Nos dias atuais, muito se fala sobre produtividade, organização e aproveitamento do tempo. Você sabe organizar seu tempo? E você que é estudante, vestibulando ou está estudando para concurso precisa se dedicar a várias matérias consegue dividir seu tempo? Muitas pessoas tem dificuldade em ter uma noção real do seu tempo. Você já acordou um dia super animado e pensou: “Hoje vou estudar muito!”. E ao final do dia teve a sensação de não ter conseguido fazer nada e mesmo assim estava muito cansado? Se sim, provavelmente você precisa organizar melhor seu tempo. Além disso, muitos estudantes se queixam de dificuldades para se concentrar. Outros se dedicam apenas para as disciplinas que tem facilidade, e tudo isso acaba interferindo no resultado das provas, concursos e vestibulares.

Por isso, o tempo precisa ser um aliado do aluno, saber usá-lo da melhor maneira terá influência na conclusão do objetivo. E uma das maneiras de se organizar é criando uma lista. Isso mesmo…a famosa e boa listinha, que poderá ser feita em um caderno, agenda ou até mesmo no celular. Nessa lista é importante colocar os horários de estudo, de aulas, as atividades pessoais, atividade física e de lazer.

E aí já fez a sua lista? Depois de pronta, é o momento de organizar a lista de acordo com suas prioridades. Sim! Essa etapa é essencial. Muitas pessoas ficam em conflito e não conseguem decidir o que deve ser feito primeiro. Começar do mais fácil? Ou do mais difícil? Uma dica é saber diferenciar o que é importante do que é urgente. Na maioria das vezes realizamos só o urgente e deixamos de lado as coisas que são importantes. Além do que as tarefas urgentes tem uma pressão devido ao prazo de execução. As coisas importantes quando não fazemos teremos consequências negativas, como por exemplo perder um aniversário de um amigo.

Participe e aprenda mais sobre bem-estarPowered by Rock Convert

O estudo é umas dessas atividades importantes pois se você não o fizer, seu desempenho certamente será prejudicado. Para estudar é necessário ter tempo disponível e calma para assimilar as matérias. Não é eficaz estudar correndo, o nosso cérebro precisa de tempo para aprender, entender e revisar as ideias.

Também fazer listas libera espaço no nosso cérebro para analisar ideias, criar e aprender coisas pois ele ficará isento da função de memorizar o que está anotado. Muitas vezes em momentos de “folga” surgem preocupações e pensamentos sobre coisas que deveríamos fazer, ou até em momentos de estudo. Para conseguir conseguir se concentrar nos estudos anotar o que vier à mente na lista é uma boa solução para “esvaziar a cabeça”.

Ficou convencido? Escreva tudo o que precisa se lembrar em apenas uma lista, para não correr o risco de se desorientar e perder alguma das listas e precisar fazer um esforço enorme para lembrar tudo o que estava escrito, desperdiçando seu precioso tempo. Reveja sempre a sua lista, reorganize a ordem das atividades em função das suas prioridades que podem mudar no decorrer do tempo. E nessa era digital podemos contar com a ajuda de diversos aplicativos que facilitam a nossa vida e nos auxiliam para não perder nossos compromissos. Existe ainda a galera que gosta da agenda manual, ou caderninhos. Tudo bem! Cada um se organizar de uma maneira, só não dá para esquecer a agenda, né? O lado bom dos aplicativos é que estão disponíveis no celular e é muito mais difícil esquecer dele.

Não deixe de anotar também na sua lista o tempo estimado para desenvolver suas tarefas, com isso você poderá aproveitar um tempo livre e adiantar alguma atividade que necessite de pouco tempo e esforço. Vale a pena “perder” esse tempinho para organizar sua rotina que seu estudos renderá mais. Curtiu essas dicas? Espero que te ajude e bom estudo!


Fonte: CASTRO, C. M. Você Sabe Estudar? Quem Sabe, Estuda Menos e Aprende Mais. 1, Penso-Artmed, 2015.

Share This