fbpx
banner-paisagem-teste-ansiedade-v2.1Reduzido-1280x145Powered by Rock Convert

A esperança tem sido considerada um dos elementos essenciais da vida humana e, em tempos difíceis e desafiadores como esse que estamos enfrentando, cultivar a esperança certamente nos fará experimentar momentos mais leves em meio à tantas turbulências, medos e incertezas que um cenário de pandemia pode nos trazer, reduzindo, dessa forma, um pouco do nosso mal-estar. 

Trata-se de um estado emocional positivo constituído pela energia dirigida para a construção de objetivos e o planejamento para atingir os mesmos, fatores que não necessariamente se encontram sempre presentes, mas que precisam ser aprendidos, criados, renovados e cultivados. Quando não há mais nada nada vida, é a esperança que nos faz continuar e, por mais que o nome nos faça pensar, ter esperança não significa apenas esperar, mas acreditar e ir atrás, não desistir. Movimentar-se e motivar-se para novos caminhos e objetivos, o que nos permitirá promover uma mudança de vida, restaurar nosso auto controle, nossa habilidade em solucionar problemas, nossa afetividade e nosso otimismo.

terapia-online-casule-bannerPowered by Rock Convert

Mesmo quando tudo parece perdido, através da esperança temos a capacidade de perceber que podemos mais. Pessoas com elevados níveis de esperança conseguem pensar em múltiplas alternativas para atingir seus objetivos e possuem, ao mesmo tempo, confiança na sua eficácia e maior flexibilidade para se adaptar diante do surgimento de obstáculos. 

Como costumo dizer durante meus atendimentos, se esperamos que algo vai dar errado e nos colocamos numa posição passiva, encolhidos no medo e na ansiedade, que de fato nos fazem imaginar um futuro negativo, a probabilidade de que isso aconteça é muito maior do que quando imaginamos um futuro alternativo, traçamos um plano de ação e nos movimentamos para atingi-lo. Mesmo que não seja um caminho fácil, deixamos que a esperança nos motive e nos tornamos protagonistas de nossas histórias.

Busque pelas coisas que lhe proporcionam maior satisfação com a vida, procure manter pensamentos positivos e objetivos claros e bem definidos para que se tenha sempre um norte, um lugar aonde se queira chegar. Permita-se “desligar-se” do caos em alguns momentos e voltar o pensamento para você mesmo, identificando cada aspecto importante do seu dia, cada desejo e motivo para prosseguir. Exercite e cultive a esperança!

banner-paisagem-ebook-manejo-da-ansiedade-v1.1-curtoPowered by Rock Convert
Share This