Como sair de um relacionamento tóxico

Atualizado em 24/10/2016
Por Redatora Casule

Como sair de um relacionamento tóxico

Atualizado em 24/10/2016
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Como sair de um relacionamento tóxico

As relações tóxicas acontecem diariamente e no mundo todo, não importa o país, o nível de estudos, nem a idade que as pessoas têm. Quase sem saber como, acabamos caindo em um relacionamento tóxico onde vemos nossos direitos como pessoas serem invadidos.

Direito de escolha, de sermos nós mesmos, de viver com integridade e felicidade. Por que isso acontece? A verdade é que quando falamos de amor, ninguém dispõe de um manual perfeito que ofereça a resposta para todas as perguntas. Apaixonar-se envolve nos deixar levar por uma série de emoções muito intensas, onde é muito difícil, às vezes, manter o equilíbrio e a perspectiva do que está acontecendo.

Sabe-se que uma mesma pessoa pode viver mais de um relacionamento tóxico durante toda a sua vida. Será que isso quer dizer que, talvez, algumas pessoas tenham o perfil de “vítima”? De pessoas que podem ser facilmente manipuladas?

A verdade é que não podemos dar certeza nenhuma sobre isso. De forma alguma. Também não precisamos ver a pessoa tóxica concentrada exclusivamente no “papel masculino” e a vítima no “papel feminino”. O manipulador, pessoa que coage, regula e maltrata, pode ser perfeitamente qualquer um dos dois gêneros. Vale a pena ter isso em conta, mesmo sabendo que o número de mulheres que acabam sendo foco deste tipo de abuso é muito maior do que o número de homens.

Vale a pena, então, conhecer quais medidas podemos seguir para sair desses relacionamentos tóxicos. Pelo nosso bem, pela nossa saúde emocional.

Por que nós não percebemos que estamos vivendo um relacionamento amoroso tóxico?

Pode ser que, em seu círculo pessoal, você conheça alguma pessoa que está vivendo um relacionamento amoroso tóxico neste momento. Você sabe disso, mas ela não tem consciência de tal acontecimento. Não consegue ver. E apesar de tentarmos mostrar a ela que o que ela está vivendo não é normal, a pessoa em questão se recusa a admitir.

terapia-online-casule-banner

Por que isso acontece? Basicamente por isso:

  • As pessoas, no geral, pensam que seu parceiro pode mudar. Que o que está acontecendo é algo temporário e, já que a pessoa ama a outra, cedo ou tarde aquilo vai acabar melhorando. Ou seja, as pessoas criam uma visão “idealizada” do parceiro, que não se correlaciona com a realidade.
  • A pessoa manipulada, às vezes, apresenta uma autoestima muito baixa. Pode ser que, antes dela iniciar este relacionamento, ela fosse uma pessoa forte e segura de si mesma. Mas com o tempo, acabou muito “sensível”, muito ferida. Tanto é que ela já concebe que este seja o modo como ela tem que aceitar viver.
  • Frequentemente caímos em chantagens. Pode ser que a pessoa nos tenha feito chorar ontem, que tenha nos humilhado, mas hoje está nos pedindo perdão, entre lágrimas, e você não pode ignorar esse gesto…
  • O medo da solidão, do abandono ou da rejeição. Apesar de viver um relacionamento amoroso tóxico, sempre pensamos que “isso” é melhor do que ficarmos sozinhos. Isso é algo que costuma acontecer com muita frequência, mesmo que possa parecer surpreendente.
  • Medo das consequências por deixar a pessoa: pode existir um claro medo de como a pessoa com a qual a vítima está se relacionando vai reagir. Talvez exista um componente violento a se levar em conta.

Estratégias para sair de um relacionamento tóxico

1. Tomar consciência: ninguém pode superar um problema se antes não reconhecer que há uma “barreira” em sua vida. E é necessário ter em conta que o amor é a principal venda que cobre os nossos olhos. Às vezes um amor é tão cego e incondicional que acaba sendo muito difícil reconhecer que a pessoa está tirando o seu ar, sua integridade.

2. Diga não ao medo: o medo é a principal barreira que precisa ser atravessada. Se você não tem forças, peça ajuda. A um amigo, a um conhecido, a algum familiar que sempre te apoia, ou a qualquer profissional de saúde ou serviços sociais.

Sabemos claramente que cada casal é um universo próprio e particular. Pode ser que seu parceiro não seja violento, mas ainda assim você tem medo de pensar o que será de você quando você estiver sozinho. Mas às vezes, a solidão é muito melhor do que estar num relacionamento como esse.

3. Invista todas as energias em você mesmo. Você passou muito tempo dependendo de outra pessoa. Você agiu como um pequeno satélite orbitando em volta de um planeta que não te beneficiou em nada. É hora de se mover, de encontrar seu próprio horizonte e começar a sonhar, sonhos que são seus, próprios, e que todos nós merecemos.

