Transtorno da personalidade esquiva!

Atualizado em 18/09/2015
Por Redatora Casule

Transtorno da personalidade esquiva!

Atualizado em 18/09/2015
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Transtorno da personalidade esquiva!

casule-psiclolgia-juiz-de-fora-esquiva

O transtorno da personalidade esquiva (TPE) é caracterizado por uma grande evitação comportamental, emocional e cognitiva, afim de, aliviar a ansiedade e situações difíceis. Isso acontece porque as pessoas esquivas têm um grande medo à rejeição. São pessoas que possuem uma autodesvalorização, atribuídas por crenças negativas sobre si mesmo, provocando uma hipersensibilidade à avaliação negativa do outro.   Geralmente quando crianças podem ter tido, através de pessoas consideráveis (pais, professores, amigos, irmãos), muitas críticas e rejeições. Desenvolveram assim, experiências que formaram ideias de inferioridade e incapacidade como: “Eu sou inadequado”; “Eu tenho defeitos”; “Eu sou diferente”; “As pessoas vão me rejeitar”.

Apesar de evitarem muitos contatos, as pessoas com TPE têm o desejo por afeto e amizade, mas é comum que tenham poucos amigos, pois, temem a rejeição. Por isso não aprofundam as relações com os outros, isso quando há o início de uma relação interpessoal. Esse medo provoca nessas pessoas tristeza, ansiedade e solidão. Geralmente procuram terapia por depressão , transtornos da ansiedade,abuso de substâncias, transtornos do sono ou queixas relacionadas ao estresse.

Os pacientes esquivos têm crenças negativas sobre si mesmos, os outros e as experiências emocionais desagradáveis, possuindo baixa tolerância à disforia (indisposição e mal-estar). Para não sentirem incomodados, socialmente, evitam situações em que as pessoas possam se aproximar e descobrir seu “verdadeiro” eu. Em termos comportamentais, evitam tarefas que possam gerar pensamentos desagradáveis. E cognitivamente, evitam pensar sobre questões que provocam disforia.
De acordo como o DSM-IV (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 4º Ed), para transtorno da personalidade esquiva deve-se apresentar no mínimo quanto dos seguintes critérios:

terapia-online-casule-banner
  • evita atividades ocupacionais que envolvam contato interpessoal significativo, por medo de críticas, desaprovação ou rejeição;
  • reluta envolver-se com pessoas, a menos que tenha certeza de sua consideração;
  • mostra-se reservado em relacionamentos íntimos, em razão de medo de passar vergonha ou ser ridicularizado;
  • preocupação com críticas ou rejeição em situações sociais;
  • inibição em novas situações interpessoais, em virtude de sentimentos de inadequação;
  • vê a si mesmo como socialmente inepto, sem atrativos pessoais, ou inferior;
  • extraordinariamente fechado em assumir riscos pessoais ou envolver-se em quaisquer novas atividades, porque estas poderiam ser embaraçosas.

No tratamento desse transtorno, primeiramente é importante o estabelecimento de uma relação de confiança entre terapeuta e paciente evitando qualquer expectativa de rejeição. Técnicas de controle do humor são empregadas para ensinar os pacientes a manejar sua depressão, ansiedade e outros transtornos. Também é trabalhado na terapia cognitiva, a identificação e modificação dos pensamentos e crenças disfuncionais referentes ás ideias de rejeição. Outro foco é eliminar a disforia e aumentar a tolerância às emoções negativas fazendo com que a pessoa se arrisque mais em seus comportamentos e contatos sociais para ajudar na modificação das crenças disfuncionais antes reforçadas pelo seu isolamento, pois, evitava o mal-estar.

O processo terapêutico com pessoas com TPE pode ser mais lento, por serem mais reservados e cuidadosos com um contato mais íntimo e à exposição de si.

A terapia ajuda a pessoa a se libertar com mais segurança, aumentando sua autoestima e melhorando sua qualidade de vida.

FONTEhttp://aterapiacognitiva.blogspot.com.br/2013/03/transtorno-da-personalidade-esquiva.html

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você. Conheça o nosso Instagram. | Clique para marcar uma consulta com um Psicólogo
Casule Play

Transtorno da personalidade esquiva!

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Transtorno da personalidade esquiva!, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você. Conheça o nosso Instagram. | Clique para marcar uma consulta com um Psicólogo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Transtorno da personalidade esquiva!.

Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This