formação nutricional - nutricionista - casule

Quando o rótulo não diz a verdade sobre o produto

Atualizado em 01/05/2018
Por Redatora Casule

Quando o rótulo não diz a verdade sobre o produto

Atualizado em 01/05/2018
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Quando o rótulo não diz a verdade sobre o produto

Há algum tempo, gravei um vídeo falando sobre os riscos da suplementação (você pode assistir ao vídeo completo clicando aqui). Além da presença de substâncias não declaradas, o rótulo pode apresentar, para alguns nutrientes, quantidades muito diferentes do que está realmente presente no produto.

Uma pesquisa realizada no Departamento de Química da Universidade Federal de Juiz de Fora analisou amostras de whey protein para verificar a quantidade de manganês e cromo presente nesses produtos e comparou com o que era apresentado no rótulo. Clique aqui para acessar a notícia na íntegra. Os resultados mostraram que as quantidades de manganês estavam de acordo com os rótulos. As quantidades de cromo, porém, estavam acima do que foi descrito nos rótulos dos produtos. Em alguns casos, o uso da suplementação levaria o consumidor a ingerir quantidades muito superiores à recomendação diária, sem contar as outras fontes de cromo que poderiam estar presentes na alimentação habitual.

O cromo desempenha papéis importantes no nosso organismo, principalmente no metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídios. Ao potencializar a ação da insulina, reduz os níveis de triglicerídeos no sangue, aumenta a síntese proteica e diminui os valores de glicemia (açúcar no sangue), podendo ser utilizado como uma estratégia complementar no controle glicêmico de pacientes diabéticos.

terapia-online-casule-banner

Apesar dessas funções essenciais, o consumo excessivo desse nutriente não gera melhores resultados e deve ser evitado. A toxicidade pela ingestão desse mineral é improvável, mas existem relatos na literatura científica de rabdomiólise, condição na qual ocorre uma lesão muscular, liberando proteínas lesivas aos rins, o que pode causar insuficiência renal aguda. Além disso, o cromo pode interferir na absorção de ferro, fato particularmente importante para pessoas com anemia ou com diminuição das concentrações de ferro no organismo.

É importante ressaltar, mais uma vez, que se deve tomar muito cuidado com as suplementações utilizadas. A contaminação e os erros de rotulagem são frequentes e podem prejudicar a obtenção dos resultados pretendidos, sejam eles estéticos ou de saúde. Por isso, é importante que você procure um nutricionista para que ele(a) possa avaliar a real necessidade de utilizar alguma suplementação. Caso essa suplementação seja necessária, ele(a) também saberá por quanto tempo seguir com a suplementação e qual a maneira mais eficaz.

Qualquer dúvida sobre esse assunto, procure um(a) nutricionista. Até a próxima!

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Quando o rótulo não diz a verdade sobre o produto

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Quando o rótulo não diz a verdade sobre o produto, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Quando o rótulo não diz a verdade sobre o produto.

0 comentários

5 sinais clássicos que você se cobra demais

5 sinais clássicos que você se cobra demais

Como lidar com a sensação incômoda de autocobrança excessiva? Como lidar com aquela voz que fica na nossa cabeça falando “você deveria ter feito isso”, “eu deveria dar conta… “você não podia ter feito aquilo”, “você podia ter feito diferente”, “porque eu sou assim?”, dentre outras tantas frases de cobrança que nós mesmos fazemos conosco.
Geração Tik Tok: 3 vícios do momento

Geração Tik Tok: 3 vícios do momento

Uma tela de celular, um vídeo vertical e um minuto da sua vida. Esses três elementos são a essência do Tik Tok, a rede social de vídeos curtos que está viciando os jovens e já mudou os hábitos de consumo de vídeos de milhares de usuários. Você abre às 19h, e quando olha para o relógio novamente, já se passou uma hora.

Entenda o caso: mulher flagrada com mendigo

A notícia do envolvimento de uma mulher com um morador de rua trouxe muita repercussão na mídia. A mulher foi extremamente exposta e o morador de rua infelizmente teve "dias de glória". Mas o que pode explicar esse surto que a mulher teve? Neste vídeo, a Dra. Cristiane Schumann levanta algumas hipóteses e explica o que é transtorno bipolar do humor com sintomas psicóticos, em estado hipomaníaco. Lembrando que o mais importante é que saúde mental da mulher seja reabilitada e as pessoas esqueçam rápido o que aconteceu e a ajude nesse processo de recuperação.
Leia mais

Perigo! Exercícios em excesso

Neste vídeo, a Dra Cristiane Schumann fala sobre vigorexia. Um transtorno onde já uma distorção da imagem corporal e a pessoa tende a se ver menos “forte” do que ela realmente é. Com isto, há uma necessidade constante por musculação, atividade física em busca de um corpo muscularmente perfeito.
Leia mais

A importância de dizer ‘não’

Você é o amigo bonzinho que diz sim pra todo mundo? Muitas pessoas apresentam essa dificuldade de dizer não e isso pode atrapalhar nossa vida de várias maneiras. Nesse vídeo eu vou te mostrar a a importância de dizer não e te ajudar a falar sim pra você mesmo!
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This