Você vive na prisão do perfeccionismo?

Atualizado em 15/12/2016
Por Redatora Casule

Você vive na prisão do perfeccionismo?

Atualizado em 15/12/2016
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você vive na prisão do perfeccionismo?

Algumas pessoas vivem na prisão do perfeccionismo, em uma cela autoimposta, e “jogam a chave fora”,fascinadas pela conquista de um mundo ideal. E aprisionadas nesse mundo, se flagelam por não serem capazes de terminar qualquer coisa que começam.

Mesmo assim, não são capazes de sair desse mundo cheio de planos mirabolantes que pensam e repensam do início ao fim, mas nunca conseguem realizá-los, porque nenhum deles atinge a perfeição desejada. Nesta cela mental elas se isolam e sofrem porque são incapazes de mudar sua maneira de obter recompensas. Apesar de conhecerem o sucesso, não conhecem a comemoração.

Além disso, a rigidez do seu mundo e a sua inflexibilidade também se manifestam em seus relacionamentos familiares e de casal. Elas preferem fugir e viver na solidão para evitar a intimidade com os outros, do que ceder ou mudar os seus hábitos. Por isso, se mostram frias e indiferentes aos outros.

Perfeccionismo: quando nada é suficiente

O seu senso de autopercepção, da sua identidade, resultam da sua profissão. Em seu trabalho também são rígidas e buscam a perfeição, sem tolerar erros. E esta exigência é imposta não só para seu próprio desempenho, mas também para o dos colegas, o que lhes causa muitos problemas de adaptação no ambiente profissional.

Definitivamente, são aqueles típicos colegas de trabalho que dirigem tudo e acreditam que a sua opinião é a única correta e válida sobre qualquer assunto em questão. Mas isso não é o pior: eles são incapazes de entregar qualquer projeto a tempo, porque são muito detalhistas. Tudo tem que estar da forma que eles querem, nos mínimos detalhes.

Além disso, muitas vezes cometem o erro de fazer as mesmas coisas repetidas vezes, são perseverantes em suas ideias, mesmo que o que estejam fazendo não lhes traga um bom resultado. Ou seja, eles não param de correr, mas não conseguem atingir a meta.

terapia-online-casule-banner

Para eles, é muito difícil mudar a sua maneira de pensar ou agir, porque falamos de “um padrão de conduta permanente e inflexível de experiência interna e de comportamento que se desvia acentuadamente das expectativas da cultura do indivíduo”.

Portanto, para essas pessoas, infelizmente, nada é suficiente, aconteça o que acontecer. A perfeição é o seu tirano particular, a sua prisão e, em casos mais graves, precisam de ajuda profissional para se adaptarem às circunstâncias que os cercam.

O Transtorno da Personalidade não é TOC

Devemos diferenciar este Transtorno de Personalidade Obsessivo Compulsiva que acabamos de descrever, do Transtorno Obsessivo Compulsivo, conhecido como TOC. Certamente você já ouviu falar deste segundo transtorno de ansiedade, o TOC, caracterizado especialmente pela presença de obsessões e comportamentos compulsivos.

As obsessões são pensamentos invasivos e recorrentes que causam grande desconforto. As compulsões, no entanto, são comportamentos ou atos mentais que o sujeito faz para evitar o desconforto que as obsessões causam. Um exemplo disso, seria pensar repetidamente que “se não acender três vezes a luz de um quarto, quando entrar nele, uma desgraça acontecerá com a sua família (obsessão), de modo a evitar que isto aconteça, liga três vezes o interruptor (compulsão)”.

Em vez disso, o transtorno de personalidade não tem sintomas ou comportamentos obsessivos compulsivos aparentes ou mentais. Mas, como já disse, é caracterizado pelo perfeccionismo e rigidez mental, características compartilhadas com TOC, mas em um grau muito menor, porque no TOC são mais aparentes as obsessões e compulsões.

FONTE:https://amenteemaravilhosa.com.br/voce-vive-prisao-perfeccionismo/

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Você vive na prisão do perfeccionismo?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Você vive na prisão do perfeccionismo?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Você vive na prisão do perfeccionismo?.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como tratar a Fobia Social
Como tratar a Fobia Social

Como tratar a Fobia Social

A ansiedade ou fobia social é quando a pessoa no contato social, no contato com o outro tem o seu objeto fóbico de medo, de ansiedade. Assim, qualquer circunstância que ela precise se expor a uma situação social desde as mais simples, como por exemplo, cumprimentar alguém, fazer ou receber um elogio, ela já sente uma ansiedade extrema e com sintomas físicos.
Fome fisiológica versus Fome emocional
Fome fisiológica x Fome emocional

Fome fisiológica x Fome emocional

Não é incomum se deparar com situações e períodos estressantes na vida da maioria das pessoas e uma das primeiras consequências é sair da dieta. Por essa razão a fome fisiológica (homeostática) muitas vezes pode ser confundida com a fome emocional (hedônica). E como diferenciá-las?

O tripé da Autoestima?

Autoestima é um dos assuntos mais falados no momento. E, apesar de aparecer sempre muito atrelado à autoimagem (forma como o indivíduo se enxerga), ela é muito mais que isso.
Leia mais
O tripé da Autoestima

Dicas para lidar com a insônia

Você sabia que os nossos comportamentos e atitudes durante o dia estão totalmente ligados com o nosso sono? Por isso, nesse vídeo, abordei quais são os tipos de insônia, e sugeri algumas mudanças para que você pode adaptar a sua rotina, e como consequência, melhorar a qualidade do seu sono.
Leia mais
Dicas-para-lidar-com-a-Insônia

Objetivos da Orientação Profissional

A Orientação Profissional é um processo de avaliação que auxilia qualquer pessoa, independente da idade, a escolher uma faculdade ou um curso profissionalizante, e até mesmo mudar de carreira.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This