Um dos assuntos mais comentados atualmente é sobre o uso exagerado da tecnologia. Todo o excesso costuma fazer mal a quem adota tais hábitos, seja ele qual for.
Com a evolução da tecnologia e a facilidade de acesso, um novo questionamento vem surgindo em casa. É fato que todos esses equipamentos como notebooks, celulares, TVs e tablets fazem parte do nosso dia-a-dia, mas podem e necessitam ser mais bem utilizados pelas famílias, principalmente pelas crianças.
As crianças normalmente têm facilidade de aprendizado, pois na maioria das vezes encontram adultos fazendo uso de equipamentos e acabam aprendendo por observação.
É provado que quanto menor a idade, menos tempo é indicado para o uso da tecnologia, mas infelizmente o que encontramos atualmente em nossa sociedade é uma realidade oposta a essa. Devido a esse excesso, as crianças estão desenvolvendo problemas emocionais e neurológicos.
Tecnologia e Infância
Os principais prejuízos da tecnologia no desenvolvimento infantil são: ansiedade, sensação de solidão, obesidade, depressão, alienação, baixa autoestima, aumento da agressividade, atraso no aprendizado, raiva, afastamento social, dificuldade de concentração e impulsividade. Além disso, boa parte das crianças que costumam passar mais tempo conectados se sentem tristes, desanimados e cansados.
Desta forma, pode-se pensar que essa possa ser uma das causas do aumento de déficit de atenção e hiperatividade entre as crianças de nossa sociedade atual. Os efeitos negativos da internet já fazem parte do quadro de doenças contemporâneas e estão cada vez mais frequentes nos consultórios psicológicos.
Devido a todos os riscos emocionais, neurológicos e físicos, o sentimento de vazio pode ser potencializado em uma casa onde todos, nos momentos de possível convivência encontram-se conectados e consequentemente “isolados”. Para os pais e/ou responsáveis que sentem dificuldades em retirar ou diminuir o tempo da tecnologia de seus filhos, fica uma dica: O caminho não é a proibição do uso, mas sim a consciência dele!
Os prejuízos da tecnologia no desenvolvimento infantil
É importante lembrar que carinho, interação social, contato, atividades em família são muito importantes e fazem parte do desenvolvimento saudável de qualquer ser humano, e as crianças merecem essa atenção especial.
Como a tecnologia tem sido utilizada por seus filhos e sua família?
Pense nisso e faça diferente!