Você já teve aquele pensamento que veio “do nada” ?

Atualizado em 14/07/2021
Por Rosiany Mendes

Você já teve aquele pensamento que veio “do nada” ?

Atualizado em 14/07/2021
Por Rosiany Mendes
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você já teve aquele pensamento que veio “do nada” ?

Aperte o play para escutar este conteúdo.

Você provavelmente já teve aquele tipo de pensamento que você nem percebe como pensou ou que veio “do nada”.

Parece que estava no “piloto automático” e as vezes até incomodam. As vezes este tipo de pensamento pode trazer sentimentos negativos ou até um mal estar, não é mesmo?

Na terapia cognitivo comportamental os pensamentos que surgem de forma rápida, sem que se tenha controle sobre eles, são chamados de pensamentos automáticos. Estes pensamentos podem ser disfuncionais e causar alguns prejuízos ao seu dia a dia. Fique atenta!

Esta forma de pensamentos muitas vezes trás consigo formas errôneas do processamento de informações e vem repletos de conceitos que já foram estabelecidos mediante as suas crenças.

Geralmente estes pensamentos são invasivos, se apresentam de forma exagerada, podem trazer o sentimento de angústia e são aflitivos. Além disso, quando disfuncionais estes pensamentos “se…”, do tipo “8 ou 80” Podem levar o indivíduo a ter emoções negativas, comportamentos prejudiciais e interpretações equivocadas da realidade.

Exemplos de Pensamentos Automáticos disfuncionais.

“Não deveria ter feito isso. Sempre exagero!”

“Vou comer o que eu quiser, tive um péssimo dia.”

“Nunca vou ser bom nisso!”

“Tenho certeza que vai acontecer algo de ruim hoje.”

terapia-online-casule-banner

“Não preciso estudar. Sempre fui muito bem nas provas.”

“Ninguém gosta de mim.”

Quando estes pensamentos disfuncionais se apresentam, temos a tendência a interpretar as situações e acontecimentos de forma negativa e negativa. Mesmo que o fato tenha consequências neutras ou positivas, elas podem gerar comportamentos mal adaptativos.

Você sabia que nem tudo o que pensamos corresponde a uma realidade?

O que pensamos interpretações, pontos de vistas acerca daquilo que vivemos. Neste sentido, é importante que você saiba identificar este tipo de pensamento errado e refutá-los, questionando sua veracidade e buscando outros pontos de vista ou formas de interpretação sobre aquele dado visto.

Se você percebe que os pensamentos automáticos negativos são um problema que afeta o seu dia a dia, procure uma psicóloga ! O processo psicoterápico pode ajudar você a compreender melhor os seus pensamentos !

Este texto é apenas informativo ! Caso precise de ajuda, procure uma profissional. Cuide de sua saúde mental!

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Você já teve aquele pensamento que veio “do nada” ?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Você já teve aquele pensamento que veio “do nada” ?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Rosiany Mendes, aqui no Blog.
Graduada em Psicologia e em formação em Terapia Cognitivo Comportamental. Realiza atendimento clínico á crianças, adolescentes e adultos. Se interessa pela TCC e pelas temáticas relacionadas ao desenvolvimento infantojuvenil e adulto como um todo, ansiedade, auto imagem, sobretudo as habilidades sociais e ao uso de tecnologias digitais. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Você já teve aquele pensamento que veio “do nada” ?.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meu medo me faz fugir
Meu medo me faz fugir

Meu medo me faz fugir

Evitar se expor a situações que causam medo e ansiedade é algo extremamente normal. Porém, quando a "evitação" e a fuga se tornam um repertório comum para várias situações... é importante ligar o sinal de alerta.

Controlando sua Ansiedade

Ansiedade é uma reação emocional desencadeada pela percepção de uma ameaça – real ou imaginária. Nosso corpo pode responder a esse estado de diversas maneiras e cada uma delas é única e exclusiva de cada pessoa!
Leia mais
Controlando sua Ansiedade

Saiba quais alimentos evitam a acne

Certos hábitos alimentares inadequados quando associados a outros fatores, podem provocar um aumento da oleosidade da pele que desencadeiam processos inflamatórios.
Leia mais
alimentos-que-evitam-a-acne-BLOG

Dicas para uma vida mais leve

Diferente do que muitos acreditam, ter uma vida leve não significa não ter problemas ou adversidades, mas sim, aceitar que vão haver obstáculos no meio do caminho e tentar lidar com eles dá melhor forma possível. Confira algumas dicas para levar uma vida mais leve nesse texto.
Leia mais
dicas para uma vida mais leve

5 dicas para manter uma boa saúde mental

Diante de um cenário cada vez mais competitivo, manter uma boa saúde mental no dia a dia do trabalho não é fácil, o estresse, o esgotamento mental e a pressão psicológica podem trazer várias consequências ruim para sua saúde mental e física. Neste vídeo vamos aprender 5 dicas fáceis de como aliviar o estresse do dia a dia e manter uma boa saúde mental diante da pressão do trabalho.
Leia mais

A ruminação mental é prejudicial?

Na psicologia, chamamos de ruminação o ato de ficar revivendo mentalmente pensamentos negativos de maneira recorrente. Esse comportamento está presente em todos nós, afinal, em alguns momentos precisamos pensar muito sobre um determinado assunto, problema ou situação para resolvê-lo, fazendo com que o ato de ruminar não seja prejudicial. No entanto, em alguns casos ele merece atenção, pois pode se tornar disfuncional, prejudicial e ter prevalência.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This