Saiba quais são os 9 indicadores de violência infantil

Saiba quais são os 9 indicadores de violência infantil

Atualizado em 14/04/2021
Por Redatora Casule

Saiba quais são os 9 indicadores de violência infantil

Atualizado em 14/04/2021
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Saiba quais são os 9 indicadores de violência infantil

Aperte o play para escutar este conteúdo.

Antes de qualquer coisa precisamos pensar em uma prática muito comum dos adultos em atribuírem qualquer discurso da criança somente à imaginação e à fantasia, podendo estar negligenciando situações de risco ou de violência consumada. É claro que, em muitos casos, essas situações não são óbvias e nem mesmo fáceis de serem identificadas, por isso é de extrema importância nos atentarmos para os indicadores de violação de direitos e violência. São eles:

1) Mudança repentina no padrão de comportamento: como alterações no humor, retraimento, vergonha excessiva, agressividade e medo. Tais alterações podem acontecer de forma generalizada ou também voltadas para pessoas ou situações específicas.

2) Contatos excessivamente próximos: É muito comum que algumas violências sejam, majoritariamente, praticadas por pessoas próximas da família e também por familiares. 

3) Comportamentos infantis repentinos: Se a criança/adolescente volta a se comportar de forma infantil abandonada anteriormente. 

4) Segredos: É muito comum que os abusadores tentem manipular a criança com barganhas, presentes ou mesmo ameaças para evitar que ela fale sobre o ocorrido. Ė essencial estimular o diálogo franco e empático.

5) Alteração dos hábitos diários: Mudanças repentinas de ciclo do sono, alimentação e autocuidado.

6) Comportamentais sexuais excessivos e repentinos: Desenho, falas e brincadeiras com conteúdo sexual que não ocorriam antes.

7) Traumas físicos: São sinais mais óbvios e fáceis de serem detectados. Envolvem lesões corporais, doenças sexualmente transmissíveis e gravidez.

terapia-online-casule-banner

8) Sintomas físicos sem causa clínica determinada: Dores de cabeça, vômitos, erupções de pele e dificuldades digestivas podem estar relacionadas com conflitos emocionais. Demanda investigação médica prévia.

9) Queda na frequência e no rendimento escolar: Além de isolamento social e dificuldade em se relacionar com os colegas da escola.

É muito importante que a criança/adolescente se sinta acolhida ao relatar ou indicar situações de violência. Não questione o relato logo de imediato, ouça com cuidado e atenção. Essas são atitudes importantes para zelar pela dignidade e proteção da criança/adolescente. Frases como “você está seguro(a) agora” ou “eu estou aqui para te ouvir e te ajudar” podem fazer toda a diferença no acolhimento imediato desses casos. 

Caso qualquer sinal de violência contra crianças seja identificado, é preciso notificar o Conselho Tutelar ou uma delegacia para que medidas de proteção possam ser adotadas. Pode ser necessário também buscar encaminhamento para avaliação médica e psicológica para que a criança receba os atendimentos adequados. Nesse contexto, a psicoterapia pode contribuir imensamente para o acolhimento do sofrimento decorrente da violência e desenvolver também o suporte emocional dos familiares envolvidos. 

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Saiba quais são os 9 indicadores de violência infantil

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Saiba quais são os 9 indicadores de violência infantil, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Saiba quais são os 9 indicadores de violência infantil.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This