e objetiva. Nesse texto, eu vou explicar as principais características do adulto saudável.
Leia mais
Você tem vivido como adulto saudável ou como uma criança ferida

Você é uma pessoa perfeccionista?

Já ouviu falar sobre o perfeccionismo? Sabia que a longo prazo ele pode causar muitos prejuízos para nossa saúde mental e pode ser fator de risco para transtornos de ansiedade, depressão, burnout e transtornos alimentares?
Leia mais
Você-é-uma-pessoa-perfeccionista

É possível haver relacionamentos abusivos entre pais e filhos?

Sim! É possível sofrer violência na relação entre pais e filhos. Aqui, neste texto, você entenderá mais sobre essa relação tóxica que pode acontecer desde a infância de quem passa por isso. Identificar um relacionamento abusivo na relação entre pai e filho não é nada fácil, considerando que o indivíduo passa por isso desde sempre e pode estar sendo manipulado a enxergar que os castigos e repreensões que sofre são normais devido ao seu mau comportamento.
Leia mais
É possível haver relacionamentos abusivos entre pais e filhos

Fui traído(a) e não consegui superar

É muito comum que pessoas decidam permanecer em um relacionamento mesmo após uma traição. A questão é que muitas vezes, a insegurança, a desconfiança e conflitos por causa disso tomam conta do relacionamento.
Leia mais
Fui-traído-e-não-consegui-superar
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This