Clique para assistir o vídeo

Codependência emocional: fazer muito pelos outros pode ser um problema?

Atualizado em 10/06/2022
Por Editor de Conteúdo
Clique para assistir o vídeo

Codependência emocional: fazer muito pelos outros pode ser um problema?

Atualizado em 10/06/2022
Por Editor de Conteúdo
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Codependência emocional: fazer muito pelos outros pode ser um problema?

Você já ouviu falar em codependência emocional? Conhece pessoas que tem a necessidade de ajudar e tomar frente dos problemas para se sentir necessário em uma relação?

A relação de codependência emocional é bastante complexa. O indivíduo codependente anula a sua própria vida, deixando-se de lado para prestar auxílio e suporte apenas para o outro. Assim, o seu parceiro, familiar ou mesmo um amigo se torna o centro da sua vida.

A partir disso, o codependente simplesmente abre mão de tudo que lhe faz bem, para tentar “suprir as necessidades alheias”.

Ele costuma agir como o salvador, mas também como aquele que faz você se sentir incapaz em determinadas situações. Por isso, é preciso ficar atento quando a relação com o codependente se torna tóxica.

O problema pode ficar ainda mais intenso quando ele quer mandar ou manipular a vida do indivíduo pelo qual ele desenvolveu a dependência.

Os sintomas da codependência podem ser os mais diversos. O problema aparece quando esses sintomas são muito silenciosos ou, muitas vezes, entendidos como “amor e preocupação”. Por isso, fique atento aos sinais abaixo:

Um codependente abre mão de si mesmo para cuidar do outro – sempre.
A autoestima do codependente costuma ser baixa.
O foco do codependente é o outro – o que ele faz, deixa de fazer, etc.
Há a tentativa constante de controlar o que o outro faz, ou seja, o codependente quer ter o controle sobre a vida do outro.
O autocuidado do codependente também é deixado de lado, afinal, para ele o que importa é o outro no qual ele está “preso” emocionalmente.

terapia-online-casule-banner

O tratamento mais efetivo para a codependência é a psicoterapia. Isso porque é no processo terapêutico que o sujeito consegue resgatar o seu equilíbrio emocional, além de restabelecer a autoestima e o foco de sua vida. Em outras palavras, retoma o foco para si, tirando a atenção total que estava sendo depositada no outro.

Neste vídeo você poderá entender um pouco mais sobre este conceito e descobrir formas de melhorar a relação com um codependente emocional.

Confira com Christina Daret psicóloga da Casule!

Venha conhecer a Casule ou marque um atendimento online aqui (Realizamos atendimento no Brasil e Internacional)

Você pode falar direto com nossa central de atendimento pelo WhatsApp: https://casule.com/zap-atendimento

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Codependência emocional: fazer muito pelos outros pode ser um problema?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Codependência emocional: fazer muito pelos outros pode ser um problema?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Editor de Conteúdo, aqui no Blog.
Pesquiso as melhores informações para trazer informações de qualidade para você. Focado em informação útil e qua ajuda no dia a dia tornando o conhecimento mais fácil.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Codependência emocional: fazer muito pelos outros pode ser um problema?.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This