Estou com dificuldades de atenção, o que devo fazer

Estou com dificuldades de atenção, o que devo fazer?

Atualizado em 16/07/2021
Por Eduardo Medeiro

Estou com dificuldades de atenção, o que devo fazer?

Atualizado em 16/07/2021
Por Eduardo Medeiro
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Estou com dificuldades de atenção, o que devo fazer?

Aperte o play para escutar este conteúdo.

Prestar atenção a algo nada mais é do que selecionar informações que julgamos importantes naquele ambiente e focarmos nelas.

Imagine um indivíduo que esteja em uma sala na qual possui um livro, um computador, um cachorro e um ventilador, qual desses estímulos você acha que atraíra sua atenção?

Qual seria o motivo de prestarmos atenção em algo e ignorarmos outras informações ambientais? Esse fato se explica pelo histórico de vida que reforçou o sujeito a se atentar a um fator ou objeto específico em detrimento a milhares de informações visuais, auditiva, táteis, olfativas.

 Uma criança que nasceu e cresceu convivendo com cães, sendo essa uma experiência agradável e feliz, irá “preferir” direcionar sua atenção a cães do que a flores. Nossos pais, amigos, meio social, cultura, influenciam diretamente nesse processo, podendo aumentar nossa curiosidade e interesse por algo, ou fazer que deixemos de nos atentar a determinada situação.

Além disso, não podemos esquecer que a percepção que instauramos sobre o mundo também tem grande valia no processo atencional. Abrirei um pequeno parêntese para explicar de maneira bem simplificada o que é de fato a percepção, para ficar mais entendível a ligação que ela tem com a nossa atenção.

A percepção é basicamente a forma em que interpretamos e enxergamos os eventos ocorridos em nossas vidas, atribuindo um valor único a eles. Agora podemos focar novamente no tema em questão. Existem tipos diferentes de atenção, sendo elas: atenção seletiva, atenção sustentada e atenção dividida. Nossos estados fisiológicos (sono, fome, dor), estados emocionais (tristeza, ansiedade, angústia, alegria) podem alterar significativamente a qualidade de nossa atenção. 

Uma noite mal dormida, níveis de ansiedade elevados, uma alimentação pobre em nutrientes são fatores que devem ser modificados se o nosso objetivo for aumentar o desempenho de nossas funções cognitivas. Sabemos que a falta de atenção é bastante danosa ao nosso cotidiano, já que com essa defasagem não conseguimos focar efetivamente em nossos estudos, em nossas tarefas de casa e até mesmo em nossos momentos de lazer.

terapia-online-casule-banner

 Além de a ansiedade patológica contribuir para a nossa desatenção, em múltiplas tarefas de nosso dia-a-dia, a depressão é outro transtorno psicológico que sabota esse item tão primordial em nossas vidas. A atenção do depressivo é focada em acontecimentos negativos ocorridos em inúmeros eventos, gerando recortes disfuncionais.

O viés atencional focado no negativo é algo que mantém o ciclo depressivo ativo. Enxergar as pessoas, o passado, o futuro, os acontecimentos que permeiam nossas vidas de uma forma ampla e menos enrijecida é algo que diminui nossa vulnerabilidade para o desenvolvimento de transtornos mentais. 

Quando sua atenção estiver demasiadamente norteada para fatores negativos e catastróficos pode ser um sinal de alerta que um acompanhamento psicológico está se tornando necessário.

“A dica do poder”, como diria minha irmã do meio, é cuidar bem de sua atenção, não deixando de se exercitar, se alimentar bem, ler livros, se engajar em conversas estimulantes e diminuir o modo multitarefas. Faça uma coisa de cada vez, assim você estará treinando sua atenção de forma correta.

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Estou com dificuldades de atenção, o que devo fazer?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Estou com dificuldades de atenção, o que devo fazer?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Eduardo Medeiro, aqui no Blog.
Psicólogo Clínico, Pós Graduado em Terapia Cognitivo- Comportamental. Atendimento de adultos, idosos e casais. Minha especialidade clínica é o tratamento de Transtornos Ansiosos. Busco seguir protocolos eficazes para atingir os objetivos estipulados em sessão. Apaixonado por animais, leitura, culinária e seres humanos em busca de evolução. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Estou com dificuldades de atenção, o que devo fazer?.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meu medo me faz fugir
Meu medo me faz fugir

Meu medo me faz fugir

Evitar se expor a situações que causam medo e ansiedade é algo extremamente normal. Porém, quando a "evitação" e a fuga se tornam um repertório comum para várias situações... é importante ligar o sinal de alerta.

Controlando sua Ansiedade

Ansiedade é uma reação emocional desencadeada pela percepção de uma ameaça – real ou imaginária. Nosso corpo pode responder a esse estado de diversas maneiras e cada uma delas é única e exclusiva de cada pessoa!
Leia mais
Controlando sua Ansiedade

Saiba quais alimentos evitam a acne

Certos hábitos alimentares inadequados quando associados a outros fatores, podem provocar um aumento da oleosidade da pele que desencadeiam processos inflamatórios.
Leia mais
alimentos-que-evitam-a-acne-BLOG

Dicas para uma vida mais leve

Diferente do que muitos acreditam, ter uma vida leve não significa não ter problemas ou adversidades, mas sim, aceitar que vão haver obstáculos no meio do caminho e tentar lidar com eles dá melhor forma possível. Confira algumas dicas para levar uma vida mais leve nesse texto.
Leia mais
dicas para uma vida mais leve

5 dicas para manter uma boa saúde mental

Diante de um cenário cada vez mais competitivo, manter uma boa saúde mental no dia a dia do trabalho não é fácil, o estresse, o esgotamento mental e a pressão psicológica podem trazer várias consequências ruim para sua saúde mental e física. Neste vídeo vamos aprender 5 dicas fáceis de como aliviar o estresse do dia a dia e manter uma boa saúde mental diante da pressão do trabalho.
Leia mais

A ruminação mental é prejudicial?

Na psicologia, chamamos de ruminação o ato de ficar revivendo mentalmente pensamentos negativos de maneira recorrente. Esse comportamento está presente em todos nós, afinal, em alguns momentos precisamos pensar muito sobre um determinado assunto, problema ou situação para resolvê-lo, fazendo com que o ato de ruminar não seja prejudicial. No entanto, em alguns casos ele merece atenção, pois pode se tornar disfuncional, prejudicial e ter prevalência.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This