como-ser-um-bom-psicologo-blog-casule

Como me tornar um bom psicólogo?

Atualizado em 03/06/2019
Por Redatora Casule

Como me tornar um bom psicólogo?

Atualizado em 03/06/2019
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Como me tornar um bom psicólogo?

Se você é estudante de Psicologia já deve ter se perguntado algumas vezes: Como faço para me tornar um bom profissional?

         A Psicologia é a ciência que estuda o indivíduo, seu comportamento e suas vivências. Por isso, independente da especialidade, é importante apresentar uma série de características e habilidades que são fundamentais para atingir o seu objetivo.

         Dentre as habilidades do psicólogo, criar empatia é o início de um caminho na carreira e na vida. Por meio dela, você influencia pessoas, compartilha princípios, ideias e ajuda a tornar o mundo um melhor lugar para a convivência social.

         Entrar em sintonia com o interior de seu paciente, gerando identificação e entendimento mútuo, abrirá portas para seu sucesso, proporcionando-lhe realização e reconhecimento profissional.


         Ser um bom psicólogo significa estar livre de preconceitos, estereótipos, crenças e ideias pré-concebidas. Faz referência a estar aberto a novas ideias ao diferente e ao desconhecido. É necessário também observar a si mesmo, se analisar e se entender.

terapia-online-casule-banner


         Em especial, o psicólogo deve ser alguém que conduz o paciente a encontrar a solução dentro de si mesmo. Para isso, o profissional precisa conhecer e entender o comportamento do seu paciente, principais virtudes e quais são os pontos de melhoria. Sua motivação para ajudar e entender os sentimentos do outro será o ingrediente mais importante do sucesso nessa carreira!


         Para lidar com seres humanos a comunicação é fundamental. E dependendo das motivações que você identificar, a forma de se comunicar será determinante para gerar os efeitos desejados. Portanto, é imprenscidível dominar certas habilidades comunicativas e sociais para ser um bom psicólogo. Desenvolver esse dom e saber se relacionar e interagir com as pessoas são qualidades fundamentais.


         Ainda que seja uma característica obrigatória de qualquer profissão, no caso do psicólogo, a honestidade é premissa básica e fundamental na comunicação com o paciente. As mensagens devem ser objetivas e acompanhadas da empatia que um bom profissional possui. A função do psicólogo não é agradar ao paciente, mas sim ajudá-lo a superar seus problemas de uma maneira gentil e honesta.


         Como vimos, para ser um bom psicólogo é preciso não apenas ter determinadas habilidades, mas também saber usá-las. Além disso, durante a prática da profissão é preciso manter uma atitude adequada e comprometida.      


         O profissional de Psicologia vai precisar cada vez mais ser capaz de dar grandes passos no que se refere a sua capacitação técnica, limitações pessoais e reais objetivos dentro de sua área de atuação.


         Na sociedade em que vivemos atualmente, qualquer pessoa analisa e julga os outros, mas somente um psicólogo consegue acessar o interior do paciente para ajudar a solucionar seus problemas sem que ele se sinta julgado. Por isso, se dedique para ser um bom profissional da área e agregar valor na vida dos seus pacientes!

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Como me tornar um bom psicólogo?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Como me tornar um bom psicólogo?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui.


Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Como me tornar um bom psicólogo?.


0 comentários

Relacionamento-à-distância-dá-certo-BLOG
Relacionamento a distância dá certo?

Relacionamento a distância dá certo?

Neste vídeo, nossa psicóloga Cristiane Schumann fala sobre as principais dificuldades enfrentadas por casais de se relacionam à distância. Dra. Cristiane explica, por exemplo o aumento das desconfianças, ciúmes e conflitos que o casal passa a ter. E dá dicas espetaculares para amenizar os afeitos da distância, da insegurança e da saudade.
Mitos e verdades sobre a psicoterapia
Mitos e verdades sobre a psicoterapia

Mitos e verdades sobre a psicoterapia

Apesar de a psicoterapia estar ganhando seu merecido espaço na atualidade, ainda existem pessoas que resistem a procurar ajuda de um profissional quando têm algum tipo de sofrimento psíquico, seja ele no âmbito pessoal, seja nos relacionamentos. Atualmente, estamos falando mais sobre a importância da saúde mental e de cuidar das emoções, mas é importante desmitificar alguns pontos que ainda persistem.
ativação mental da depressão
Ativação comportamental na depressão

Ativação comportamental na depressão

A depressão é um tipo de transtorno mental que pode se tornar incapacitante dependendo do nível de adoecimento psíquico que o indivíduo se encontra. É caracterizado pela alteração de humor, sendo presente sentimentos de tristeza, apatia, vazio ou irritabilidade, acompanhado de alterações somáticas e cognitivas que afetam de forma significativa a capacidade de funcionamento do indivíduo, podendo estar associada a pensamentos suicidas.

As 4 formas mais comuns de violência infantil

Embora a violência infantil seja um assunto difícil de ser abordado, seu debate é de extrema importância. Em primeiro lugar porque ela está presente no cotidiano de muitas crianças e adolescentes brasileiros, se mostrando como um grande problema de saúde pública, além disso, ela pode afetar profundamente a vida das vítimas.
Leia mais
4-formas-mais-comuns-de-violencia-infantil-BLOG

Adoecimento Psicológico causado pela Pandemia

Desde o início da pandemia, ouvimos falar muito sobre os efeitos do vírus no corpo e suas possíveis consequências físicas. Pouco se fala sobre o aumento de pessoas com adoecimento emocional, manifestados exatamente por esse período de isolamento, medo, angústias e dúvidas.
Leia mais
Adoecimento Psicológico causado pela Pandemia

Quando a ansiedade se torna um problema?

Você tem sofrido com ansiedade? Sabe quando ela se torna um problema? Nesse vídeo te explico o que é a ansiedade e te ajudo a identificar quando ela se torna prejudicial em nossas vidas.
Leia mais
Quando-a-ansiedade-se-torna-um-problema-BLOG

O que fazer diante de uma escolha difícil?

Alguma vez na vida já tivemos que lidar com um dilema ou uma decisão difícil. Quando estamos nessas situações, nossa mente facilmente entra em ação, tentando descobrir o que fazer, para "fazer a decisão correta".
Leia mais
O-que-fazer-diante-de-uma-escolha-dificil

Você sabe o que é fibromialgia?

A fibromialgia é uma síndrome que tem afetado muitas pessoas, principalmente mulheres entre os 30 e 50 anos. Ela é caracterizada pelo aumento da sensibilidade dolorosa em diversos pontos do corpo e acompanha também alguns outros sintomas como: distúrbio do sono, fadiga, ansiedade e depressão.⁣
Leia mais
Você sabe o que é fibromialgia

Sempre antecipo que algo ruim vai acontecer

Você é daquelas pessoas que sempre fica ansiosa e antecipa que algo ruim, catastrófico vai acontecer... que ao criar expectativas, associa a elas um tom de negatividade, de que possivelmente não dará certo?
Leia mais
Antecipação-negativa-BLOG
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This