formação nutricional - nutricionista - casule

Quando o rótulo não diz a verdade sobre o produto

Atualizado em 01/05/2018
Por Redatora Casule

Quando o rótulo não diz a verdade sobre o produto

Atualizado em 01/05/2018
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Quando o rótulo não diz a verdade sobre o produto

Há algum tempo, gravei um vídeo falando sobre os riscos da suplementação (você pode assistir ao vídeo completo clicando aqui). Além da presença de substâncias não declaradas, o rótulo pode apresentar, para alguns nutrientes, quantidades muito diferentes do que está realmente presente no produto.

Uma pesquisa realizada no Departamento de Química da Universidade Federal de Juiz de Fora analisou amostras de whey protein para verificar a quantidade de manganês e cromo presente nesses produtos e comparou com o que era apresentado no rótulo. Clique aqui para acessar a notícia na íntegra. Os resultados mostraram que as quantidades de manganês estavam de acordo com os rótulos. As quantidades de cromo, porém, estavam acima do que foi descrito nos rótulos dos produtos. Em alguns casos, o uso da suplementação levaria o consumidor a ingerir quantidades muito superiores à recomendação diária, sem contar as outras fontes de cromo que poderiam estar presentes na alimentação habitual.

O cromo desempenha papéis importantes no nosso organismo, principalmente no metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídios. Ao potencializar a ação da insulina, reduz os níveis de triglicerídeos no sangue, aumenta a síntese proteica e diminui os valores de glicemia (açúcar no sangue), podendo ser utilizado como uma estratégia complementar no controle glicêmico de pacientes diabéticos.

terapia-online-casule-banner

Apesar dessas funções essenciais, o consumo excessivo desse nutriente não gera melhores resultados e deve ser evitado. A toxicidade pela ingestão desse mineral é improvável, mas existem relatos na literatura científica de rabdomiólise, condição na qual ocorre uma lesão muscular, liberando proteínas lesivas aos rins, o que pode causar insuficiência renal aguda. Além disso, o cromo pode interferir na absorção de ferro, fato particularmente importante para pessoas com anemia ou com diminuição das concentrações de ferro no organismo.

É importante ressaltar, mais uma vez, que se deve tomar muito cuidado com as suplementações utilizadas. A contaminação e os erros de rotulagem são frequentes e podem prejudicar a obtenção dos resultados pretendidos, sejam eles estéticos ou de saúde. Por isso, é importante que você procure um nutricionista para que ele(a) possa avaliar a real necessidade de utilizar alguma suplementação. Caso essa suplementação seja necessária, ele(a) também saberá por quanto tempo seguir com a suplementação e qual a maneira mais eficaz.

Qualquer dúvida sobre esse assunto, procure um(a) nutricionista. Até a próxima!

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Quando o rótulo não diz a verdade sobre o produto

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Quando o rótulo não diz a verdade sobre o produto, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Quando o rótulo não diz a verdade sobre o produto.

Quando a rede social deixa de ser um prazer e impacta sua saúde emocional

Atualmente, as redes sociais são uma grande forma de interação social, nos conectando a amigos, familiares e pessoas do mundo todo. Auxiliam também na compra e venda de produtos, e contribuem para a disseminação de informações. Mas, mesmo com todas essas vantagens, as redes sociais também podem ser um ambiente bem tóxico.
Leia mais

AVALIAÇÃO PARA CIRURGIA BARIÁTRICA: entenda porque não pode ser realizada em uma única sessão

A avaliação para cirurgia bariátrica é um processo que consiste na utilização de diversas ferramentas para avaliar o paciente e possibilitar a elaboração do laudo. E como todo processo, não é viável ser realizado em uma única sessão, pois uma série de requisitos precisa ser cumprida para zelar pelo cuidado e segurança do paciente, além da fidedignidade do resultado.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This