Como se concentrar nos estudos

Como se concentrar nos estudos?

Atualizado em 26/05/2021
Por Cristiane Pereira

Como se concentrar nos estudos?

Atualizado em 26/05/2021
Por Cristiane Pereira
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Como se concentrar nos estudos?

Aperte o play para escutar este conteúdo.

Você tem dificuldades para concentrar nos estudos? Você planeja estudar 4 horas por dia e acaba estudando 20 min? Fique aqui que este texto é para você!

Mesmo tendo milhões de coisas para fazer, muitas pessoas não conseguem se concentrar para assistir às aulas do EAD, trabalhar ou estudar. O tempo vai passando e a ansiedade vai ficando cada vez maior. Quem sofre com isso, sabe que o esforço para focar é muito grande mesmo em tarefas simples.

Antes de tudo, é importante que você identifique a causa dessa falta de atenção e existem diversas causas, como iremos observar, e é importante que você busque um psicólogo para fazer uma melhor avaliação do seu caso.

Quais são as causas?

Umas das causas seria o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) , que é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade

Uma outra causa seria problemas emocionais, uma vez que estes podem afetar a sua concentração, portanto, se algo vai mal na vida pessoal e/ou profissional, fica difícil prestar atenção em qualquer coisa. Conflitos interpessoais, desemprego, morte entre outras causas podem levar a dispersão.

Podemos citar, também, a quantidade de estímulos que atualmente encontramos, como o excesso de informações em redes sociais e notificações no celular, o que acaba prendendo o indivíduo nas atualizações e fique preso a elas.

terapia-online-casule-banner

E uma outra causa, que também é importante destacar, seria a ansiedade, que é uma sensação incômoda e projetada para o futuro. O indivíduo vive em um estado de alerta constante por causa de uma situação que pode acontecer e causar sofrimento e com isso, fica difícil focar.

A falta de foco, se não tratada, pode prejudicar a vida do indivíduo em questões de produtividade no trabalho e aprendizado em escolas, pois não consegue passar muito tempo focado em uma tarefa, se distraindo com facilidade ou pior ainda, não conseguir terminar o que começou.

Identifiquei as causas, como posso melhorar minha concentração?

  • Pratique meditação , pois ela atuam no córtex pré frontal, que é a região responsável pelo processo da concentração, aprendizado e tomada de decisão. Com a meditação ocorre o aumento de volume no córtex pré frontal, o que leva ao aumento da sua concentração.
  • Pratique atividades física, principalmente as atividades aeróbicas para estimular as funções cerebrais e torná-las mais eficiente, pois este tipo de atividade exige mais do cérebro, melhora a condição cardiovascular, que também otimiza a respiração e com isso aumenta a oxigenação do cérebro, potencializando os resultados como o raciocínio e a concentração.
  • Tenha um tempo de lazer, que vai te proporcionar uma folga dos estudos e dar uma resetada na energia para voltar a se concentração.
  • Resolvas suas questões emocionais, pois uma vez resolvidas, será menos coisas ocupando a sua cabeça.
  • Entenda qual é a sua motivação: Por que estou estudando isso? Faz algum sentindo para mim? Eu gosto dessa área?

“Ah, mas eu tenho medo de não servir para nada e eu não consiga resultado estudando”

  • Não temos controle de nada que possa acontecer no futuro, a não ser das nossas atitudes, quando você estuda, você se sente mais seguro e diminui a ansiedade, além de que você estará bem mais preparado para o motivo pelo qual fez você estudar.
  • Pense nas consequências de estudar e não estudar
  • Seja organizado, principalmente em relação ao estudo, como horários e materiais
  • Por mais que você se planeje, entenda que imprevistos pode acontecer e isso pode atrapalhar o seu planejamento daquele dia, mas não permita que isso lhe desanime do processo todo, veja os outros dias que você conseguiu.

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Psicóloga formada pela UFJF com formação em Terapia Cognitivo Comportamental pelo Núcleo de Estudos em Saúde Mental. Tem experiência em transtornos de ansiedade, fobias, violência, uso abusivo de redes sociais/ internet e relações interpessoais e timidez. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo
Casule Play

Como se concentrar nos estudos?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Como se concentrar nos estudos?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Cristiane Pereira, aqui no Blog.
Psicóloga formada pela UFJF com formação em Terapia Cognitivo Comportamental pelo Núcleo de Estudos em Saúde Mental. Tem experiência em transtornos de ansiedade, fobias, violência, uso abusivo de redes sociais/ internet e relações interpessoais e timidez. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Como se concentrar nos estudos?.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Medo ou fobia?

Medo ou fobia?

O medo é uma emoção natural, inerente ao ser humano, todos nós temos e já sentimos em maior ou menor grau em algum momento da vida em diversas situações.

Transtorno de Personalidade Antissocial

Você sabia que a cada 100 pessoas que você conhece, 4 são psicopatas? Hoje vamos conversar um pouquinho sobre a personalidade antissocial mais comumente conhecida como psicopatia e sociopatia.
Leia mais

Autoestima na Infância

A autoestima da criança vai sendo estabelecida a partir do contato com o outro e sofre influência de fatores internos e externos.
Leia mais

Fobia Social

A fobia social é um tipo de Ansiedade que se manifesta diante da exposição a outras pessoas.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This