Sair de um relacionamento tóxico é possível, requer coragem e uma boa autoestima. Mas todos nós somos capazes de conseguir fazer isso. Isso está ao alcance de nossas mãos e é a oportunidade de girar a maçaneta da porta que nos levará para uma nova felicidade.

FONTE:http://amenteemaravilhosa.com.br/como-sair-relacionamento-toxico/

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Como sair de um relacionamento tóxico

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Como sair de um relacionamento tóxico, você pode  agendar o seu horário clicando aqui.


Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Como sair de um relacionamento tóxico.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como lidar com a raiva?

Como lidar com a raiva?

A raiva é um sentimento muito intenso e desconfortável que pode facilmente dominar quem a vivencia. Se isso acontece com você, provavelmente ela vem acompanhada de problemas. Mesmo sendo um sentimento passageiro, ou seja, ela surge e depois vai embora, devido a sua intensidade, muitas pessoas são dominadas por ela, e quando ela vai embora vê-se o estrago causado.
Mães-Narcisistas
Mães Narcisistas

Mães Narcisistas

O termo “narcisismo” já faz parte da cultura ocidental há mais de século. Tem origem no mito grego de Narciso, rapaz jovem e orgulhoso cuja beleza era admirada por todos. Em uma caminhada ao lado de um rio, Narciso vê seu reflexo na água pela primeira vez. Apaixonado pela própria imagem, ele se mantém junto ao rio para melhor apreciá-la. Por recusar-se a abandoná-la, Narciso morre no local, admirando a si mesmo.

Insônia

Algumas pessoas enfrentam dificuldades na hora de dormir, seja para iniciar ou manter o sono, como por exemplo, acordam muito mais cedo do que estão habituadas e não conseguem voltar a dormir, acordam no meio da noite ou dormem durante toda a noite e acordam com a sensação de cansaço. Assim, a insônia é caracterizada como a incapacidade de conciliar o sono, seja para adormecer ou permanecer dormindo. “É possível identificar suas causas?” Sim, em sua maioria são consideradas psicofisiológicas.
Leia mais
Insonia

Ensine seu filho(a) a lidar com as emoções

As crenças dos pais e cuidadores influenciam diretamente em como as crianças irão enxergar o mundo, o outro e principalmente a si mesmas. Todos nós temos nossos medos, ansiedades, sentimos raiva, tristeza e para cada um de nós as emoções têm uma intensidade, um significado e um motivo para que elas se expressem. Ensinar os pequenos a reconhecer as emoções, é muito importante para que tenhamos pessoas mais inteligentes emocionalmente.
Leia mais
Ensine seu filho(a) a lidar com as emoções

Compulsão por trair existe?

O que é traição para você? Será que quem trai uma vez, vai trair sempre? Isso é uma doença? Você perdoaria uma traição? E mais de uma?
Leia mais
Compulsão-por-trair-existe-BLOG

Os Efeitos Psicológicos da Pandemia

Muito se fala sobre os impactos físicos que o Covid-19 pode trazer ao corpo. Mas ainda é pouco falado sobre o agravamento dos quadros de transtornos mentais que a Pandemia gerou.
Leia mais

Metáfora do alarme desregulado e a ansiedade

Pra que serve um alarme em casa? Para dar segurança e avisar quando a casa é invadida, por exemplo. Imagina se esse alarme está desregulado e ele começa a disparar quando não tem invasão ou até mesmo quando um amigo seu vem te visitar.
Leia mais
Metáfora do alarme desregulado e a ansiedade blog casule

O que é a terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) e como ela pode te ajudar

A Terapia de Aceitação e Compromisso ou ACT (Acceptance and Commitment Therapy) foi desenvolvida nos Estados Unidos pelo psicólogo Steven Hayes e por seus colegas Kelly Wilson e Kirk Strosahl. Ela tem se mostrado altamente eficaz na solução de uma série de problemas, desde depressão, ansiedade, dor crônica e até mesmo vício em drogas.
Leia mais

Por que não dá para fugir do que te causa ansiedade?

Um comportamento muito comum em quem sofre de ansiedade é fugir do que a causou. Para uma pessoa que tem medo de falar em público – que tem crises de ansiedade só de pensar que vai estar na frente de uma plateia falando sobre algum assunto – recusar um convite para dar a palestra vai trazer um alívio imediato dos sintomas. Mas será que o problema foi resolvido?
Leia mais

Quando eu devo perdoar meu parceiro?

A reposta para esta pergunta é SEMPRE! Sempre Cris? Mas ele não merece!!! O perdão não é para ele… porque ele merece… é para você! Porque você merece PAZ! Te explico melhor aqui neste vídeo. Vem Comigo!!!
Leia mais

Como ter inteligência emocional?

Quanto maior a inteligência emocional, maior a qualidade das relações e interações sociais. Você já parou para pensar como podemos ter mais inteligência emocional?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This