Transtornos mentais afetam 700 milhões no mundo veja mitos e verdades!
26 de janeiro de 2016
Dificuldade em aceitar elogio!
29 de janeiro de 2016

Love couple in amusement park with cotton candy have fun

Relacionamentos saudáveis são os que representam a harmonia interior de cada um e promovem o bem-estar de todos. A capacidade de amar e sentir-se amado, acrescida da habilidade de criar e manter o convívio define a qualidade das relações. Esse é um fator crucial na vida humana, pois somos seres socialmente dependentes.

Algumas dicas podem ser úteis no sentido de Como manter relacionamentos saudáveis:

1. Cultive a empatia

Diferente da simpatia que é um sentimento que surge naturalmente, a empatia pode ser desenvolvida. A empatia, mais do que sentir com o outro é sentir como se estivéssemos dentro do outro, buscando entender todo seu contexto e visão de mundo. Desenvolvemos empatia quando legitimamos os conceitos e sentimentos alheios, mesmo que não concordemos com eles. A empatia gera um bem-estar muito grande entre as pessoas porque elas se sentem valorizadas e reconhecidas.

2. Aprenda a ouvir

Só falar não basta, além de que em exagero prejudica as relações. É preciso aprender a ouvir, mas não apenas com o aparelho auditivo, mas com a alma. Dar atenção ao que o outro diz, olhando em seus olhos e considerando suas palavras é realmente ouvir. Muitos problemas nos relacionamentos são ocasionados pela falta de compreensão da fala do outro.

3. Faça-se entender

Todo mundo quer ser entendido, mas poucos se esforçam em se fazer entender. Não somos apenas responsáveis pelo que dizemos, temos também responsabilidade pelo que os outros entendem da nossa fala. Assim, quanto mais claro for o nosso discurso, mais facilmente seremos entendidos, sendo recomendável ainda que nos certifiquemos da compreensão alheia. Um diálogo é um processo bilateral, desenvolvido pela troca mútua de informações.

4. Opte pelo silêncio

Diante de situações estressantes, quando ninguém ouve ninguém, o melhor é mesmo optar pelo silêncio. Ânimos alterados não facilitam entendimento e se não existe espaço para a palavra pacificadora, o melhor mesmo é ficar calado, esperando outra situação para conversar. Não saber o momento de ficar quieto é um elemento muito complicador nas relações.

5. Seja paciente

Manter nossas emoções em equilíbrio, aceitando que as pessoas são como são e não nos cabe transformá-las é essencial para uma convivência sadia. O respeito à individualidade promove a paciência necessária para lidarmos com as pessoas de nosso convívio, enfrentando os acontecimentos desfavoráveis com calma e maturidade emocional.

6. Elogie

A valorização das pessoas é essencial para o bom convívio, afinal ninguém gosta de se sentir menosprezado. O elogio sincero tem o poder de despertar a alegria do reconhecimento e o desejo de ser e fazer cada vez melhor. Pessoas com boa autoestima tem maior facilidade em desenvolver relações saudáveis.

7. Busque a harmonia

Não transfira seus problemas pessoais e profissionais para os seus relacionamentos, saiba separar bem as coisas. Se você está insatisfeito com o seu chefe, por exemplo, não carregue essa insatisfação para todos as pessoas do seu convívio. Além de piorar o seu humor, ainda vai criar problemas onde antes não existiam.

8. Seja colaborativo

Busque ser útil sem se impor, colaborar sem se submeter. Você não precisa ter razão sempre, muito menos exigir que pessoas vejam as coisas a seu modo; não transforme sua vida em um jogo competitivo. Relacionamentos sadios representam uma troca em que cada um dá um pouco de si em favor de todos.

Some essas dicas às suas próprias reflexões e opere grandes transformações nos seu relacionamentos.

 

Fonte: http://familia.com.br/filhos/como-manter-relacionamentos-saudaveis

CONTEښDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

Nayara Benevenuto
Nayara Benevenuto
Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes. Atende: adultos, casais, famílias, crianças e adolescentes. Afiliada à Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marcar Consulta
CONTEښDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Fechar
 E aí? Vamos conversar?

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
close-link

Agende a sua Sessão aqui!
Primeira sessão R$ 100,00 (Psicologia, Fonoaudiologia e Nutrição)

PRÓXIMO PASSO →
fechar
Agendar Sessão