Saiba mais sobre insônia infantil!

Atualizado em 14/04/2015
Por Redatora Casule

Saiba mais sobre insônia infantil!

Atualizado em 14/04/2015
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Saiba mais sobre insônia infantil!

 

 

É comum, em consultórios de psicologia, a queixa dos pais com relação ao sono das crianças e à demanda de como ajudá-los a ter um sono melhor. Elas variam desde agitação, bruxismo, pesadelos, enurese noturna, até a criança que não consegue dormir sozinha.

A literatura científica pertinente aponta os distúrbios de sono e suas causas mais comuns por faixa etária: nos lactentes os distúrbios de associação do início do sono; entre 2/3 anos, o hábito de alimentação ou ingestão noturna excessiva de líquidos, alergia ao leite de vaca, doenças crônicas ou agudas. Na criança pré-escolar e escolar apresentam-se a falta do estabelecimento de limites, medos, pesadelos, doenças crônicas ou agudas. Já na adolescência a ansiedade e pressões familiares ou escolares se fazem presentes, e os distúrbios emocionais e psiquiátricos e doenças crônicas ou agudas têm peso importante nestas alterações.

terapia-online-casule-banner

É fundamental que o psicodiagnóstico, ou seja, a avaliação das causas psicológicas que afetam o sono da criança seja realizada principalmente após a possibilidade da existência de causas orgânicas terem sido afastadas.  Os diversos distúrbios do sono como o sonambulismo, o terror noturno, a enurese noturna e a insônia entre outros podem ser motivados sim por questões de ordem emocional, geradas em sua maioria na dinâmica familiar ou nos contextos nos quais ela está inserida. Portanto, o tratamento deverá intervir nesta dinâmica, além da própria dinâmica interna da criança se necessário.

A ansiedade dos pais ou responsáveis bem como a falta de organização e limites na educação da criança tornam-se fator principal na geração dos distúrbios do sono. Como exemplo, temos os pais de primeira viagem que tendem a ter maior dificuldade na separação dos filhos, o que pode ser fator gerador de ansiedade para os pequenos. Pais que trabalham muito e têm pouco tempo disponível para seus filhos podem sentir-se culpados e gerar ansiedade também na hora de dormir. É fato que crianças precisam de tempo disponível para estar com seus pais e vão cobrar tal disponibilidade, mas é importante que se busque não associar tal disponibilidade ao horário do sono.

A criança tende a associar a hora do sono ao afeto dos pais. O gerenciamento destas ansiedades, tanto de filhos quanto dos pais, faz parte do tratamento dos distúrbios do sono. O estabelecimento de limites e rotinas é fundamental nesta organização, e a dificuldade dos pais neste sentido precisa ser entendida e resolvida. A reorganização da dinâmica familiar, associada ao tratamento psicoterápico infantil bem como a utilização de técnicas de relaxamento e de mudanças de comportamento geram resultados positivos para o estabelecimento de algo tão importante para a criança: o sono que revigora.

FONTE:http://www.jb.com.br/sociedade-aberta/noticias/2014/09/07/aspecto-psicologico-na-insonia-infantil/

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Saiba mais sobre insônia infantil!

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Saiba mais sobre insônia infantil!, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Saiba mais sobre insônia infantil!.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This