Panorama geral
O transtorno de personalidade dependente (TPD) é um transtorno de personalidade ansiosa caracterizado pela incapacidade de ficar sozinho. As pessoas com transtorno de personalidade dependente precisam de outras pessoas para obter conforto, segurança, conselhos e apoio.
Embora as pessoas que não apresentam este quadro clínico às vezes tenham esses sentimentos, as pessoas com TPD não vivem sem a aprovação de outros. Elas desenvolvem sintomas de ansiedade quando estão sozinhas. De acordo com a Clínica de Cleveland, nos EUA, esse quadro normalmente se manifesta no início até o meio da idade adulta (Cleveland Clinic).
Causas
Não se conhecem as causas do transtorno de personalidade dependente. Contudo, os especialistas mencionam tanto fatores biológicos como de desenvolvimento. Ter pai ou mãe superprotetora, por exemplo, pode desencadear o quadro.
Sintomas
Para que um transtorno seja classificado como transtorno de personalidade, precisa estar incluído em um dos seguintes grupos:
- Grupo A: comportamento estranho ou excêntrico
- Grupo B: comportamento exagerado ou imprevisível
- Grupo C: comportamento ansioso ou nervoso
O transtorno de personalidade dependente pertence ao grupo C.
Os sinais de transtorno de personalidade dependente incluem:
- comportamento submisso
- dependência de amigos ou da família para tomar decisões
- necessidade constante de aprovação
- sentir-se magoado facilmente com a desaprovação
- sentir-se isolado e nervoso ao ficar sozinho
-
- medo de rejeição
- sensibilidade a críticas
- incapacidade de iniciar projetos
- incapacidade de ficar sozinho
- tendência à ingenuidade
- medo do abandono
As pessoas com TPD podem exigir aprovação constante. Também ficam arrasadas com a ruptura de relacionamentos e amizades.
Quando fica sozinha, a pessoa com TPD pode sentir:
- nervosismo
- ansiedade
- medo
- falta de esperança
Alguns desses sintomas são os mesmos das pessoas com transtornos de ansiedade. As pessoas com outros quadros clínicos, como depressão ou menopausa, também pode sentir alguns desses sintomas. Entre em contato com seu médico se sentir algum dos sintomas acima para obter um diagnóstico específico.
Tratamento
A psicoterapia em geral ajuda muito no tratamento do transtorno de personalidade dependente. A terapia ajuda a pessoa a entender sua doença. Também ensina ao paciente formas de criar relações saudáveis com os outros. A psicoterapia também é usada para aumentar a autoestima e assertividade.
FONTE:http://pt.healthline.com/health/transtorno-de-personalidade-dependente#Sintomas3