Terapia infantil: saiba quando procurar ajuda para seu filho

Atualizado em 19/03/2015
Por Nayara Benevenuto

Terapia infantil: saiba quando procurar ajuda para seu filho

Atualizado em 19/03/2015
Por Nayara Benevenuto
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Terapia infantil: saiba quando procurar ajuda para seu filho

O que é terapia infantil?

A Terapia Infantil é uma prática da psicologia dirigida ao atendimento a crianças que tem como objetivo favorecer o bem estar físico e mental da criança, além de sua qualidade de vida e de sua família. Esta modalidade terapêutica conta com recursos lúdicos a fim de abordar o mundo infantil, considerando as necessidades particulares e os aspectos especiais das crianças. As estratégias lúdicas contam com histórias, desenhos, colagens, pinturas e jogos, de acordo com a idade de cada criança e suas particularidades, a fim de criar um ambiente em que a criança se sinta a vontade e segura.

Tem-se como referencial o sofrimento da criança e como objetivo ajudá-la a encontrar caminhos para sentir-se melhor. Na terapia infantil se encontra o espaço onde a criança é ouvida e acolhida, podendo expressar seu universo íntimo aprendendo a entender seus sentimentos e emoções, como raiva, amor, rancor, saudade, tristeza, frustração, medo e ansiedades.

A criança tende a construir um mundo de fantasia que desperta sentimentos de medo, insegurança e ansiedade, que precisam ser expressos para serem compreendidos e resinificados. Conhecer a criança e seu mundo a auxilia a construir sua personalidade e ativar sua percepção de futuro, como estar trabalhando para construir seu futuro “eu”. Sonhos, imagens, desejos, desenhos e imaginações são de extrema importância e significância para o processo terapêutico infantil.

terapia-online-casule-banner

Quando devo procurar um terapeuta infantil?

São inúmeras as razões que levam pais ou responsáveis a procurar terapia para suas crianças. Podemos destacar o baixo rendimento escolar, comportamentos agressivos, timidez, enurese noturna, hiperatividade, dificuldades de interagir com outras crianças ou familiares, depressão, obesidade, separação dos pais, problemas no ambiente familiar, ansiedade exagerada, problemas para dormir sozinho, dificuldades na aprendizagem e em acompanhar a rotina escolar, entre outras.

Nestes casos a terapia irá auxiliá-la, com a metodologia adequada, na aquisição de novos comportamentos eficientes para lidar com as situações geradoras do estresse emocional, e assim, o terapeuta através de sua relação transferencial com a criança, inicia um processo de mudança comportamental dentro do consultório com o intuito de que estes progressos generalizem para os ambientes naturais da criança. Assim ela conseguirá se comportar de forma a se sentir bem em todas as esferas de sua vida.

Na maioria das vezes, os pais quando chegam a procurar ajuda de um profissional já estão angustiados por não saberem mais o que fazer para ajudarem a criança. Os pais estarão sempre envolvidos no processo terapêutico da criança, através de sessões de acolhimento e orientação, assim passam a entender o que ocorre no contexto familiar e o que poderia estar gerando ou mantendo o problema, podendo no futuro continuar auxiliando esta criança que se tornará um adolescente, e então, um adulto de sucesso. Sendo assim, a família precisa se implicar para que o trabalho feito dentro do consultório seja estendido para casa, escola e externo, alcançando assim, o objetivo da terapia infantil.

Fonte: http://www.atribunamt.com.br/2014/10/quando-procurar-a-terapia-infantil/

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
PSICÓLOGA Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Clique para marcar uma consulta comigo
Casule Play

Terapia infantil: saiba quando procurar ajuda para seu filho

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Terapia infantil: saiba quando procurar ajuda para seu filho, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Nayara Benevenuto, aqui no Blog.
PSICÓLOGA Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Terapia infantil: saiba quando procurar ajuda para seu filho.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This