Síndrome de Estocolmo - casule

Síndrome de Estocolmo

Atualizado em 02/01/2018
Por Redatora Casule

Síndrome de Estocolmo

Atualizado em 02/01/2018
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Síndrome de Estocolmo

A Síndrome de Estocolmo é um estado psicológico particular caracterizado em situações de tensão, medo, intimidação em que a vítima passa a ter simpatia ou até mesmo sentimento de amor ou amizade perante o agressor.  A explicação vem do fato de que o instinto de sobrevivência da vítima, de forma irracional, acredita que precisa acatar às regras impostas pelo agressor para conseguir sair da situação da forma mais ilesa e menos dolorosa possível . Aos poucos a vítima passa a evitar comportamentos que desagradem esse agressor e passa a interpretar seus atos como gentis, educados ou supostamente simpáticos e amigáveis.  Dessa forma, ocorre uma desvinculação emocional da realidade perigosa na qual está inserida.

Ao evitar comportamentos que o desagrade, a vítima procura criar um ambiente com aspecto menor de “pavor” e maior de “civilidade”, e se em resposta o agressor se comporta de maneira confortável com aquela situação, a vítima começa a acreditar que, se está bem, viva, segura, é porque o agressor está lhe protegendo e não querendo o seu mal.

Em muitos casos, mesmo após a libertação, a vítima continua a alimentar um sentimento de afeição por tal pessoa; assim como em episódios de algumas mulheres que sofrem agressões de seus parceiros e continuam defendendo, amando e justificando seus atos.

terapia-online-casule-banner

Este quadro pode se desenvolver em vítimas de assaltos prolongados, sequestro, indivíduos que ficam submetidos à prisão domiciliar por familiares e também em vítimas de abusos pessoais. Um fato importante ligado a esse cenário é que nem sempre as vítimas desenvolvem essa síndrome ao final do ato de violência, apesar da mesma ser muito mais frequente do que costumamos imaginar.

Muitas vezes o tratamento se torna um momento difícil em função da maioria das vítimas não acreditar que tal situação possa realmente ter ocorrido com ela. A ajuda e o apoio emocional de amigos e familiares é de extrema importância nessa fase para que a pessoa que vivenciou tal situação de tensão, aos poucos, comece a identificar e compreender tudo o que vivenciou e, assim, enfrentar de maneira real o que se sofreu.

 

 

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Síndrome de Estocolmo

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Síndrome de Estocolmo, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Síndrome de Estocolmo.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This